Xbox Solução: XBOX360 + PC + Streaming HD + Sem fios

Trance

Power Member
Oi,

Comprei a XBOX360 no passado domingo para funcionar como media center extender, e claro caixa multimédia e jogos.

A minha TV da sala é excelente, no entanto não é um LCD :(

Daí querer optar por um Media Center Extender que interpreta e escala as imagens perfeitamente de acordo com as limitação da TV. Já havia tentado ligar o PC à TV mas não preenchia totalmente o ecran sendo a sua configuração demasiado complexa para o efeito. Talvêz para o ano opte por uma Samsung Série 9, vamos vêr.

Mas não é isso que me traz aqui.

Problema

Tenho um PC parado velhinho (desligado 24x7) e dois portáteis (Um Wireless-N e outro Wireless-G) ligados a um router Wireless-N que por sua vêz está ligado a um modem/bridge que liga à Vodafone.

Inicialmente pensei em ligar a XBOX360 usando o dispositivo oficial da MS para a XBOX360. No entanto usa Wireless-ABG o que claramente não chega para streaming HD. Pelo mesmo preço comprei um SMSWEB-N (Wirelss-N) que faz the Access Point ou Access Client, liguei-o á configurei-o no PC e depois liguei-o á XBOX360. Segundo se a SMC fala no manual é perfeito para streaming SD/HD etc etc etc.

Funcionou perfeitamente com o acesso ao Live, jogar jogos online e streaming the filmes SD (Tipo DVD). No entanto para ligar ao Media Center e ou fazer streaming de filmes HD (x.264 empacotado em mp4) não servia. Paragens intermitentes, ás vêzes por mais de 15 secs. Enfim não dá.

Fiz o de velocidade Media e efectivamente demonstrava que para SD era ok. Mas para HD a ligação simplesmente não era estável o suficiente. De todas as barras a verde, saltava para 3 ou quatro, voltava s subir para HD, baixava etc etc etc.

O problema poderia estar na ligação wireless do Portátil com o Vista Media Center ou com a ligação da XBOX360, no entanto como nunca tive problemas com a ligação do portátil achei que o problema estaria que o SMCWEB-N por e simplesmente não tem capacidade suficiente.

Solução

Nunca tinha esperimentado dispositivos powerline que permitem criar uma rede apartir da instalação electrica. Ouvi dizer que era mais estável e resolvi esperimentar. Estava reticente, até porque embora ao pé da TV tivesse uma tomada livre, no router apenas tenho uma pelo que uso uma extenção para ligar outros aparelhos. Sendo assim uma das interfaces powerline teria de ser ligada à extensão (a não ser que chama-se um electricista para abrir uma tomada) o que claramente é contra as indicações de qualquer dispositivo powerline. Não que faça mal ao dispositivo, mas possívelmente não iria funcionar correctamente.

Mesmo assim comprei dois adaptadores Powerline HD - HDX101 da Netgear na *****, caso não funciona-se iria devolver. Cada um custou-me 50€ euros fazendo um conjunto de 100€, apenas 16 euros mais elavado do que o router SMCWB-N.

Nunca vi nada tão simples. Liguei um adaptador á tomada e á XBOX360. Outro liguei á extensão e ao router usando cabos LAN RJ45 normais (fornecidos com os adaptadores). Em 30 segundos os adaptadores estavam a detectar-se mutuamente. Liguei a XBOX360, e imediadamente estava online no Live, isto sem qualquer configuração. Até aqui, muito bom.

Fui testar a ligação qualidade da ligação ao Portátil com o Vista Media Center mesmo estando este ligado por Wireless-N e pronto estava já com qualidade HD constante. Num filme que era só breaks, fez apenas uma vêz por 2 segundos numa imagem basante complexa (milhares de passaros a voar).

Se quiser melhorar a rede, terei que comprar mais um adaptador para ligar o Portátil (ficando tudo ligado por powerline em vêz de ter a solução hibrida que tenho agora, mas para já serve perfeitamente).

Se tiverem o mesmo problema façam como eu ... já agora os dispositivos funcionaram bem no meu apartamento, mesmo tendo uma rede electrica já antiga.

Vou devolver o SMCWEB-N que não funciona para o que quero (nem funciona para streaming HD como o manual diz).

Trance
PS: Aconcelho a ***** para comprar estes adaptadores. Dois adaptadarores iguaiszinhos nouras lojas online ou mesmo Worten e Vobis custam mais de 200€. Assim ficou por metade.
 
Última edição:
Consegues dizer em transferência qual a velocidade máxima de transferencia, ou até de download da internet que atinges com esses aparelhos? É que já pensei em comprar isso mas tive receio que não conseguisse ter os 18 megas que a netcabo me fornece através desse aparelhos.
 
Claro, por curiosidade ligei um dos adaptadores directamente ao portátil. Segundo a ferramenta da Netgear tenho 90Mbs a 99Mbs TX e 72MbsRXconstantes!!!!!!! Em suma 90Mbs.

Repare-se que estes resultados podem variar. Básicamente se ambos os adaptadores estiverem ligados a tomadas no mesmo circuito eléctrico os resultados são tão fabulosos como este ou ainda melhores. Repare-se que um dos adaptadores ainda está ligado a uma extensão, algo não aconcelhado. Há quem consiga mais. Se não estiver então tens resultados mesmo maus.

Não há nada como comprar, experimentar, se não funcionar na vossa instalação eléctrica então devolver :)

Acabei agora de fazer mais uns testes com uma nova config. WALL-E e PANDA KUNG-FU HD (MKV convertido para MP4) a bombar em streaming sem quaisquer paragens.

Já agora, quem não sabe como configurar o PC (Windows Media Player) para fazer streaming HD e FULL HD podem consultar aqui:

http://a8t8.spaces.live.com/blog/cns%212518DD508BB713E8%21156.entry

Para converter filmes MKV (h.264) para MP4 têm o GOTSent (http://sentry23.googlepages.com/).

A conversão no meu PC de um filme MKV com 4 GB são cerca de 10 minutos ... excelente!

Trance
PS: Alterei novamente os valores pois alterei a configuração. Obti melhores valores assim.
 
Última edição:
nao sei como funciona o GOTsent, mas tu tenho convertido filmes 1080P e leva muito tempo com o RIPbot, mas também obrigo a fazer o encode de novo para poder ficar com as legendas no filme.
Quanto a fazer streaming HD, não estou a pensar fazer para já. Ligo o disco à Xbox e siga. Não há cá esperas para fazer buffer.
Talvez pense nisso quando sair o WMP12 que já fará streaming de HD.
 
nao sei como funciona o GOTsent, mas tu tenho convertido filmes 1080P e leva muito tempo com o RIPbot, mas também obrigo a fazer o encode de novo para poder ficar com as legendas no filme.
Quanto a fazer streaming HD, não estou a pensar fazer para já. Ligo o disco à Xbox e siga. Não há cá esperas para fazer buffer.
Talvez pense nisso quando sair o WMP12 que já fará streaming de HD.

No meu caso também não tenho esperas para fazer buffer.

Trance
PS: O GOTSent também põe legendas. Ainda não experimentei, mas podes tentar. O que posso dizer é que sem legendas a conversão de um filme tem andado há dos 5 a 10 minutos. Nada mau, pois com recoding (usando o AutoMKV) levou 3 horas num Quad Core com duas placas gráficas 8700M GT (vêr sig).
 
Back
Topo