Software para desenhar casas e ver em 3D

foxymophandlema - O que eu quis dizer é que o Maya ou o Cinema4D são programas mais complexos de dominar. Por isso utilizei a citação do Mclaren F1, nao pelas suas qualidades mas pela sua complexidade.

É claro que concordo que o 3ds MAX é um grande programa de mais fácil manuseamento.

Bom trabalho!
 
foxymophandlema - O que eu quis dizer é que o Maya ou o Cinema4D são programas mais complexos de dominar. Por isso utilizei a citação do Mclaren F1, nao pelas suas qualidades mas pela sua complexidade.

É claro que concordo que o 3ds MAX é um grande programa de mais fácil manuseamento.

Bom trabalho!

Acho que estás um pouco trocado! C4D é bem mais intuitivo que MAX eu que o diga, e o foxy que comprove!
 
É perfeitamente comparável, a curva de aprendizagem é que é muito mais ... atribulada :o

Desculpem a ignorância...mas o Blender é comparável ao 3DSmax, maya, C4D e afins em termos de funcionalidades/poder?!:confused: Sendo open-source acho isso improvável mas se me pudessem esclarecer relativamente a isto agradecia.:p

Cumps,
michael c
 
Sketchup - é a minha recomendação para quem parte do zero para um software de desenho a 3D, para uma ou outra "brincadeira".

Reconheço qualidades dos muitos programas aqui referidos, mas para um amador que queira um nível mais avançado, recomendo o Revit e o 3D Studio Max +V Ray.
 
Desculpem a ignorância...mas o Blender é comparável ao 3DSmax, maya, C4D e afins em termos de funcionalidades/poder?!:confused: Sendo open-source acho isso improvável mas se me pudessem esclarecer relativamente a isto agradecia.:p

Cumps,
michael c
Bolas, isso é passar um atestado de estupidez ao software open source! haha

Não sei se o desenvolvimento foi suficiente para competir já lado a lado com os restantes programas comerciais, mas se tal não aconteceu, para lá caminha.
 
Bolas, isso é passar um atestado de estupidez ao software open source! haha

Não sei se o desenvolvimento foi suficiente para competir já lado a lado com os restantes programas comerciais, mas se tal não aconteceu, para lá caminha.

Não foi bem isso que quis dizer.:p O que queria dizer é que sendo open-source e estando por cá à menos tempo que programas comerciais que têm programadores de topo a desenvolver o software, que já tem anos de mercado e maturação, seria improvável estar já ao nível destes.:D Mas se está ou está perto, tanto melhor. Ter boas alternativas não pagas é excelente.;)

Obrigado pelo esclarecimento.

Cumps,
michael c
 
Bolas, isso é passar um atestado de estupidez ao software open source! haha

Não sei se o desenvolvimento foi suficiente para competir já lado a lado com os restantes programas comerciais, mas se tal não aconteceu, para lá caminha.

Não esqueça-mos é que os restantes programas comerciais também não ficam parados no tempo.... coisa que o pessoal tem muita tendencia em pensar...
 
Não esqueça-mos é que os restantes programas comerciais também não ficam parados no tempo.... coisa que o pessoal tem muita tendencia em pensar...
Nem eu estava a sugerir isso. O que estava a sugerir, no entanto, é que a capacidade de desenvolvimento das aplicações open source (e, especialmente, destas aplicações relativamente mediáticas de free software) é potencialmente superior à do software comercial. Mas isso já são conversas para outras bandas :P
 
Não me parece que isso se passe com o Blender. O blender é bom e gratis, mas a ideia que tenho é que em termos de inovação parece-me que o Blender anda um pouco a reboque das aplicações comerciais. As novas features das versões do blender são sempre funções qeu já existem nas aplicações comerciais À que tempos... Nunca vi nenhum "BOOM!" do Blender em termos de inovação como por vezes se vê nos outros, pricipalmente com o XSI ultimamente ( que foi engolido pela Autodesk...).

Muito sinceramente acho o blender fantastico e pelo que sei, as ferramentas UVW são mesmo muito boas. Mas axo também que a hype à volta do Blender é um bocado exagerada. Se o Blender é realmente bom, mostrem, façam-nos mudar para o Blender. É que eu vejo montes de vezes, pessoal a dizer que não faz nada no Maya que não consiga fazer no Blender, ou que a ferramenta sculpt do Blender bata-se com o Zbrush.......... pelo que se lê, a comunidade Blender já tem um numero significativo de users, no entanto, nas zonas normais de exposição de trabalhos, o Blender não existe. Mostrem que o Blender existe, mostrem trabalhos. Todos temos a ganhar com isso, porque se o Blender for realmente bom e se tem capacidade para ultrapassar as aplicações comerciais, então ganhamos porque temosum boa aplicação para trabalhar, e ganhamos porque assim há concorrencia. E acho que a concorrencia nesta area é muito importante.
 
