SOLIGOR 12/20/36 mm para Fotos MACRO?

SecurityRed

Power Member
Caros amigos,

Receio ter gasto dinheiro desnecessário, e isso deixa-me transtornado.
Agradeço a quem me poderá esclarecer a minha dúvida e desconhecimento, tenho o seguinte equipamento:

Câmara;
Nikon D80

Lente;
Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG5
Sigma 18-50mm 1:2.8 EX DC Macro

E mais antiga a;

Lente;
Nikkor AF35-70mm 1:3:3-4.5

Adquiri agora um Tubo Extensivo SOLIGOR 12/20/36 mm, este com objectivo de tirar fotos a insectos em modo Macro, fotos estas do tipo em que se vê bem as definições do insecto, exemplo;

2374448195193210fedfoashg0.jpg


Pergunto, além de experiencia falta-me alguma lente? Qual!
 
Acho que seria melhor esclareceres a tua questao.
Estas a dizer que gastas-te dinheiro desnecessariamente, isso implica que saibas o que tens e quais as tua reais necessidades. Se assim e explica quais sao elas e talvez possamos ajudar.
 
Caros amigos,

Receio ter gasto dinheiro desnecessário, e isso deixa-me transtornado.
Agradeço a quem me poderá esclarecer a minha dúvida e desconhecimento, tenho o seguinte equipamento:

Câmara;
Nikon D80

Lente;
Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG5
Sigma 18-50mm 1:2.8 EX DC Macro

E mais antiga a;

Lente;
Nikkor AF35-70mm 1:3:3-4.5

Adquiri agora um Tubo Extensivo SOLIGOR 12/20/36 mm, este com objectivo de tirar fotos a insectos em modo Macro, fotos estas do tipo em que se vê bem as definições do insecto, exemplo;

2374448195193210fedfoashg0.jpg


Pergunto, além de experiencia falta-me alguma lente? Qual!

Normalmente os tubos de extensão para macros usam-se com primes devido à melhor qualidade optica, se os tubos permitirem manter o metering/AF.. a melhor opção será a 50mm 1.8 com 50mm de tubos, com a 50mm ficas com macro 1:1, se tiveres mais mm tubos que a focal a macro passa a ser superior a 1:1. Se não tiveres metering/AF nos tubos podes usar uma lente mais antiga e mais barata... Em qualquer dos casos vais ter que fotografar em cima do motivo.

Se queres fotografar bicharada o ideal é uma lente que te permita fazer o macro 1:1 com alguma distancia do motivo, ai quanto maior a distancia focal, mais longe consegues trabalhar.

Minimo será uma lente dedicada para macro(que também é optima para retratos tipo tamron 90mm 2.8, sigma 105 2.8 ou uma 100mm. Resumindo os tubos não são a melhor opção a não ser que queiras fotografar bichos pouco assustadiços ou que se mexam pouco.
 
Ok, edumad

Coloquei a minha duvida aqui neste site, num dos posts e que me aconselharam. O problema é que instalei o Tubo Extensivo na Câmara e muito sinceramente com a lente Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG5 não consigo mais que isto:

dsc0010assmartobject1jw3.jpg
dsc0009assmartobject1ve1.jpg
dsc0008assmartobject1we2.jpg


Não sei se me fiz entender, o que +e certo é que esta muito longe do pretendido!
 
Queres macro 1:1 a sério, mesmo a serio, aconselho uma distancia focal fixa, para resolveres o problema, uma Sigma 105, tamron 90 ou Nikon 105, em manual terás tb hipoteses nas lentes Kiron, que possuem tb outros nomes..

Nada melhor que isso ;)
 
Antes de entrares no macro mesmo a serio, aconselho-te a continuares a brincar com o que tens.
A 70-200m tem uma focagem minima a 1m, mas a tua 18-50 deve ter um valor bem menor. Tenta usar os tubos nessa lente e ve o que consegues.

Se bicharada e o objectivo, eventualmente teras de ou arranjar mas tubos ou uma macro nas focais ja indicadas.
 
De referir que convém ter uma lente com anel de abertura para estas brincadeiras, senão só com tubos de extensão caríssimos que custam quase tanto como uma lente.

Tenho uns do género, mas só os uso com a Tamron 90mm, para conseguir mais que o 1:1 (consigo 2:1 com os tubos todos).
 
instalei o Tubo Extensivo na Câmara e muito sinceramente com a lente Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG5 não consigo mais que isto:

Para começar, quanto maior for a distancia focal da lente, menos é o efeito de ampliação resultante dos tubos de extensão. Tenta fazer o que te recomendaram: usar a 18-50 combinada com os tubos de extensão em vez da 70-200.
 
Esses tubos em lentes modernas para nikon são uma treta... A lente vai estar sempre na abertura mínima.. Ou têm um flash super potente, ou as fotos vão ficar todas pretas.. Além disso quase de certeza que vão precisar de usar ISO's altos e a difracção vai notar-me MUITO, pelo que o detalhe será miserável..

Muito sinceramente acho que vale mais colocar umas lentes de meia duzia de diopetrias à frente da lente e manter o resto..


Depois o que os tubos fazem é permitir focar muito mais perto, à custa do foco no infinito.. E isso resulta em distancias ao objecto a fotografar muito pequenas e bastante desconfortaveis..


Não me parece que seja grande solução...
 
Será que, com a Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Nikon AF consigo obter os resultados que pretendo? No entanto a brincadeira fica-me cara 377€ + 20€ dos portes.´

http://www.*****.de/product_info.php/cPath/102_121_279/products_id/310
 
Ei, amigos, por incrível que pareça consigo tirar melhor partido com a velhinha Nikkor AF35-70mm 1:3:3-4.5 do que com a Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG5, ou então com a lente Sigma 18-50mm 1:2.8 EX DC Macro, aliás com esta ultima nem consigo focar o que quer que seja, no entanto aqui deixo algumas fotos com a Nikkor AF35-70mm 1:3:3-4.5:

Normal, sem tubos extensivos;
noki2zn6.jpg


Com tubos extensivos:
nokigu5.jpg

com tubo tambem:
noki3lj8.jpg


bem melhor não acham?
 
nao tem nd de incrivel, se tivesses lido um pouco sobre tubos de extensao antes de os compras sabias k eles teem mais efeito kanto menor for a distancia focal da lente...

Extension tubes (mm) / Lens focal (mm) = Magnification

Por exemplo uma lente de 50mm com 75mm de extension tubes da-te: 75/50=1.5x
Se usares os mesmos tubos com uma lente a 200mm: 75/200=0.375x

e nao se foca na lente, a lente fikei kieta numa ***** posicao de foco, depois aproximas e afastas mt lentamente a makina do objecto ate teres o k keres em foco.
 
Back
Topo