1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Software para repor Imagens.

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por spastikman, 23 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 927)

1. spastikman

spastikman Banido

Boas,

Tenho um amigo que tem uma Lanhouse e como calculam, de semana a semana os computadores deveriam ser formatados. Para facilitar a vida, gostava de criar uma imagem e passar para todas as maquinas (são 20 maquinas iguais).

Visto que para windows não conheço soluções gratuitas, queria enveredar por soluções open source (gratuitas).

Já trabalhei com REMBO, mas infelizmente de a uns anos para cá tornou-se uma solução comercial, logo está fora de questão.

A unica solução que conheço actualmente para linux é a clonezilla. Parece complexa demais para o que é pedido.

Uma coisa que me lembrei entretanto, era a de dividir o disco em 3 partes. 1º para o Sistema, 2º para uma mini distro, 3º para a imagem.
    No fundo a unica coisa que faria ao bootar por linux, era correr um script para executar o dd(disk druid) e fazer copia bit a bit da 3ª partição para a primeira.

Mas isto parece-me ter um grande inconveniente...
    Teoricamente não terão de ter o mesmo tamanho ambas as partições ? é que se assim é então seria um desperdicio de espaço, pois apesar de a imagem ficar no maximo com uns 6 ou 7GB, teria de usar partiçoes com 35GB cada (35, 5, 35 = 80GB-> tamanho dos discos) desperdiçando uns 28GB na partição da imagem.

Esta hipotese tambem esta descartada....

A ideia do clonezilla está muito boa... os clientes fazem boot pela rede (vao buscar as coisas tftp a bulir num servidor de linux que lá está), e copiam tudo... mas o clonezilla está muito confuso.

Alguem tem ideias ?

Confusos ? tambem eu, mas tou com sono. Amanha revejo o que escrevi.

tks :D

2. falco

falco Power Member

system imager é o que tu queres, repõe-te uma uma imagem da instalação completa pela rede em minutos. Precisas é de ter uma máquina que seja o servidor da aplicação.

3. Pretender

Pretender Power Member

Formatar de semana a semana? o_O
    Então porque?

4. falco

falco Power Member

Com GNU/Linux não precisa, basta configurar o sistema como deve de ser. Mas de qualquer forma ter a hipotese de repor imagens rapidamente sem trabalho é sempre bom.

5. Tuaregue

Tuaregue Power Member

ja pensas-te em pôr os users sem direito de administração. é que já vi redes que levam uma vidinha tipo escolas, e que os pc só são formatados no inicio do ano, e durante o ano tudo corre sobre rodas. Se tens os users sem direito de administração, então não sei porque é que tens de formatar os pc's todas as semanas.

6. spastikman

spastikman Banido

yah... já tinha pensado em retirar os privilegios, mas depois todos os dias vou tar a receber chamadas de lá para ir la instalar isto e mais aquilo... mais um programa de chat, mais um cliente de voip, etc etc etc... não se torna viavel.

7. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

ha uma maravilha nesse campo que é o partimage :)

Eu ja usei isso qdo fiz upgrade ao meu disco e funcionou perfeitamente :D

Ja agora o teu amigo podia instalar linux nalgumas makinas... e evitava algumas confusoes.

Partilhar esta Página