Última edição:
Não me parece que isso se passe com o Blender. O blender é bom e gratis, mas a ideia que tenho é que em termos de inovação parece-me que o Blender anda um pouco a reboque das aplicações comerciais. As novas features das versões do blender são sempre funções qeu já existem nas aplicações comerciais À que tempos... Nunca vi nenhum "BOOM!" do Blender em termos de inovação como por vezes se vê nos outros, pricipalmente com o XSI ultimamente ( que foi engolido pela Autodesk...).

Muito sinceramente acho o blender fantastico e pelo que sei, as ferramentas UVW são mesmo muito boas. Mas axo também que a hype à volta do Blender é um bocado exagerada. Se o Blender é realmente bom, mostrem, façam-nos mudar para o Blender. É que eu vejo montes de vezes, pessoal a dizer que não faz nada no Maya que não consiga fazer no Blender, ou que a ferramenta sculpt do Blender bata-se com o Zbrush.......... pelo que se lê, a comunidade Blender já tem um numero significativo de users, no entanto, nas zonas normais de exposição de trabalhos, o Blender não existe. Mostrem que o Blender existe, mostrem trabalhos. Todos temos a ganhar com isso, porque se o Blender for realmente bom e se tem capacidade para ultrapassar as aplicações comerciais, então ganhamos porque temosum boa aplicação para trabalhar, e ganhamos porque assim há concorrencia. E acho que a concorrencia nesta area é muito importante.
Touché. É um dos problemas que tenho visto no free software, essa tendência (salutar ou não, deixo ao critério de cada um) de seguir as passadas das aplicações comerciais.
 
Michael, dá uma olhadela ao que se pode fazer com o Blender:

http://www.yofrankie.org/

http://www.bigbuckbunny.org/

http://orange.blender.org/

Talvez vás ficar de boca aberta ;)

Ok, realmente já vi que tem power.:p Posto isto, e visto que eu até precisava de aprender uma software 3D para fazer algumas coisas e que o blender por ser free é uma boa hipotese, como posso aprender este software? Onde posso encontrar tutoriais? Será mais complicado que os outros programas? Quais as desvantagens?

Thanks.

Cumps,
michael c
 
Ok, realmente já vi que tem power.:p Posto isto, e visto que eu até precisava de aprender uma software 3D para fazer algumas coisas e que o blender por ser free é uma boa hipotese, como posso aprender este software? Onde posso encontrar tutoriais? Será mais complicado que os outros programas? Quais as desvantagens?

Thanks.

Cumps,
michael c

A maior desvantagem, à partida, será uma menor "comunidade", e consequente falta de apoio para quem quer aprender sozinho. Claro que isto de menor comunidade é relativo, porque grande parte das comunidades assentes em outros programas comerciais, como o 3Ds e o Maya são maioritariamente constituídas por utilizadores piratas dos programas em causa, mas isso é outra conversa ...

Há também uma escassez enorme de tutoriais para coisas mais avançadas, que faz com que não esteja ao alcance de todos, quando se quer avançar mais.

O interface em si é bastante estranho (ou diferente da maioria dos outros programas do género), mas é como tudo, desde que uma pessoa se habitue, é na boa. A curva de aprendizagem, por todos estes factores, é mais demorada.

Tutoriais há por essa internet fora aos pontapés, e tens este resumo no site oficial -- http://www.blender.org/education-help/

Muito sinceramente acho o blender fantastico e pelo que sei, as ferramentas UVW são mesmo muito boas. Mas axo também que a hype à volta do Blender é um bocado exagerada. Se o Blender é realmente bom, mostrem, façam-nos mudar para o Blender. É que eu vejo montes de vezes, pessoal a dizer que não faz nada no Maya que não consiga fazer no Blender, ou que a ferramenta sculpt do Blender bata-se com o Zbrush.......... pelo que se lê, a comunidade Blender já tem um numero significativo de users, no entanto, nas zonas normais de exposição de trabalhos, o Blender não existe. Mostrem que o Blender existe, mostrem trabalhos. Todos temos a ganhar com isso, porque se o Blender for realmente bom e se tem capacidade para ultrapassar as aplicações comerciais, então ganhamos porque temosum boa aplicação para trabalhar, e ganhamos porque assim há concorrencia. E acho que a concorrencia nesta area é muito importante.
Mas porque é que alguém tem que te fazer mudar? Pega no blender e começa a aprender, frequenta uma formação, e por aí fora. Tu é que tens que querer mudar, pelos mais variados factores ... Assim de repente, a parte monetária vem-me à cabeça ...

