Solaris 10 - opiniões

ahah é o gnome. não podia andar mais longe. quando usava e uso e Linux costumo usar o KDE por isso nao tenho na pratica familiaridade com o Gnome

Se isso usa o Gnome e os outros programas nao fica na pratica como uma especie dum Linux em que o kernel e o Solaris (ok isto e talvez uma comparaçao grosseira e que nao esta correcta tecnicamente mas acho que se percebe a ideia)
 
na univ cheguei a usar muito pouco uma versao qquer do solaris, client side, e até gostava daquilo :)

Mais uma boa coisa para puxar pelo A64 de alguns provavelmente :)
 
na minha univ tenho maquinas a correr Solaris (thin clients) Mac OSX e Windows XP

os terminais de Solaris são sem duvida os mais rápidos e fiaveis para além de terem o ambiente mais familiar para mim que estou habituado a Linux/BSD

os Mac são simplesmente muito lentos, tem bastante downtime por causa de problemas com a autentificação para além de não gostar muito do interface do OSX

Windows XP ... para dizer a verade nunca usei nenhum na univ (apenas o w2k pra o Xilinx :puke: ) ... do mesmo modo que já não uso em casa (tenho apenas o w2k para uns updates de firmware aqui numa partição minuscula :P )


No Arch Linux em casa utilizo em excluzivo o XFS (da mesma Sun) e até agora é o melhor fs que já uzei, muito rapido principalmente em multitasking. Consigo mover fixeiros e ler videos/mp3 sem o som se atrapalhar nem ver os filmes em slides

Até agora só tenho coisas boas a dizer da Sun, mas acho que não vou mudar para o Solaris simplesmente porque o Kernel 2.6 do Linux não me dá problemas e tenho uma optima distribuição que me mantem actualizado com todo o software novo que vai saindo. Manter actualizado a nivel de novidades de software no Solaris não é tão facil de certeza como um "pacman -Suy"
 
Lá na faculdade, tb tenho trabalhado em Solaris. Temos ido trabalhar para um lab com thin clients ligados a um Server (são terminais, para quem não sabe). E nem desgosto ... Para programar em C, não ah melhor... LCD's de 18" e tal :P

Da para por varios buffers lado a lado no Emacs ... por tt ... :P

Btw, lá podemos usar varios desktop environments ... o nosso prefirido do grupo é Fluxbox por ser bastante leve :P
 
LCD's de 18" nos terminais... Isso está uma fartura

Aaahhh mas a mim quem me tira o brilho verde dos DEC VT100 tira tudo. Ou não.

Mas assim é que é sempre a evoluir
 
Madril, o que tens na tua faculdade (IST presumo) é o mm que eu tenho na minha (IST-Taguspark).
A cena daquilo é que se tiveres os terminais todos ligados, aquilo começa-se a arrastar.
Na altura em que fiz PO, tiveram de fechar as suns que estão abertas ao pessoal, pq aquilo já estava lento o suficiente, no entanto penso ser mais uma questão relacionada com o sistema de ficheiros distr. ue eles usam (AFS).
Pah, quanto ao solaris ... adoro o sistema operativo, mas o último que experimentei em x86 tinha tal perda de rendimento que lhe mudei o nome para slowlaris.
Espero que esta versão seja melhor ... se bem que inda n desisti de ter uma sun em casa para fazer de gw ... só mm para a pausa :D

Cumps
 
Pois, tá mta pica trabalhar em frente áqueles monitores.
O prob é quando as suns penduram :(
De qualquer maneira solaris rocks, apesar de continuar a gostar mais do linux
 
Compra mas é um kit sapo para playstation e nunca mais te chateies com isso

Não vale a pena. O teu tempo e a tua paciencia valem bem mais que isso
 
Greven, sinceramente n sei, mas deve ter bom suporte também.
Se o teu modem for um speedtouch, quase que aposto que vai funcionar na boa.
Mas considera aquilo que o timber disse .. juntar uns cobres e comprar o kit ps2 do sapo, para ficares com o modem ehternet.

Cumps
 
timber disse:
Compra mas é um kit sapo para playstation e nunca mais te chateies com isso

Não vale a pena. O teu tempo e a tua paciencia valem bem mais que isso

Eu sei friend timber, só ainda não o fiz, porque queria ver se comprava antes um router wireless para o portátil também! ;)
 
Li hoje que a Sun decidiu "dar" o Solaris 10, ou seja, ninguém paga para fazer o download e experimentar...
Será desta que vai ter mais utilizadores?!!
 
Tb, quem é que usa Solaris em X86 ???? :-D (falando de empresas é claro)

Como disse anteriormente sempre foi free, embora tenham decidido cortar o acesso ao SunSolve ao ppl que não tem nenhum contracto de manutenção, hardware ou software, enfim ...
N vejo grande razão para n ser free e acessivel a qq um, nas empresas pagas sempre a assitência e manutenção em casa quem é que quer ter Solaris sem ser para brincar um pouco ou ter mesmo um servidor fiável sem ganhar nada (monetariamente) com isso é claro, a Sun só tem a ganhar assim sendo, torna o OS mais conhecido, se ganhar se alguem responsável por um projecto onde tenha que decidir se vai para o SO x ou y se já conhecer o Solaris é um ponto a mais para este.
Já tenho aqui a funcionar (em sparc) e pareçe-me muito bom, a máquina tb ajuda. Só não gostei de terem feito a mesma treta que fizeram no linux, o inetd acabou e agora é o smf que funciona com um repositório, tá 1 pouco mais complicado e é necessário dár algumas marteladas para algumas aplicações funcionarem, até para instalar o Oracle 10g teve que levar um mod.

Cmps.
 
Back
Topo