Solução de Backups online.

Morg2k2

Power Member
Carissimos,

Caso desconheçam sobre o que vou falar, não se preocupem pois vou explicar, visto achar muito pessoalmente que é uma solução que apenas estaria disponivel para o segmento empresarial mas tal não é verdade. Assim sendo passo a explicar.

No outro dia andava á procura de um disco externo 2.5" (daqueles que não é necessário fonte de alimentação) aproveitando uma promoção comprei um disco Lacie, até aqui tudo bem... na caixinha tinha um autocolante a dzer "free unlimited backup for one year". Quando vejo estes logo de "free" sem custos associados é de desconfiar, ou não fosse eu tuga.
Lá fui eu ao site da Lacie registar o disco e é aqui que entro no mundo dos backups online...

Passo a explicar, neste momento existem diversas empresas, para diversos segmentos e carteiras que disponibilizam num datacenter deles um determinado espaço para que nós (utilizadores) tenhamos a garantia que temos um backup em caso de algo catastrófico com o nosso pc, sistema ou qq outra coisa.
E como funcionam estes backups... estão num datacenter ou em vários em serviodores de elevado performance, normalmente em RAID6 em Clusters de 4 nós. Sendo que em muitos casos o clusters são replicados entre 2 datacenters.
Para quem desconhece estas terminologias, vou explicar:

RAID6 = é um conjunto de diversos discos que criam um ou várias drives que em caso de falha de até 2 discos não se perde informação alguma, sendo que quando um dos discos falha (avaria) entra em acção o Auto Hot-Spare, isto é um grupo de discos que estão unicamente em "standby" á espera que um ou mais discos se avariem para que estes os substituam de imediato sem qq intervenção humana.

Um cluster é um conjunto de servidores que acedem aos mesmos recursos partilhados através de um Storage (equipamento com um conjunto de discos) sendo que caso um dos servidores que é membro desse cluster , avariar ou fizer um shutdown ou tenha qq outro problema o outro servidor toma conta das tarefas sem qq tipo de problemas. Tendo 4 nós , significa que tem 4 servidores que são membros desse cluster. Adicionalmente cada um dos servidores tem redundancia de Placas de rede, fontes de alimentação, etc , etc...


Pensei eu.... claro dão me meia duzia de gigas e desembolso um balurdio...

Pois é pode não ser bem assim. Pq existem desde companhias que vendem o preço por giga a valores principescos até empresas que por um fee mensal irrisório oferecem espaço "ILIMITADO" , como é o caso desta oferta da Lacie.

Assim sendo andei a analisar algumas das soluções mais interessantes que existem no mercado.

Mas antes de falar das soluções devo advertir que a informação que sai dos vossos pcs e chega a estes centros de backups remotos são encriptados 2 vezes á saida , o que torna impossivel a desencriptação sem um PC da NASA durante varios meses a tentar descodificar...

No que toca ás soluções...

1) Serviços de Storage ILIMITADO

a) CARBONITE (http://www.carbonite.com) esta companhia tem o protocolo com a Lacie durante 12 meses a titulo gratuito. Este é considerado um dos melhores serviços nos states para efectuar backups online. Em termos de interface gráfico é simples, é feito para quem não pretende ser um guru nestes interfaces complexos. Basta apenas escolher as pastas que se pretende no explorer e dizer para adicionar ao backup. A pasta ficará com uma luzinha vermelha, e quando o backup estiver feito fica com uma luz verde. Adicionalmente o backup é feito em tempo real e tb para ficheiros que estejam abertos no momento da copia. á medida que existem alterações é efectuado um backup automatico da alteração entretanto efectuada.
Advertencia: Tenham atenção que ao escolherem um folder com executaveis, dlls, ini etc o mesmo pode nao ser feito o backup desses ficheiros, no entanto se escolherem properties e disserem para fazer backup ele faz. Este é o inconveniente , mas a marca diz que optaram por esta solução para não corromperem ficheiros de sistema.... eu acho que existiriam outras soluções para colmatar o problema mas pronto... eles lá sabem.

