O iWork e o Office são muito distintos e com públicos alvo diferentes. Vou esboçar uma pequena overview comparativa dos programas nos dois packages.
Word e Pages
O Pages e o Word são completamente distintos. O Word é muito mais multifacetado, versátil e poderoso para documentos mais típicos (artigos, relatórios, teses, textos, etc).
Esteticamente os documentos do Word deixam algo a desejar em termos comparativos com soluções mais "profissionais" (como o LaTeX) mas ainda assim é um programa de uso imediato para o comum dos mortais processar qualquer tipo de texto.
O Word torna-se algo incómodo e complexo para documentos mais extensos e elaborados e há soluções mais "profissionais" muito melhores que o Word (volto a frisar o LaTeX).
O Pages é um programa limitado. Diria que é sobretudo indicado para pequenas publicações mais viradas para o aspecto gráfico do que propriamente para o texto e neste campo supera qualquer coisa que o Word consiga fazer. Costumo considerá-lo um Adobe InDesign versão Light, ou seja mais vocacionado para tudo o que sejam panfletos, publicidade, guias, brochuras, etc mas sem o poder do InDesign da Adobe. Também tem a sua piada para publicações jornalísticas amadoras, mas é algo limitado.
Tudo o que saia desta esfera como relatórios, artigos e afins por exemplo, tornam-se a meu ver incómodos e disfuncionais no Pages.
Excel
O iWork não tem nada similar ao Excel. Por isso se precisar de folhas de cálculo, o Excel é a única opção viável.
PowerPoint e Keynote
Aqui as coisas invertem-se. O PowerPoint é um programa limitado e ultrapassado. O Keynote é vastamente mais poderoso e produz apresentações graficamente incomparáveis a qualquer coisa que o PowerPoint possa fazer. É uma ferramenta espectacular e tornou-se obrigatória para mim. Há imensos detalhes técnicos que não vou referir aqui mas acho que basta dizer que gosto do efeito de boca aberta das pessoas quando assistem a apresentações em Keynote.