1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Software para gestao de energia do portatil

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por skinnie, 29 de Março de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 2588)

1. skinnie

skinnie Power Member

Undervolt em Ubuntu

Boas pessoal,ha uns meses valentes,quando ainda tinha o 7.10 e ele funcionava direitinho,cheguei a ter undervolting com este tutorial.
    Na altura penso que segui quase a risca (mudando o nome do kernel quando necessario, links que mudaram) este tutorial e tudo funcionou direitinho,agora que não "posso" ter o 7.10 e estou destinado ao 8.04 não funciona,dá me erro no
    cp /lib/modules/$(uname -r)/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/acpi-cpufreq.ko ~/
    diz:
    cp: não é possível executar stat `/lib/modules/2.6.24-12-generic/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/acpi-cpufreq.ko': Ficheiro ou directoria inexistente

Penso que deveria funcionar pois já ha patch para este kernel.
    Testei também ha umas semanas no mint, e ai dava me erro em
    sudo rmmod acpi-cpufreq

Penso que deve haver algo errado ou outdated no tutorial não?Se alguém conseguir dar uma vista de olhos e avaliar, ou tiver um tutorial "melhor" que poste sff :D
    É que se o portatil pode andar a 0.965v não vejo razao para o ter para ai a 1.1 ou 1.3.
    Se alguem que tenha ubuntu 7.10 quiser testar,so tem de corrigir os links no inicio e talvez o nome do kernel.

2. skinnie

skinnie Power Member

3. Reborn28

Reborn28 Power Member

Boas pessoal!

Iniciei me a pouco em linux e estou a usa o Linux Mint 6. instalei este no meu portatil mas agora esta sempre a trabalhar ao maximo, fans no maximo, processador..O que queria era um software que desse para "acalamar" o portatil ate porque devido a idade dele ja sofre de um bocado de sobreaquecimento.
    O meu portatil:
    -P4 3.33
    -1gb ram
    -ATI 9800

Ja efectuei uma pesquisa aqui pelo e encontrei o PowerTop (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=99624) mas nao funcina neste Linux Mint.

Agradeço a vossa ajuda.

cumps

Última edição: 8 de Junho de 2009
  4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Talvez porque o PowerTop não é para esse efeito :) É um software para análise ;)
    Aconselho 1 vista de olhos aqui: [Artigo] Extender Autonomia

5. rui.gui

rui.gui Power Member

Consumo de energia em portáteis

Para quem anda às voltas com a baixa autonomia do Ubuntu em portáteis, aqui vai um bom link que encontrei: http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_reduce_power_consumption
    Sinceramente ainda não consegui reduzir o consumo por aí além...
    Se alguém souber o que realmente faz disparar o consumo de energia, e como o parar, agradeço.

6. omni0ne

omni0ne Power Member

No portátil uso um script para por o cpu na freq mais baixa e aplicar mais alguns comandos para reduzir o consumo, mas nada de mais.

É claro que podes andar a fazer tweak de tudo e mais alguma coisa para cortares mais um ou dois watts no consumo, mas não há milagres, se o teu portátil consome muito, não esperes que haja algum truque para te dar mais umas horas de autonomia.

7. Tuxaddicted

Tuxaddicted Power Member

Verdade... Ja agora, procura uma ferramenta chamada powertop. Desactiva maravilhas como o spin up da drive de CD's, entre outras coisas.Mas o que ajuda mais é mesmo reduzir o brilho do ecra.

EDIT:Ah, e o composite... Se tiveres activo, desactiva e ves o tempo de bateria aumentar...

8. rui.gui

rui.gui Power Member

Por acaso o compiz está ligado... É que isto com o vista dura 2h e tal quase 3, e com linux baixa para 1h30 :S mesmo com o brilho sempre no mínimo. E já desactivei na BIOS o leitor de impressões digitais, o bluetooth, o slot pc card....
    Nem me importo que a bateria dure um bocadito a menos que o windows, mas ao menos que se aproximasse dessa autonomia

9. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Undervolting em Ubuntu 9.04

Boas

Foi com grande vontade que após conseguir colocar a minha placa de rede Wireless externa a funcionar e a detectar correctamente as redes em Ubuntu (apenas troquei do network manager pelo Wicd).
    Agora a trabalhar a 100% com Ubuntu surge-me o problema das temperaturas elevadas quando a foldar ou a executar uma tarefa mais pesada. O computador em questão é um Toshiba L40 com um processador Intel T2330 a 1.6Ghz, em Windows eu usava Undervolting e conseguia temperaturas na ordem dos 75º a foldar, mas agora com apenas o sistema iniciado obtenho estas temperaturas.
    Já tentei fazer undervolting segundo alguns tutoriais que encontrei na Internet, mas até agora sem sucesso, se alguem souber como posso fazer undervoltig, e me pudesse explicar passo por passo, agradecia, pois eu ainda sou muito noob em Ubuntu.

Cumps

10. Tuxaddicted

Tuxaddicted Power Member

A 75ºC tas a matar o CPU, bolas! Pa, se queres mesmo fazer undervolting tens que mexer nas settings do cpufreq. Ele por defeito ta em ondemand, mas como o folding obriga o computador a utilizar a frequencia maxima, tens que trocar a frequencia maxima suportada pelo teu CPU. Descobres isso, salvo erro, com o cpufreq-info. Ele da-te uma serie de frequencias que o CPU suporta, é so trocar para uma com que te sintas confortavel.

Partilhar esta Página