Em termos de velocidade, eu ja consegui fazer uploads a 2.5 Megabits por segundo, mas depende da ligação em upload de cada utilizador.
Globalmente penso ser uma boa solução para quem nao tem pastas com softwares instaláveis. Adicionalmente quem usar o produto após 1 ano (protocolo Lacie) ou quem nao tenha protocolo nenhum o preço é USD$ 4.96 /Mês

b) Mozy (http://mozy.com/) O mozy tb funciona em regime ilimitado ou em profissional. Adicionalmente o Mozy oferece 2GB em conta gratuitas para "Sempre" ehehe.
No regime ilimitado tem um limite de upload a 1 Megabit / seg. , no que toca a downloads não tem limites , tb tem um acesso remoto de forma a poderem ver o que tem em backup. O Mozy não tem limitação de tipo de ficheiros.
No entanto tem alguns problemas que já vi abordados em blogs da especialidade, que são:

1) Cria um temporário gigantesco na drive c (pode chegar a dezenas de gigas)
2) de x em x tempo quando é efectuado a renovação dos sets de bakcups pelos sistemas da Mozy muito utilizaodores dizem que perdem muita da informação gravada.
3) Reposição dos backups, em muitos casos os utilizadores quando necessitam de fazer o "restore" muita da informação não existe como deveria.

Podem consultar esta info aqui:

http://wonko.com/post/it_turns_out_mozy_isnt_so_hot_after_all
http://blog.auinteractive.com/mozy-online-backup-review
http://www.naffziger.net/blog/2008/06/13/mozy-restore-sucks/

O preço do serviço ilimitado é USD$ 4.95 / Mês
O preço do serviço Profissional é: USD$ 3.95 + USD$ 0.50 / GB por mês

c) KEEP IT (https://www.keepit.com/)

O keepit é uma daquelas empresas que deve receber o mérito por estar na Europa ehehehe.... são dinamarqueses e os datacenters estão por lá.
A Filosofia do Keepit é muito simples faz um scan ao disco e copia integralmente tudo (excepto as directorias de sistema) , tive a oportunidade de testar um trial e as velocidades de upload que testei rondavam o 1.5 Mbits / seg. o que não é mau tendo em conta as ligações existentes.
È excelente para quem não quer pensar muito pois o interface grafico é do mais simplista possivel, agora se quiserem adicionar pastas, ver velocidades , começam alguns problemas, pois está feito para quem não tem que pensar muito. Para isso é muito bom. Eu que gosto de pensar , ver e tentar optimizar ... não gostei muito de me ver sem controle quase nenhum sobre a aplicação.
O preço para backups ILIMITADOS é o normal 4.95 EUR/Mês

2) Serviços de Storage LIMITADO:

a) I-Drive (http://www.idrive.com)

É mais uma companhia dos States, que conseguiu reunir o que na minha óptica muitos não conseguiram. Conseguiram oferecer não serviços ilimitados, mas limitados a 150GB para uso pessoal, ou profissional em blocos até 500GB, sendo que tudo isto pode ser gerido com utilizadores, departamentos, quotas, etc , etc, etc.

Começando pelo Principio o I-Drive, tem como muitos outros uma oferta gratuita e para Sempre de 2GB , no entanto se partilharem um e-mail tipo gmail ou Hotmail com um minimo de 5 endereços , o I-Drive oferece 10GB adicionais.
No que toca a Contas a pagar tem o serviço para uso pessoal de 150GB com o custo de USD$4.95/Mês ou versões profissionais 50GB / 100GB / 500GB com os seguintes preços: USD$ 9.95 / 19.95 / 49.95 por mês. Poderão ver neste link as comparações dos planos: http://www.idrive.com/compare-plans.htm

O I-Drive destaca-se por funcionar quer em windows quer em MAC , ter um interface gráfico muito bom. Ter a possiblidade de gerir os set de backups bem como os agendamentos. Gerir contas de utilizadores, departamentos, Quotas de espaço por utilizador. O grande diferencial é o facto de poder verem uma drive no my computer em que podem fazer restores directos da drive para o pc bem como gerir a aplicação. Adicionalmente tb tem o "Web explorer" que funciona da mesma forma que a drive, só que não precisam de instalar software, funciona em qq browser.

Este software não restringe tipos de ficheiros ou dimensões e consegue ter velocidade de upload muito aceitáveis (já testei com velocidades no patamar dos 2.5 Megabits/seg.)