E não é hype, o blender tem poder, basta verificar os links no meu post acima, o trabalho está mais que mostrado ;), falta é que os utilizadores "hardcore", os verdadeiros profissionais o adaptem, para ser visto com outros olhos, mas isso envolve muita coisa, não se muda de programa da noite para o dia, as pessoas têm que trabalhar ;)
 
Última edição:
Mas porque é que alguém tem que te fazer mudar? Pega no blender e começa a aprender, frequenta uma formação, e por aí fora. Tu é que tens que querer mudar, pelos mais variados factores ... Assim de repente, a parte monetária vem-me à cabeça ...

E não é hype, o blender tem poder, basta verificar os links no meu post acima, o trabalho está mais que mostrado ;), falta é que os utilizadores "hardcore", os verdadeiros profissionais o adaptem, para ser visto com outros olhos, mas isso envolve muita coisa, não se muda de programa da noite para o dia, as pessoas têm que trabalhar ;)

Mas aí é que está... Pessoal mais "hardcore" ou lhes mostram algo de saltar a tampa, ou cagam de alto para o que os rodeia. Isto porque são pessoas que dominam, mas dominam acima de tudo um programa, o qual já conhecem da unha dos pés à ponta dos cabelos, portanto para darem o salto para o "desconhecido" é preciso algo muito forte.
Não esquecer também que quem trabalha em empresas tem outras preocupações, como a interoperabilidade com outros programas e qual o "standard" na sua área.

Isto veio a propósito do Solidworks, mas uma vez um professor meu disse o seguinte, após ser questionado sobre uma porrada de softwares "potencialmente melhores":
"Mostrem-me algo feito nesses programas, que seja notório, mas que eu não consiga fazer no Solidworks. Até lá, é no Solidworks que estou habituado a trabalhar e é seguramente nele que sou mais produtivo."
 
Mas aí é que está... Pessoal mais "hardcore" ou lhes mostram algo de saltar a tampa, ou cagam de alto para o que os rodeia. Isto porque são pessoas que dominam, mas dominam acima de tudo um programa, o qual já conhecem da unha dos pés à ponta dos cabelos, portanto para darem o salto para o "desconhecido" é preciso algo muito forte.
Não esquecer também que quem trabalha em empresas tem outras preocupações, como a interoperabilidade com outros programas e qual o "standard" na sua área.

Isto veio a propósito do Solidworks, mas uma vez um professor meu disse o seguinte, após ser questionado sobre uma porrada de softwares "potencialmente melhores":
"Mostrem-me algo feito nesses programas, que seja notório, mas que eu não consiga fazer no Solidworks. Até lá, é no Solidworks que estou habituado a trabalhar e é seguramente nele que sou mais produtivo."

Claro, as pessoas não mudam assim de programa só porque lhes apetece, já o disse.

Agora só acho que as provas estão mais que dadas com os filmes de animação e com o jogo de vídeo. É a prova de que houve profissionais, verdadeiros monstros da animação a pegar no Blender, e veja-se o que dali saiu. Mas mesmo com provas dadas, não é fácil mudar, não senhor, e quem já está com o pé entro do mercado é que tem obviamente a vantagem.

Eu prefiro pensar no Blender como uma oportunidade fantástica para por exemplo uma empresa, um estúdio novo poupar uns largos milhares de euros em licenças, podendo concentrar os esforços financeiros noutras áreas. São oportunidades que não aparecem todos os dias, em todas as áreas, com esta qualidade.
 
O Rui Marto disse practicamente tudo o que eu ia dizer.

Em relação aos utilizadores hardcore e empresas, duvido muito que os videos e o jogo funcionem como um chamariz para os users hardcore e empresas que usam este tipo de ferramenta. O Blender tem de mostrar mais do que o que hipoteticamente é capaz , para além de mostrar que tem um simulador de relva e pêlo, porqeu os outros também têm e por ventura, muito bom e simples de usar. Tem de haver users normais a mostrar que o Blender é uma opção. Têm de haver users singulares a mostrarem que é possivel animar em blender sem ser preciso meses e uma equipa, é preciso haver trabalho singular e muito! Coisa que não há. Os trabalhos têm prazos super apertados e tudo tem de ser feito em tempo record. Por isso as ferramentas têm de ser 100% de confiança. Há um patamar para a qualidade e esse patamar aumenta com o tempo, com as novas tecnologias, com os novos detalhes do Zbrush, com o hair do Maya ou o ICE do XSI e desse patamar, não se desce custe o que custar. E enquanto as empresas olharem para estes videos e dizerem "we can do faster and better with our applications" o Blender nunca vai ser adoptado mesmo que seja gratis e esteja quase ao nivel dos grandes.

