Solid-state Fan That Puts Traditional Coolers to Shame

VuDu

Power Member
Link: DailyTech

microfan1_f.jpg


The resulting fan is the most powerful and energy efficient fan of its size and moves more air than fans that are 35 times its size. The RSD5 solid-state fan is described by Singhal as, “One of the most significant advancements in electronics cooling since heat pipes. It could change the cooling paradigm for mobile electronics.”

Video

:003:
 
Now that's quality :cool:

Se os gajos sempre cumprirem o prazo que anunciaram (ter no mercado produtos com a tecnologia aplicada já em 09), vejo um futuro risonho para quem quer portáteis mais finos.

Não vi foi referência ao consumo energético. Alguém tem info sobre isso?
 
Também não... espero que não seja por aí que a porca torça o rabo :(
Bem, eles afirmam que é o mecanismo de arrefecimento com uma melhor relação consumo de energia-movimento de ar, por isso não espero surpresas nesse sentido.. :S Estava mais à espera de boas noticias ;)
 
Não só devemos melhorar os sistemas de arrefecimento, como reduzir fortemente o consumo/aquecimento. Preferia ver integrados com redução de calor nula ou quase, sem necessitar de cooling.

O meu receio destes sistemas de arrefecimento ultra HI-TECH, é dar motivo para a escalada de consumo do hardware actual :(

Alem disso, vamos ver o preço desta coisa.

É claro que isso promete revolucionar, pelo facto de substituir as ventoinhas, na qual permite poupar imenso espaço e talvez menos barulho :P
 
Não só devemos melhorar os sistemas de arrefecimento, como reduzir fortemente o consumo/aquecimento. Preferia ver integrados com redução de calor nula ou quase, sem necessitar de cooling.

O meu receio destes sistemas de arrefecimento ultra HI-TECH, é dar motivo para a escalada de consumo do hardware actual :(

Alem disso, vamos ver o preço desta coisa.

É claro que isso promete revolucionar, pelo facto de substituir as ventoinhas, na qual permite poupar imenso espaço e talvez menos barulho :P
Em princípio, concordo plenamente. Em termos práticos, alguma ideia de como fazer isso? A grande bandeira que tenho visto é a da redução do tamanho do processo de fabrico, mas para além disso, nada.
 
O silício, como componente para integrados está a chegar ao seu limite...

Mas a anos que se fala em N alternativas e nada. holografia, diamantes,...
 
O silício, como componente para integrados está a chegar ao seu limite...

Mas a anos que se fala em N alternativas e nada. holografia, diamantes,...

As coisas não mudam da noite para o dia (e custam -muito- dinheiro).
A transição de layers bi-dimensionais para "stacks" 3D, de silício e fios de cobre para nanotubos de carbono ou interligações ópticas será sempre lenta, mas efectuada a um ritmo relativamente previsível.

Quando se atingiu a "parede térmica" no Pentium 4 "Prescott" também se pensou no pior, e afinal...
 
Isto vai significar alguma coisa para os telemóveis? Com redução dos processos de fábrico podemos chegar a verdadeiras máquinas de processamento num telemóvel se tivermos como os arrefecer. Pode é ser incómodo andar com um ventilador nas mãos... Agora como já disseram, demora é sempre tempo.
 
Isto vai significar alguma coisa para os telemóveis? Com redução dos processos de fábrico podemos chegar a verdadeiras máquinas de processamento num telemóvel se tivermos como os arrefecer. Pode é ser incómodo andar com um ventilador nas mãos... Agora como já disseram, demora é sempre tempo.

Em telemóveis e ainda mais critico, porque maior output de calor = menos bateria :P
 
Eu acho que deve de ser tão ou mais silenciosa do que as fans "silenciosas" actuais do mercado.
Basta ver os varios pedaços do vídeo em que aparece essa fan para perceber que o nível de ruido não muda com a fan a trabalhar ou desligada. A única situação em que isso acontece (a altura em que se vê um fumo branco a assinalar a deslocação do ar) é bem estranha porque o ruido aumenta alguns instantes antes do ar começar a deslocar-se o que pode indicar que a fonte do ruido é externa à fan.
 
fiquei maluco.. como é que uma cena daquelas consegue fazer vento sem nada a trabalhar?
how:eek::eek:

nada trabalhar, salvo seja. :p

se vies o video, eles explicam como aquilo funciona.
O ar é ionizado, e depois de ionizado, podes jogar com polaridades para o movimentar.
mas isto precisa de energia electrica na mesma.
Também me parece que isto é mais ou menos escalavel, se se aplicar mais energia, também se poderá obter maior fluxo de ar.
Pena que o problema do pó se mantenha, mas nada é perfeito :D

Ja agora, souto, obrigado pelo link - ainda n tinha conseguido ver o video do 1º post.

Anyway, isto é uma invenção do caraças, espero que não chegue ao mercado muito caro, e que possa contribuir para muitos PCs a 0db nos proximos tempos, com a chegada dos SSD.
 
nada trabalhar, salvo seja. :p

se vies o video, eles explicam como aquilo funciona.
O ar é ionizado, e depois de ionizado, podes jogar com polaridades para o movimentar.
mas isto precisa de energia electrica na mesma.
Também me parece que isto é mais ou menos escalavel, se se aplicar mais energia, também se poderá obter maior fluxo de ar.
Pena que o problema do pó se mantenha, mas nada é perfeito :D

Ja agora, souto, obrigado pelo link - ainda n tinha conseguido ver o video do 1º post.

Anyway, isto é uma invenção do caraças, espero que não chegue ao mercado muito caro, e que possa contribuir para muitos PCs a 0db nos proximos tempos, com a chegada dos SSD.
Ya, um PC "solid state" :D

Solid State Disks e com Solid State Fans :D

Se funcionar bem e escalar em área (80 x 80 mm, 120x120mm), aumentando o fluxo na mesma proporção e mantento a reduzida espessura 8|

E alem disso, elimina o problema do "dead spot" provocado pelo motor das ventoinhas clássicas e optimiza o arrefecimento (afinal tens um quadrado de 80x80 mm e não um circulo de 80 mm dia metro, mas dentro de um quadrado)
 
Back
Topo