Dúvidas Solucao para Residencia

digifreak

Membro
Boas...
Estou a escrever este post porque neste momento nao sei bem o que hei-de fazer, e depois de ter procurado em todo o lado, nao consegui chegar a conclusao nenhuma, por isso decidi tentar a minha sorte aqui.

Entao o que se passa e o seguinte... estou a tentar encontrar uma solucao para uma casa com 3 andares (funciona como mini-residencia de 16 quartos), em que consiga fornecer gratuitamente internet a toda a gente que la vive.

O problema e que neste momento a solucao que existe la e apenas um modem VDSL com wireless (BT Business Hub 5), e embora aquilo tenha boas velocidades de "fibra", quando chega toda a gente a casa e comeca a usar internet... o router passa-se e comeca a desligar as ligacoes wireless ao pessoal e enfim... simplesmente nao funciona. Para alem disso quem vive no ultimo andar... recebe raspas de wireless o que piora um bocado a coisa.

Eu falei com o senhorio e ele gostava de ter uma ligacao de cabo + a existente VDSL de modo a que houvesse largura de banda para toda a gente e esta disposto a fazer um segundo contracto para isso.

Neste momento eu encontrei as seguintes solucoes:

NetGear D7800-100UKS - com o problema de este ser um VDSL Modem nao saber se consigo ligar a este router a ligacao de cabo (via ethernet).
Podia colocar junto deste um Range Extender ou um homeplug + wireless kit de modo a cobrir o ultimo andar.


DrayTek Vigor 2860AC ADSL2+ VDSL2 - Mais uma vez tem o VDSL Modem integrado e eu continuo a nao saber se consigo ligar a ligacao de cabo (via ethernet).

Ou se devo arranjar um router wireless que consiga lidar com uma ligacao ADSL e uma Cable (e fazer load balancing), ter um VDSL modem so para lidar com a ligacao e depois ter range extenders ou powerlines.

Se alguem me puder dar uma sugestao... eu realmente agradecia porque ja tenho a cabeca em agua de tanto pensar nisto.

Um abraco,
Digi
 
Pois... mas e possivel ter 2 ligacoes (uma de cabo e uma de Fibra/ADSL) ligadas ao mesmo router e ter o router a fazer load balancing?
E que como sei que toda a gente quer internet rapida acho que seria uma boa solucao... apenas nao sei como e que posso fazer isso e que equipamento posso usar.
 
Boas. O draytek tem dual wan. No entanto o load balance tem muito que se lhe diga... Verdadeiro load balance duvido que o consigas fazer.
Para o wireless as Ubiquitis são muito boas!
 
Pois... mas e possivel ter 2 ligacoes (uma de cabo e uma de Fibra/ADSL) ligadas ao mesmo router e ter o router a fazer load balancing?
E que como sei que toda a gente quer internet rapida acho que seria uma boa solucao... apenas nao sei como e que posso fazer isso e que equipamento posso usar.
Esquece load balancing.

Arranja a ligação mais rápida que conseguires e fica com essa.

O teu problema está no routing não na capacidade da ligacao.
 
Pois... mas e possivel ter 2 ligacoes (uma de cabo e uma de Fibra/ADSL) ligadas ao mesmo router e ter o router a fazer load balancing?
E que como sei que toda a gente quer internet rapida acho que seria uma boa solucao... apenas nao sei como e que posso fazer isso e que equipamento posso usar.

Os draytek fazem isso, tenho um 2830n+, há imenso videos da draytek a explicar como fazer.

mickrotic desconheço, mas há muita gente com esse equipamento e satisfeito, só não sei se é para essa finalidade.

Mas normalmente é usado em caso de fail over, caso uma linha caia e tens uma de reserva para salvaguardar, ou em caso de congestionamento de rede, onde uma fica demasiado lenta e alterna para a outra caso seja mais rápida.
 
Última edição:
Tens várias soluções, mais simples e mais complicadas.

Para a internet, como já disseram e é o que uso, router draytek com 2 entradas de wan, e tem loadbalancing. Pessoalmente acho o router uma m#####, funciona, mas a interface de configuração, sistema de grupos/objetos/etc e velocidade da interface do router... meh... Mas distribui bem os pacotes, e asseguro-te que com 30 pcs em simultâneo a bombar não patina... Temos também 3 ap ubiquity, no teu caso um por cada andar seria uma solução, no entanto acho demasiado caro para o que pretendes, isso deve ser um prédio pequeno... Qualquer AP de 20eur da tp link serve, metes um por andar e ficas com a cobertura wifi resolvida.

Quanto á net: solução complicada, xpto, difícil de implementar, etc... 2 contratos de internet ligados ao router draytek (que tem duas entradas) e não te preocupes, porque a fibra entrega no ONT, e o ONT entrega no router dessa operadora, e desse router ligas ao draytek e tens o problema resolvido. Na operadora adl igual, net no router da operadora, mais 1 cabo a ligar ao draytek e tens os 2 cabos de entrada de internet no draytek limpinho. Configurar o draytek é pain in the ass, permite-te load balancing, permite-te traffic shapping logo ali em casa, e podes lixar a malta do p2p limitando-lhes a largura de banda para não estoirarem a net, e podes também definir prioridades, e dizer que os jogos estão acimda do p2p,e quando há jogos o p2p fica para segundo plano, assim não incomoda tanto...


Solução simples, esquece o router draytek para teres os 2 ISP juntos, 1 isp para 2 pisos, e outro para o 3º piso! O contrato com mais net para os 2, o com menos net para 1 apenas! Na mesma um ap por andar, ligados aos routers correspondentes! Redes diferentes para todos os APs, ou para os APs de ISP diferentes pelos menos, assim ninguém estraga á net aos colegas. É simples, rápido de fazer, e permite isolar eventuais problemas e chatices...
 
Back
Topo