Por isso , digo que o Blender tem de inovar e não andar a reboque de versoes antigas dos programas de topo se quer ter o lugar dele no mercado.
Os profissionais e as empresas têm de ter a certesa que o Blender faz o trabalho tão bom e tão rápido e com a mesma mão de obra de um XSI, um Maya ou um Max. Senão, nada feito.
E neste momento isso é dificil, principalemente quando há pessoal a sair das escolas lá fora a fazerem sosinhos animações muito boas em Maya ou noutro qualquer. Tem de haver uma confiança no Software.

E se o pessoal se queixa do UI, eles que o mudem, criem tutoriais de nivel avançado, façam o software o mais utilizavel possivel. Por que senão nunca vão sair da cepa torta e vão ter sempre e apenas, um grupo de fans como utilizadores.

O que queremos é sempre o melhor e quando se tem duvidas que um software é o melhor, inda por cima é dificil de trabalhar, poucos usam e não ha material didatico quase nenhum...dificilmente se começa com um programa desses.


Tem de haver mais cenas tipo orion tear, se não me estou a enganar no nome, que é uma curta feita cá em portugal, pelo Helio Dias e feita em blender.
 
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O Rui Marto disse practicamente tudo o que eu ia dizer.

Em relação aos utilizadores hardcore e empresas, duvido muito que os videos e o jogo funcionem como um chamariz para os users hardcore e empresas que usam este tipo de ferramenta. O Blender tem de mostrar mais do que o que hipoteticamente é capaz , para além de mostrar que tem um simulador de relva e pêlo, porqeu os outros também têm e por ventura, muito bom e simples de usar. Tem de haver users normais a mostrar que o Blender é uma opção. Têm de haver users singulares a mostrarem que é possivel animar em blender sem ser preciso meses e uma equipa, é preciso haver trabalho singular e muito! Coisa que não há. Os trabalhos têm prazos super apertados e tudo tem de ser feito em tempo record. Por isso as ferramentas têm de ser 100% de confiança. Há um patamar para a qualidade e esse patamar aumenta com o tempo, com as novas tecnologias, com os novos detalhes do Zbrush, com o hair do Maya ou o ICE do XSI e desse patamar, não se desce custe o que custar. E enquanto as empresas olharem para estes videos e dizerem "we can do faster and better with our applications" o Blender nunca vai ser adoptado mesmo que seja gratis e esteja quase ao nivel dos grandes.

Por isso , digo que o Blender tem de inovar e não andar a reboque de versoes antigas dos programas de topo se quer ter o lugar dele no mercado.
Os profissionais e as empresas têm de ter a certesa que o Blender faz o trabalho tão bom e tão rápido e com a mesma mão de obra de um XSI, um Maya ou um Max. Senão, nada feito.
E neste momento isso é dificil, principalemente quando há pessoal a sair das escolas lá fora a fazerem sosinhos animações muito boas em Maya ou noutro qualquer. Tem de haver uma confiança no Software.

E se o pessoal se queixa do UI, eles que o mudem, criem tutoriais de nivel avançado, façam o software o mais utilizavel possivel. Por que senão nunca vão sair da cepa torta e vão ter sempre e apenas, um grupo de fans como utilizadores.

O que queremos é sempre o melhor e quando se tem duvidas que um software é o melhor, inda por cima é dificil de trabalhar, poucos usam e não ha material didatico quase nenhum...dificilmente se começa com um programa desses.


Tem de haver mais cenas tipo orion tear, se não me estou a enganar no nome, que é uma curta feita cá em portugal, pelo Helio Dias e feita em blender.

Isso é tudo muito fácil de dizer (não digo que não tenhas razão, em parte), mas só para quem não tem noção das implicações que tem desenvolver e "comercializar" software livre. Não se pode exigir ao Blender mais do que ele pode oferecer, lembrando sempre que é software livre, desenvolvido por pessoas que não estão a ganhar um centavo pelo tempo que "perdem" com isso.

Querem apoiar o blender, comprem material deles, ajudem a suportar os esforços que estas pessoas fazem, porque falar é muito fácil ;)

Além do mais, o Blender não tem qualquer tipo de "obrigação" de inovar, tem sim (isto do tem é obviamente relativo) que se apresentar como uma solução válida (equivalente) para quem não quer pagar milhares de euros por licenças de software comercial. E isso já o é, e não é só agora ...

O Blender sofre do mesmo mal de quase todo o software livre, que é o facto de não ser adoptado nas escolas, nas faculdades, por causa dos lobbys comerciais ... depois vês toda a gente a falar de maya, 3Ds, etc, mas se fosses investigar essa gente toda ias verificar que quase ninguém tem o software legal ... mas isso são outras conversas.
 
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