1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Soho Notes v. outros -- merece a pena?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por MacMaria, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1373)

1. MacMaria

MacMaria Power Member

Olá a todos,

Já alguém experimentou o Soho Notes? Estou agora a usar a trial version e gostaria de ter a opinião de outros utilizadores. Pelo que li na web muitos queixam-se da falta de assistência ao programa e uma terrível relação com a firma (Chronos) que o desenvolve.

http://www.chronosnet.com/Products/sohonotes.html

Contudo, outros há que gostam muitissimo do SN e, pela minha experiência de uma semana, fica algumas notas acima do Yojimbo. Fácil de utilizar e inúmeras capacidades... como smart lists, importação de documentos via drop side painel (sem abrir o programa) e um óptimo menubar service que permite procurar documentos (e visualizá-los).

É um pouco mais lento do que eu gostaria, mas no geral gosto dele.

Até ao momento o meu bloco de notas é o DEVONnote que, apesar de muito estável, tem muito menos capacidades, nomeadamente a impossibilidade de importar imagens sem as incluir em *.rtf (o mesmo problema do Yojimbo).

(O DEVONthink Pro, que também tenho, é óptimo, mas não permite a abertura de duas bases de dados ao mesmo tempo. Uma vez que eu tenho uma, dedicada ao meu trabalho, quase sempre aberta, a possibilidade de o utilizar como bloco de notas diário é impossível.)

Que programa utilizam para tirar notas?

Última edição: 30 de Maio de 2007
  2. OldMan

OldMan Power Member

o que eu uso no windows (nao, ainda nao mudei de "casa") e' o notepad... e depois tenho *.txt espalhados por todo o lado (LOL), mas serve!

a mim parece-me que o conceito de notas ja vai demasiado evoluido

3. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Onde tu te vieste meter MJ :D.

Acho que há aqui teremos utilizadores para todos os gostos: yojimbo, circus ponies notebook, DevonThink, Omnioutliner, Scrivener.

Eu para notas profissionais uso uma ferramenta GTD altamente modificada chamada Moleskine :D.

Notas para a tese utilizo o OmniOutliner.

4. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Palm, moleskin e testa vermelha... eu acho que aquele anúncio do "paf!!!! esqueci-me de meter o totoloto" foi tirado da minha vida! ;)

5. rasputine

rasputine ChiefCaster

Omnioutliner e guardanapos... ;)

6. Demiurgo

Tenho de ver se um dia destes meto no meu blog uma review ao meu moleskine quitado :D.

7. Meje

Meje Power Member

Isso é legal?:004:

8. Meje

Meje Power Member

Depois de ler isto decidi pela primeira vez mexer no OmniOutliner e a minha primeira impressão é excelente. Também estou a utilizar para organizar os capítulos da minhas tese, colocar notas e datas de planeamento. Dá para escrever também como processador de texto, quando se anda a esboçar texto? Em vez de fazer "attachments" de ficheiros de word por exemplo? Associando o texto a listas de conteúdos (a uma linha de uma lista - um subcapitulo - associar uma espécie de "nota gigante"), mas não sobre a forma de notas?

É engraçado ter criado uma pasta nas aplicações chamada "strange stuff", que no inicio estava cheia de aplicações que eu desconhecia e julgava inúteis e que cada vez mais essa pasta se esvazia!

9. ajax

ajax Banido

Usem mas é o Textmate e o Latex para redigirem as vossas Teses. :D Não precisam de mais nada seja para tirar notas, redigir o documento, etc, etc.

10. Meje

Meje Power Member

Estás familiarizado com o omniOutliner? Na tua opinião o software que indicaste substitui as funcionalidades deste?

11. MacMaria

MacMaria Power Member

Na realidade ando mais à caça de uma aplicação que guarde as notas (webpages, imagens, links, etc.) de forma rápida e as organize facilmente. O Soho Notes é, após mais umas experiências, um pouco lento de mais para o meu gosto. Agora ando a tentar o KIT, que me parece bastante sólido.

Quanto à escrita de teses (coisa que ando a fazer de momento quando não me perco pelo meu blog ou pelos blogs dos outros) uso essencialmente o Scrivener (fabuloso para trabalhar texto) e o Mellel (para o editar em formato final). De quando em quando uso o OmniOutliner, mas apenas quando ando a compilar dados de bibliografia em papel.

12. bsod

bsod Power Member

O OmniOutliner é muito jeitoso. Uso-o para planificar qualquer texto de grande envergadura, ou para organizar apontamentos...

Aliás, vem uma versão "lite" bundled com cada Mac.
    Uma coisa que eu descobri no outro dia é que o Word (sim, aquele processador de texto da Microsoft) tem uma função semelhante, na versão Mac! Ora experimentem usar o Notebook view. Podem fazer praticamente tudo o que o OmniOutliner faz :P

13. Demiurgo

bsod,

O word tem funções de outline há séculos...o que não quer dizer que substituam o OO, especialmente tendo em conta que a versão corrente do Word ainda não é uma aplicação universal.

14. abc

abc [email protected] Member

Latex for ever... Não conheço o Textmate. Isso vale a pena? Eu faço um uso pouco saudável dos stickies, do textedit e ainda de um programazito chamado smultron.

15. OldMan

OldMan Power Member

Lembrei-me de procurar um notepad com mais algumas funcionalidades que o do Win mas não muito complexo.

Encontrei este Mac Notepad que ($19.95) satisfaz bem as minhas necessidades.
    Já alguém usou?

Download

Edit: encontrei também este xPad que parece ser bom mas demasiado complexo para o que pretendo, fica aí para quem preferir, é free.

Última edição: 22 de Agosto de 2007
  16. RaaR

RaaR Power Member

O Mac Notepad custa $19.95. Página da loja aqui.

17. OldMan

OldMan Power Member

É pena... obrigado pela info.

Alguém quer sugerir um programa do género desse que pus em cima e que seja free?
    Um editor de texto que tenha pelo menos formatação de texto (bold,underline,italic,links,tamanho) já me chega.

Última edição: 22 de Agosto de 2007
  18. Watermelon

Watermelon Power Member

Para esse uso, o VoodooPad Lite é excelente ;)

19. OldMan

OldMan Power Member

Parece-me bem, obrigado!

20. Demiurgo

Outro porreiro que encontrei nos últimos dias é o Notae da Code Poetry, que tem muito boa pinta.

Ainda não o experimentei pois o OO dá para o que faço.

Partilhar esta Página