Tem um suporte que é no minimo rapidissimo, testei em 2 ocasioes o chat e em menos de 30 segundo já estava a falar com o técnico que de uma forma acertiva respondeu adequadamente ás minhas questões.

Globalmente acho uma solução excelente para quem necessita fazer backup de até 150GB. No meu caso assinei este serviço para backups do pc (onde tenho muitas pastas de instalações de software e ai o carbonite desaponta-me)

Existem muitos outros softwares, no entanto e visto que só gosto de abordar sobre o que testo, recuso-me a falar sem voto na matéria. Mas uma boa forma de poderem escolher outros fornecedores de backups online podem verificar neste site que é a biblia do assunto.

http://www.backupreview.info/

Sei que este post foi extenso, no entanto quando se trata de abordar um tema que penso ser interessante para muitos dos foristas achei que não seria o numero de linha o factor limitativo sobre o tema.

Espero que gostem.

Cumprimentos,
Morg.
 
Olá,

Já tinha lido sobre o Adrive , no entanto o conceito não é de backups no sentido de "Disaster Recovery Plan", acenta em copiar ficheiros apenas pelo browser sendo que a aplicação so nas modalidades pagas, bem como que não reconhece o que já foi feito backup ou ter o designado "continuous backup" que não passa de uma verificação ao que foi entretanto adicionado e cria um backup incremental bem como o histórico das versões. Ora ter isto no I-Drive por ex. e a custo 0 para 12GB acho muito bom. O I-Drive torna-se interessante em planos pagos mas que deixam de ser interessantes ao serem comparados com a concorrencia directa. Por ex. I-Drive, Carbonite, Mozzy, etc. Para quem nao necessita de uma solução de backup real e de forma automatizada o A-Drive ajuda. A outra solução já estamos a falar de partilhas e Backups não são partilhas , logo conceitos muito diferenciados e para clientes alvo muito distintos.

Cumpz.
 
Nao percebo como e' que tao pouca gente se interessa por estes assuntos, que sao na minha optica, do mais alto interesse para qualquer internet user.
 
Desenterrando este tema... :)

Descobri o Mozy e uso-o há cerca de 1 ano. Estou bastante satisfeito! Por cerca de 48€/Ano tenho uma unidade de backup ilimitada e segura na "nuvem". A protecção que este tipo de backups oferece é muito superior a um disco USB, pelas seguintes razões:
  • Backup automático cerca de 2 ou 3 vezes por dia - os ficheiros mais recentes normalmente são os mais importantes e aqueles que não fizemos bakcup, no caso do Mozy estão lá sempre;
  • 1 mês de histórico de versões de documentos. É possível ver como é que um documento estava aqui há uns dias atrás (antes de ter apagado algo importante!).
  • Em caso de incêndio, qualquer outra catástrofe ou mesmo roubo na habitação, tenho todo o histórico de uma vida guardado e seguro nos mais modernos sistemas de storage do mundo - o Mozy pertence à EMC, os especialistas de storage com um serviço irrepreensível.
  • Estou a usufruir de uma estrutura de storage que nem ganhando o Euromilhões eu poderia comprar! :)

Haverá outros concorrentes do Mozy, contudo o que eu defendo é o conceito, desde que o fornecedor destes serviços seja competente e credível.
 
Desenterrando este tema... :)

Descobri o Mozy e uso-o há cerca de 1 ano. Estou bastante satisfeito! Por cerca de 48€/Ano tenho uma unidade de backup ilimitada e segura na "nuvem". A protecção que este tipo de backups oferece é muito superior a um disco USB, pelas seguintes razões:
  • Backup automático cerca de 2 ou 3 vezes por dia - os ficheiros mais recentes normalmente são os mais importantes e aqueles que não fizemos bakcup, no caso do Mozy estão lá sempre;
  • 1 mês de histórico de versões de documentos. É possível ver como é que um documento estava aqui há uns dias atrás (antes de ter apagado algo importante!).
  • Em caso de incêndio, qualquer outra catástrofe ou mesmo roubo na habitação, tenho todo o histórico de uma vida guardado e seguro nos mais modernos sistemas de storage do mundo - o Mozy pertence à EMC, os especialistas de storage com um serviço irrepreensível.
  • Estou a usufruir de uma estrutura de storage que nem ganhando o Euromilhões eu poderia comprar! :)

Haverá outros concorrentes do Mozy, contudo o que eu defendo é o conceito, desde que o fornecedor destes serviços seja competente e credível.

