1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Software para criar RAID

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Kral, 6 de Março de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 3317)

1. Kral

Kral Power Member

Boas!!!

Alguem me sabe indicar um bom software de criação de raid???

2. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

Raid por software não é grande opção. Procura uma controladora com suporte raid ou vê se a tua mobo suporta.
    Se suportar, isso será feito após o POST e antes de carregar o sistema operativo.

3. reise

reise Power Member

Não estou de acordo. Raid por software é mais que suficiente para uma utilização leve e até tem algumas vantagens sobre as de hardware. Eu tenho um raid5 em linux com 4 discos de 500GB e até agora sem problemas.

4. Amazing_Randy

Sim claro, mas partes do pressuposto que a pessoa tem de usar linux. Ah e instalar e configurar uma maquina linux com raid também não vais dizer que é assim para o comum dos mortais, ou vais?

Que seja suficiente, acredito pois também já o usei. Agora se o software pifar...., além de ser tudo cpu based work. E claro, que isso para funcionar em windows (que é onde está inserido este tópico)... bom, tirando virtualizado, não estou a ver.

Última edição: 7 de Março de 2008
  5. Kral

Kral Power Member

que software utilizaste?

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

é assim, para o windows server 2003, e para o windows xp pro, habitualmente consegue-se criar um array usando os dynamic disks, sem grande dificuldade.

Ha é que ter em conta que o windows não pode ficar dentro do array.

é uma opção se não se pretender gastar dinheiro...

mas se for possivel, o ideal nem é comprar uma controladora PCI (que cria um bottleneck desnecessario, e pode resultar numa performance decepcionante).. claro que ha controladoras para PCI-e 4x, mas isso ja é caro, e para a maior parte das pessoas acaba por ser também overkill.
    o ideal é mesmo uma board com raid nativo no southbridge.
    caso isso não seja possivel... fiquem-se pelo software, que para desenrrascar, serve... se os ganhos de performance não forem satisfatorios, convém pensar em investir algum dinheiro numa board e eventuais custos associados, ou simplesmente comprando um disco rigido mais rapido (maior densidade, maior rotação, maior cache, whatever).

Última edição: 7 de Março de 2008
  7. Amazing_Randy

Kral -> Na altura Linux também.
    Hoje em dia uso uma nforce com raid 5 com 3 discos, por acaso também de 500gb cada :D

8. reise

reise Power Member

Instalar e configurar uma maquina com linux e raid é para o comum dos mortais. É mais fácil que fazer um bolo do forno!

Falei em linux porque é o que eu conheço por software e estava a responder à questão de fiabilidade.
    Quanto ao bottleneck por ser cpu based digo-te isto. E2160, 1GB DDR2, IDE250GB boot, 4x500GB Sata RAID5 = throughtput da máquina Windows para o linux +-300MBps, acho que não está mal! :)

Partilhar esta Página