Solução de percoreto de ferro

Se fores de lisboa vai a dimofel e compras la ao pe da caixa registadora ( do lado da recepcao ) ( 1º piso ) que tens la.

Aquece bem a agua e cuidado com salpicos para os olhos....
 
é barato.... tb tens em varias quantidades, eles vem em sacos aos calhaus.

depois tens a vantagem que metes isso dentro de uma garrafa, e tb isso tem bastante uso
 
Utiliza-se agua fria ou quente ?



eu li que se punha-se agua fria, e ao misturar aquilo aquecia por reação dos componentes..



expliquem-me.. please..


juntei agua fria ao percorreto de ferro, disolveu e tudo sempre Frio....
 
Última edição:
sim.. segundo li em inúmeros sites, corroi o cobre que não está protegido.... mas nao sei se a quente ou frio

mas a minha solução fria não corroi nada...

tenho de aquecer...???? depois de misturado??

se se utiliza com agua fria entao porque dizes

Aquece bem a agua e cuidado com salpicos para os olhos....
 
nao, a agua tem de ser aquecida. isso dos salpicos para os olhos era para quando fosses a meter os calhaus de percloreto na aqua quente.

Agora podes aquecer isso ao lume mas num recipiente que nao seja comido por essa solucao...
 
uma dúvida...


ao raspar (lixar) a parte já desenhada e a parte corruida..

fiquei com uma placa como se fosse nova...


significa o k...


k corroeu apenas a superficie ? tem de estar lá mais tempo até corroer tudo ? até a parte plástica ???
 
nao percebi isso do lixar a parte corruida...

o que fazes e proteger as pistas e o resto atraves de uma caneta de acetato ou de uma tinta especial.

Depois metes a placa no percloreto de ferro para commer o uqe nao esta protegido pela caneta/tinta

depois de tudo tar comido o que nao interessa, passas com um pouco de esfregao verde onde tens a tinta , passas por agua e pronto. isso só comes o cobre que nao insteressa, por baixo disso tens o plastico ( nao é plastico bem bem ) onde o cobre que foi comido estava
 
mas a parte nao protegida tem de chegar ao "plastico" ???


eu faço umas pistas... com caneta de acetato.. o resto fica tipo baço... mas quando se raspa esse baço vê-se cobre lá por baixo....
 
eu meto a solução aquosa ao lume.. quando começa a ferver meto lá a "chapa"


fica lá uns 5/6/7 minutos...


tiro e se passar alcool ficam as pistas... o resto fica tipo baço.. mas não chega ao plastico

se passar esfregão ou raspar ou lixar volto ao ponto zero..


uma "chapa" toda por igual
 
No tempo em que fazia placas com isso, utilizava sempre a frio! Nem sabia que era para aquecer. Funcionava 100%!!

Daniel: É "comer" até ao plástico. Se esses minutos não dão, deixa lá mais tempo!
 
Eu fiz isso na faculdade...
O processo era colocar um acetato com o layout do eskema numa maquina de ultravioletas (acho eu) e depois punha-se a placa num balde metalico com ácido, onde ficava tipo 10minutos... mas o acido tava frio. Depois era lavar e limpar com alcool.
Ficava tudo mesmo perfeito

Já agora no fim passavamos solda em todas as pistas de cobre pra ficar +resistente

:)

Se calhar tens de ter uma soluçao +concentrada
Akilo era amarelo semi-pastoso
 
é isto k me acontece


fotos com mto má qualidade...


quando tiro da solução

002.jpg



quando passo alcool

001.jpg


se esfolar a parte que devia ficar comida...


003.jpg





já lá esteve um 20 minutos e a solução está boa... um saco em 1 litro de agua.. está mto escura a solução.. nao se vê lá para dentro está mesmo cor Creme....
 
Back
Topo