Tirando o facto de o Mozy ser um dos piores serviços de backup...
É assim, o Mozy faz map aquilo que seleccionas para fazer backup, e se moveres ou fizeres delete a essa pasta no teu computador (ops), passado 30 dias lá se vai o backup, grande serviço de backup.
No Mozy não podes fazer storage, só podes guardar aquilo que está actualmente no disco.
Só podes usar o Mozy em um computador.
Resumindo, o Mozy consegue de longe ser o pior.
E depois tens que meter o marketing de lado, eles não fazem sequer mirroring, não por esse preço.
E mais, "competente e credível", não tendo o Mozy o cliente mais rafeiro e cheio de bugs, que já causou danos suficientes a um largo número de pessoas.
Bons servers de backup/storage são aqueles que permitem que tu uses as tuas próprias ferramentas, tais como um cliente FTP, um protocolo testado há mais de 2 décadas. Não um cliente manhoso desenvolvido por um indiano pago 50 euros ao mês.
E respondendo à tua pergunta da Zon, não a Zon não conta o tráfego de upload para efeitos de PUA nem TS.
 
É assim, o Mozy faz map aquilo que seleccionas para fazer backup, e se moveres ou fizeres delete a essa pasta no teu computador (ops), passado 30 dias lá se vai o backup, grande serviço de backup.
No Mozy não podes fazer storage, só podes guardar aquilo que está actualmente no disco.
Só podes usar o Mozy em um computador.
Resumindo, o Mozy consegue de longe ser o pior.
E depois tens que meter o marketing de lado, eles não fazem sequer mirroring, não por esse preço.
E mais, "competente e credível", não tendo o Mozy o cliente mais rafeiro e cheio de bugs, que já causou danos suficientes a um largo número de pessoas.
Bons servers de backup/storage são aqueles que permitem que tu uses as tuas próprias ferramentas, tais como um cliente FTP, um protocolo testado há mais de 2 décadas. Não um cliente manhoso desenvolvido por um indiano pago 50 euros ao mês.

O que procuro é um serviço e não um servidor, são coisas diferentes. O Mozy não é um servidor mas sim um serviço.

Estou bastante contente com o Mozy e com conceito. Conheço a regra dos 30 dias. O conceito de espelho do disco rígido é exactamente o que procuro. O que me estás a dizer são boas notícias, quer dizer que consigo encontrar melhor que o Mozy.

Podias partilhar connosco quais os serviços que actualmente existem para este mercado, os posts antigos já têm mais de um ano, deve haver coisas novas. Já usei o i-Drive (1 ano atrás) e não gostei - já não me lembro porquê :) .

Nota que serviços de backup e servidores de FTP são coisas diferentes. Um serviço de backup para o mercado doméstico tem que compreender tudo - espaço de storage, servidores do lado de lá e um cliente estável e fácil de utilizar. Com um servidor de FTP tens que controlar tu o processo ou adquirir outro qualquer cliente FTP para gerir o backup.

O que espero de um serviço destes, enquanto cliente não-profissional, é preocupar-me uma vez por ano com o pagamento apenas e usa-lo quando preciso para recuperar documentos. O processo de backup para mim tem que ser automático e silencioso.

O marketing do Mozy é efectivamente um dos pontos fortes, não fossem eles EMC. Quanto à credibilidade do que está do lado de lá, a avaliar pelo que conheço de trabalhar com a EMC, eles superam quaisquer expectativas... Se aplicarem as mesmas políticas de segurança para os servidores do Mozy como aplicam nos sistemas de storage EMC, então estamos muito bem! Nota que o preço não é extremamente baixo, o serviço em grande escala com milhões de utilizadores pode ser perfeitamente pago a 4€/mês.

Para mim o grande defeito do Mozy é não saber lidar com ficheiros PST. Se o ficheiro tem 3GB, basta que mude um byte e ele tem que importar novamente tudo. Desisti de fazer backups de email. Por esta razão procuro outro serviço do género mas um bocado mais inteligente.
 
Back
Topo