1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Solaris 10 - opiniões

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Xpirit, 17 de Novembro de 2004. (Respostas: 35; Visualizações: 4007)

1. Xpirit

Xpirit Banido

A Sun vai lançar brevemente o Solaris 10 desta vez sem custos para qualquer das plataformas. Corre em sparcs, x86 AMD64 e EMT64.
    Diz-se que a versão para Opterons vem bem optimizada tornando-o muito possívelmente o melhor sistema operativo para a plataforma AMD64.

Vão experimentar?

http://www.sun.com/nc/04q4/

2. timber

timber Zwame Advisor

Eu vou experimentar. Tenho grande curiosidade
    O pessoal que conheço que utiliza isso, usa o Soalris como base para aplicações criticas a correr 24/7. Provavelmente havera poucas coisas mais criticas a correr neste pais.

3. Tafinho

Tafinho Power Member

Epá, conheço o Solaris 8 para sparc e a manutenção daquilo é "chato comá putassa".

Os patches da Sun metade das vezes deixam serviços inteiros em baixo...

4. timber

timber Zwame Advisor

Epá como sabes não sei, não é a minha área mas ultima vez que falei com um deles tavam satisfeitos. Vou experimentar o Solaris so na brincadeira para me entreter. Os meus conhecimentos de teoria de SO resumem-se ao conteudo dum determinado livro verde e amarelo que es capaz de conhecer.

Mas na nossa area se der muito trabalho nao faz mal. E preciso e que funcione.

Mas se aquilo funcionasse mal notavas logo ;)

5. Xogun

Xogun I fold therefore I AM

qual será a compatibilidade deste OS perante programas Windows based? Nenhum certo?

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Me me percebeste...
    Aquilo funciona SEMPRE... Depois de se instalar.
    Fica anos e anos a apanhar pó sem dar problemas.
    Quando a SUN decide mandar um patch para fechar um buraco, mandamos as mãos à cabeça. Telf rápido para a SUN.
    Depois de resolvido fica mais 2 ou 3 anos sem dar probs.

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Como é que está a questão dos drivers para a versão x86?
    Há acesso aos patches na versão que não se paga, ou é preciso ir para a "Solaris with Subscription"?
    Quando é que vai passar a ser open source (eles tinham prometido)?

8. Xpirit

Xpirit Banido

Uso uma máquina Sun com Solaris 9 e aquilo é rock-solid.
    O problema dos patches é como o Tafinho diz. Por vezes a coisa dá asneira da grossa mas nada que não se resolva. Bem pior é o windows 2003. Há problemas que não se resolvem porque ninguém sabe muito bem por onde começar. ahah

O Solaris é poderoso. A máquina com Solaris mama 30 users na boa enquanto as Linuxers começam a fraquejar na dezena. Os valores não são precisos, é só para dar uma ideia.

Bom, mas a questão é esta. Muitos de nós usam Linux para trabalhar e não só. Quase todos também tem uma partiçãozita com o windows para correr aquele programa que ainda não existe em Linux ou para *jogar*. Esta, para mim, é intocável. :D

A dúvida que fica é: Será que o Solaris vai roubar *clientes* ao Linux?
    Será que vou substituir os meus Linux (Gentoo e Suse) por Solaris?
    Se o Solaris for compatível e correr todos os programas que uso em Linux, porque não?

A grande desvantagem é não ser open-source. A grande vantagem é usar o SO mais seguro, robusto, optimizado, etc. Mas será?

Pergunta: Se a Apple lançasse o Mac OS X para x86 e à borla quantos de nós não mandaria o Linux às urtigas? Até que ponto é forte o open-source?

O futuro é incerto.

PS. Para já pode dizer-se que a nova Sun Fire da SUN e o futuro Solaris 10 deram cá um empurrão à AMD que não passa despercebido.

9. Xpirit

Xpirit Banido

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

11. urban

urban Power Member

Cá na minha faculdade há 2 servidores (1 de médio e 1 de grande porte) com Solaris, e já tinha reparado que o que o Xpirit disse era verdade. Os servers levam com mais users em simultâneo que eu sei lá, sem perdas de desempenho. Mas eu sempre pensei que esse tipo de performance se devesse mais a hardware do que ao Solaris. Eu sei que o SO é muito importante, mas... A Sun tem umas quantas cenas no hardware (nomeadamente na arquitectura dos UltraSparcs) que faz com que tenham performances muito interessantes.

Xpirit, tens a certeza que neste caso o prob é Solaris vs Linux e não Intel vs Sparc vs AMD?

12. timber

timber Zwame Advisor

É uma pergunta muito interessante... Mas depois do que ia viver a Apple? Será que com o OS X x86 de borla alguém (em número significativo) ia pagar pelas máquinas da Apple? O próprio Windows também podia ter qq coisa a temer.

13. ptzs

ptzs Power Member

Não sei se é mais rápido/eficiente, mas o durar 2/3 anos sem mexer é verdade, isso eu vi com os meus próprios olhos.

Aliás um gajo nem deve mexer naquilo a não ser em extrema necessidade, a partir do momento em que se decide mexer no sistema convem ir preparando a parede para dar umas cabeçadas!

14. ctr

ctr Power Member

Se for licença free, desenvolvimento, teste ou educacional n pagas nada, tal como nas versões anteriores do Solaris, e tens sempre acesso aos patches, free, sempre foi assim.

Já estou a sacar para experimentar nas 2 máquinas q aqui tenho. O XFS é que pareçe ser um volume manager muito bom, vamos ver se não vai dár dores de cabeça a umas grandes empresas que vendem este tipo de produto, mas isso vai depender das funcionalidades, os outros já estão nesta área à muito ...

Cmps.

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Excepto quando esses users começam a puxar do I/O... Aquilo pára...

16. ctr

ctr Power Member

Claro q depende tudo da carga que os users estão a fazer na máquina, users ou aplicações, mas segundo a minha experiencia (n sei se é do SO ou da arquitectura sparc) as máquinas Sun Sparc mexem-se melhor que outros unix, AIX, TRU64, HPUX, etc ; isto com máquinas de capacidade de hardware semelhante, os outros pareçem "mais pesados", verdade que a Sun fala do Solaris como sendo um SO simples, terra a terra, onde o admin tem de ir à unha para fazer a administração, por um lado talvez se ganhe mas tb dá 1 pouco mais de trabalho em relação a outros.

Cmps.

17. Xpirit

Xpirit Banido

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Um teaser para quem quizer experimentar:

Opinião não tenho. Instalei só. Depois vejo com mais calma.

19. timber

timber Zwame Advisor

em aspecto faz lembrar (vagamente) o KDE

que estas a achar disso? Notas falta de algum programa que te seja mesmo essencial

20. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se não me engano é o Gnome 2.0.

Quanto a software, não posso falar muito. Alem de ter visto pouca coisa, instalei isto no Vmware e o suporte para o Solaris 10 é muito experimental.
    Tive varios problemas pelo meio da instalação, andei a fazer "Skip" metade do tempo, ecrã a 4 cores, erros do Vmware com o dvd-rom, etc.

Julgo que o que está instalado é apenas o mais basico a nivel de desktop. Mozilla, StarOffice, Gaim, pdf viewer, uns joguitos, media player e não muito mais.

A performance no Vmware é bastante boa, mesmo sem o Vmware tools.

Provavelmente se quizer ver isto melhor vou ter que instalar isto fisicamente no computador.

Partilhar esta Página