Software para gerir arquivos/ficheiros comprimidos

VuDu

Power Member
Bem, como agora estou a experimentar o LXDE e o OpenBox, deparei-me com um impasse ao escolher o melhor Archive manager.
A maioria do pessoal deve de estar habituado a usar o FileRoller no GNOME ou o Karchiver no KDE, mas existem algumas e boas alternativas e para quem usa outro DE torna-se imperativo ter uma alternativa que não traga o DE todo como dependência :p



File Roller (GNOME)
icon.png

Bom programa que se "encaixa" perfeitamente no GNOME, pena estar demasiado preso ao DE (gnome-vfs, lib-gnome, gail, bonobo, etc...).


Karchiver (KDE)
5005_thumb.png

Não sou user do KDE, por isso não posso adiantar grande feedback, mas deve de estar ao nível do File Roller.


Ark (KDE)
48px-Ark-icon.png

Falecido irmão mais velho do Karchiver?


Xarchiver (XFCE)
xarchiver_logo.png

É um dos projectos do XFCE, mas a última versão estável parece pouco "amigável" em comparação com a concorrência. No entanto, a próxima versão (0.5) promete trazer boas novidade, mas já anda a ser desenvolvida há mais de um ano :(
Depende somente do gtk2 :009:


Squeeze (XFCE)
48x48.png

Outro archive manager desenhado para o XFCE que parece continuar o que o Xarchiver começou. Pena depender do thunar e do libxfce4util.


Peazip
peazip-free-archiver-utility.png

Archive manager multi-plataforma (windows e linux) LGPL que ainda não testei...


BlueZip
48BlueZip.png

Outro manager multi-plataforma que não testei, mas que me parece "pobre".



Se faltar algum (que valha a pena fazer referencia) avisem!
O que mais me agradou até agora, pela leveza, foi o Xarchive (recomendado pelo pessoal do LXDE) só é pena o projecto estar em estado "moribundo". :(
 
Última edição:
Bom post! Como costumava trabalhar em ambientes sempre com GNOME instalado usava o file-roller, mas na procura de alternativas para usar em Openbox/FB passei a usar o Xarchiver. Esse Squeeze interessa-me e, como já uso o Thunar de qualquer maneira não tenho problema com as dependências.
 
O Xarchive tem aquela maneira de mostrar os ficheiros que eu abomino:

Código:
ficheiro1
ficheiro2
pasta1\
pasta1\ficheiro1.1
pasta1\pasta1.1\
pasta1\pasta1.1\ficheiro1.1.1
pasta1\pasta1.1\ficheiro1.1.2
pasta2\
Mas que ele é bom e leve.. isso não há duvidas. A versão 0.5 promete... mas:
02/08/07
I added a cool screenshot showing how the new 0.5 will be like with archive navigation and mimetype icons.

31/07/07
After some months the development has started again and archive navigation is finally coded.

15/01/07
Time is going on but the development is proceeding, slowly but it's proceeding. Currently I'm implementing archive navigation. Please check the svn changelog for details about the development.

mas ao menos ainda não baixou os braços!

02/07/08
I'm going to release the best user graphic interface on Linux for handling archivers. Stay tuned!24/06/08The project is NOT dead as it could seem. I'm currently developing an object oriented style (without GObject). The 0.5 will have all the features planned. Check out the progress here.
 
Última edição:
O Xarchive tem aquela maneira de mostrar os ficheiros que eu abomino:

Pior que isso, que confesso ser bastante desagradável, é ter de explicitamente dizer que quero manter as estruturas das directorias, senão o tipo extrai tudo para a pasta que dizemos (sem criar a hierarquia das sub-dirs).

Mas de uma forma geral, estou contente com ele.
 
Vor dar uma vista de olhos na versão svn ;) depois deixo feedback :)
Já criei o PKGBUILD mas não me entendo muito bem com o AUR lool my first PKGBUILD :$

Alguém que teste e deixe algum feedback: http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=16130

Ainda tem um problema que não sei corrigir:
Código:
==> Building and installing package
mkdir: cannot create directory `/var/abs': Permission denied
==> WARNING: Unable to write in /var/abs/local/yaourtbuild/xarchiver-svn directory. Using /tmp directory


Main window:
Screenshot_2008-08-27_00-23-08.png


Extract Window:
Screenshot_2008-08-27_00-23-54.png


Agora só falta integrar no PCManFM com um "extract here" e "extract to ./$filename/" :)
 
Última edição:
Back
Topo