Soldar micro de capsula

4dok

Power Member
Ora, eu adquiri este micro para completar um projecto.

11012008278th0.jpg


no esquema k eu tenho pede para se ligar o positivo (+) à massa. qual deles é o positivo????

esta foto nao se nota muito bem, amanha ponho outra...

cumps.
 
Boas, por vezes alguns microfones têm um sinal + e -, pelos vistos esse não tem. Tenta ver se algum terminal está ligado à cápsula metálica por uma fina linha, se sim, então esse é o terminal negativo (-).
Se não conseguires identificar coloca uma foto com maior zoom.
 
com um multimetro ves isso...

E como é que vês isso com um multímetro? Medes o quê?

Receio que não seja assim tão simples, mas isso é só a minha opinião.
A polarização do microfone, se requerida, pode ser definida apenas pelo circuito onde depois é inserido. Há vários tipos de microfone e começava por ser importante saber que tipo de microfone tens. Piezoeléctrico, capacitivo... De qualquer forma a haver polarização obrigatória o microfone devia ter qualquer espécie de inscrição ou marca junto de um dos terminais, nem que fosse um tracito a indicar provavelmente o negativo. Sem marca algum, e sem mais qualquer informação, vais mesmo ter que fazer a experiência no circuito e o que pode acontecer provavelmente é obteres com o microfone ligado num sentido, um som com muito má qualidade, e a ser assim é natural que esteja ligado invertido. Se tudo estiver dentro do esperado, então não mexas mais. :D
Tem cuidado ao soldar isso porque o calor excessivo pode danificar permanentemente o microfone.

Mas como digo, se soubesses a referência do microfone era o ideal, pois podia ser que se descobrisse um datasheet e aí ficaria em princípio tudo esclarecido.

O pior que te pode acontecer é teres que comprar outro microfone sobre o qual tenhas informação prévia para depois não ficares ás cegas. :rolleyes:


Abraço

PS:

Tenta ver se algum terminal está ligado à cápsula metálica por uma fina linha, se sim, então esse é o terminal negativo (-).

Esta é uma verificação que se pode fazer de facto com um multímetro. Em modo de continuidade (ou medindo a resistência), podes ver se á ligação elétrica entre um dos terminais e a cápsula externa (no caso de medires a resistência ela deve ser apresentada como zero ou perto disso). Mas claro... isso só é válido se o terminal negativo estiver ligado á cápsula, caso contrário ficas na mesma.
 
Última edição:
Back
Topo