[Software]Redimensionamento de Imagens

JG10

Power Member
Boas pessoal.

Desculpem tar-vos a moer,se calhar ja foi respondido noutro tópico mas não encontrei...

Por exemplo, ontem tirei fotos num evento e pediram-me para as divulgar na net ou num blog. Só q as fotos têm dimensões enormes e muita qualidade, e eu queria redimensionar as imagens, meter uma indicaçãozinha de "direitos de autor" e depois alojar a imagem na net para todos poderem ver.

Ponto 1 -> Que programa usar para fazer tudo uma vez a todas as fotos? É q fazer uma a uma nem daqui a uma semana.

Ponto 2 -> Alojar onde? Picasa?


Ponto 3 -> Percebo pouco de edição e trabalho apenas com o PaintNet :P e usei o Watermark q me aconselharam mas em termos de redimensionamento deixa muito a desejar; emprestaram-me o CS3 mas aquilo é um bocado avançado para mim. Onde encontrar tutoriais?Em português de preferÊncia, sem excluir inglÊs claro..


Obrigado
 
Última edição:
Yep, tenta o lightroom, e podes exportar directamente para o flickr (alojamento de fotos), com um plugin que se arranja por aí nas internets, é só procurar ;)
 
Yep, tenta o lightroom, e podes exportar directamente para o flickr (alojamento de fotos), com um plugin que se arranja por aí nas internets, é só procurar ;)
epah essa nao sabia, vou investigar...

tenho 1 preset de exportacao k faz resize e exporta para uma pasta pre definida. dps abro o flickr uploader, adiciono tags a todas e faco upload. mas verdade seja dita 90% dos casos o upload de um batch falha a meio. e no retry acabo por ficar c/ fotos duplicadas
 
Bem eu não tenho boas experiências com o Lightroom para fazer resize (mais concretamente, downsize) de imagens. Uso-o já há um bom tempo, e certa altura reparei que os TIFFs/JPGs exportados (com resize) pelo mesmo não tinham tanta definição como os RAW originais. De facto, depois de vários testes, chego à conclusão a melhor opção é os ficheiros saírem do Lightroom no tamanho original, e depois então se quiser fazer resize abro-os com o Photoshop (método bicubic sharper), faz toda a diferença. Ainda não experimentei o Lightroom 2, mas pelo que tenho visto na net o problema continua.

Podem ver esta thread no forum da Adobe, onde cheguei a participar. Vendo assim por alto, nota-se menos nitidez nas fotos, e examinando mais a fundo ve-se que é um problema de "halos" que são criados nas imagens. Os RAWs que uso são da Olympus, mas há também pessoal com Nikons a queixar-se. Aconselho por isso a fazerem testes antes para verem qual o melhor método de resize para os vossos ficheiros.


ps - por isto (e muitas outras razões) é que guardo sempre os RAWs :D
 
Olha, nunca tinha reparado nessa discrepância entre o original e a cópia exportada com o lightroom.

Eu exporto directamente para o flickr com o tal plugin, e faço o resize para 1000px (lado maior), tudo automatizado com o lightroom. Meto também logo os títulos, tags e sets para onde quero que vão as fotos e está a andar de mota.

Vou ver isso do resize ao exportar, mas regra geral só faço isso quando exporto para o flickr, de resto mantém-se tudo dentro do lightroom.
 
Eu tenho por hábito fazer sharpen sempre que faço downsize (e no photoshop costumo usar sempre o bicubic sharper). Será que no Lightroom 2 a opção de Sharpening durante a conversão não resolve esse problema?
 
Eu tenho por hábito fazer sharpen sempre que faço downsize (e no photoshop costumo usar sempre o bicubic sharper). Será que no Lightroom 2 a opção de Sharpening durante a conversão não resolve esse problema?

Estás a falar de algo tipo isto?

20081028-rrr1yx926u87kcdu4cajirw6ep.jpg


Vou experimentar com o sharpen, a ver se noto diferença.
 
Olha eu uso o Advanced JPEG Compressor, experimenta vai ver que é um bom programa para o que queres, dá para comprimires várias imagens ao mesmo tempo.
 
Back
Topo