Software para criar RAID

Raid por software não é grande opção. Procura uma controladora com suporte raid ou vê se a tua mobo suporta.
Se suportar, isso será feito após o POST e antes de carregar o sistema operativo.
 
Não estou de acordo. Raid por software é mais que suficiente para uma utilização leve e até tem algumas vantagens sobre as de hardware. Eu tenho um raid5 em linux com 4 discos de 500GB e até agora sem problemas.
 
Sim claro, mas partes do pressuposto que a pessoa tem de usar linux. Ah e instalar e configurar uma maquina linux com raid também não vais dizer que é assim para o comum dos mortais, ou vais?

Que seja suficiente, acredito pois também já o usei. Agora se o software pifar...., além de ser tudo cpu based work. E claro, que isso para funcionar em windows (que é onde está inserido este tópico)... bom, tirando virtualizado, não estou a ver.
 
Última edição:
Sim claro, mas partes do pressuposto que a pessoa tem de usar linux. Ah e instalar e configurar uma maquina linux com raid também não vais dizer que é assim para o comum dos mortais, ou vais?

Que seja suficiente, acredito pois também já o usei. Agora se o software pifar...., além de ser tudo cpu based work. E claro, que isso para funcionar em windows (que é onde está inserido este tópico)... bom, tirando virtualizado, não estou a ver.

que software utilizaste?
 
é assim, para o windows server 2003, e para o windows xp pro, habitualmente consegue-se criar um array usando os dynamic disks, sem grande dificuldade.

Ha é que ter em conta que o windows não pode ficar dentro do array.

é uma opção se não se pretender gastar dinheiro...

mas se for possivel, o ideal nem é comprar uma controladora PCI (que cria um bottleneck desnecessario, e pode resultar numa performance decepcionante).. claro que ha controladoras para PCI-e 4x, mas isso ja é caro, e para a maior parte das pessoas acaba por ser também overkill.
o ideal é mesmo uma board com raid nativo no southbridge.
caso isso não seja possivel... fiquem-se pelo software, que para desenrrascar, serve... se os ganhos de performance não forem satisfatorios, convém pensar em investir algum dinheiro numa board e eventuais custos associados, ou simplesmente comprando um disco rigido mais rapido (maior densidade, maior rotação, maior cache, whatever).
 
Última edição:
Sim claro, mas partes do pressuposto que a pessoa tem de usar linux. Ah e instalar e configurar uma maquina linux com raid também não vais dizer que é assim para o comum dos mortais, ou vais?

Que seja suficiente, acredito pois também já o usei. Agora se o software pifar...., além de ser tudo cpu based work. E claro, que isso para funcionar em windows (que é onde está inserido este tópico)... bom, tirando virtualizado, não estou a ver.

Instalar e configurar uma maquina com linux e raid é para o comum dos mortais. É mais fácil que fazer um bolo do forno!

Falei em linux porque é o que eu conheço por software e estava a responder à questão de fiabilidade.
Quanto ao bottleneck por ser cpu based digo-te isto. E2160, 1GB DDR2, IDE250GB boot, 4x500GB Sata RAID5 = throughtput da máquina Windows para o linux +-300MBps, acho que não está mal! :)
 
Back
Topo