Soluções de aquecimento interior-Qual a melhor?

Qual a melhor solução de aquecimento interior?

  • Aquecedor a electricidade

    Votes: 106 33,1%
  • Aquecedor a gasoleo

    Votes: 17 5,3%
  • Aquecedor a gás

    Votes: 63 19,7%
  • Outra. Qual?

    Votes: 134 41,9%

  • Total voters
    320

brunomcf

Power Member
Boas!

Pois é, infelizmente está a chegar o inverno e estou já a pensar, assim como muitos de voçês como aquecer a casa durante os meses de frio que nos esperam.

Neste momento tenho um aquecedor a electricidade, mas não creio ser nada eficiente.
Num seminário de energia o orador disse que a solução "tradicional" mais eficaz seria o aquecedor a gás. Será também a mais económica?
E o que acham dos aquecedores a gasoleo?

Aonde se verifica os melhores preços tendo em conta a qualidade?
 
Sim, com um AC tens um cop de 4. Os outros, cada um tem os seus problemas, em especial grandes consumos para pouca produção de calor.
 
Ar condicionado é a solução mais poupada e vantajosa. Em alternativa poderás optar por uma salamandra, pelo menos a lenha fica-te mais barata, só que tem o custo da instalação.
 
Antes de mais acho que se deve ter a preocupação em não perder o calor da casa isolando as fugas.

Depois, se é para aquecimento central, a minha sugestão é gás (caldeira + esquentador de água no mesmo aparelho)

Caso contrário, com AC tratas de dois problemas de uma só vez, caso a casa seja muito quente no verão. O problema é isto só se aplicar a uma divisão e não à casa toda!
 
Depois, se é para aquecimento central, a minha sugestão é gás (caldeira + esquentador de água no mesmo aparelho)

Em termos de custos de utilização gás pode fazer sentido, mas só se viver em zona com gás canalizado.
Quanto à caldeira pode ser hipótese sim, atenção é à capacidade da mesma e em termos de custos, se a casa não estiver preparada, é uma solução que não sai barata instalar.

Quanto a corrigir pontes térmicas também é verdade. Acaba por ser desperdício gastar energia a aquecer se depois há locais em que exista perca de calor.
 
Última edição:
A meu ver uma instalação com AC é a melhor opção. O problema é que é uma solução que precisa de algum investimento, principalmente se for para aquecer toda a casa. seriam necessárias várias maquinas interiores e uma exterior ou mais.
 
Se me perguntarem para uma habitação em construção; sistema capoto + piso radiante a água + bomba de calor + bolier complementado com coletores solares.
 
Última edição:
Se me perguntarem para uma habitação em construção; sistema capoto + piso radiante a água + bomba de calor + bolier complementado com coletores solares.

Se for o caso de uma casa já construída, que parecer muito bem ser, aplicar isso ficaria 20x mais caro (assumindo que seria fisicamente possível).

O piso radiante só faz sentido se também for capaz de arrefecer, senão não se adequa ao nosso clima mediterrânico.
 
Se for o caso de uma casa já construída, que parecer muito bem ser, aplicar isso ficaria 20x mais caro (assumindo que seria fisicamente possível).

O piso radiante só faz sentido se também for capaz de arrefecer, senão não se adequa ao nosso clima mediterrânico.

Sim, por isso referi se está em construção, de momento é dos sistemas mais económicos de gerir, custa mais o investimento em relação aos tradicionais.

Penso que hoje em dia todos os pisos radiantes (com mosaico) tem propriedades de arrefecimento, onde o aquecimento dos colectores ao fluido do piso é cortado e desviado para a conduta de água quente, passando a circular apenas fluido fresco no piso.


Mas cá em casa o que faz mesmo a diferença é o capoto pelo exterior 6cm para cima, e que diferença....mesmo sem qql tipo de aquecimento ou arrefecimento ligado faz um isolamento 5 estrelas, se fosse hoje tinha dispensado o piso radiante (falta-me adquirir a bomba de calor e coletores) e optado apenas por uns simples radiadores de parede (menor investimento).


Pelos cálculos que já fiz, a bomba de calor + coletores é o mais rentável de manter, custa é uma pipa de massa a aquisição, graças ao capoto tenho adiado.
 
Última edição:
Tal como em teoria o piso radiante para aquecer é o melhor, para arrefecer já não faz muito sentido - e não é necessário teorizar sobre a termodinâmica para perceber o porquê.

Aliás, na construção de uma casa nova - se for um projecto decente e bem pensado é fácil prever soluções que evitam e muito o uso de sistemas de aquecimento/arrefecimento, por via das tais leis que dizem que o ar quente sobre e o frio desce e, por exemplo, da parede de trombe.

O engraçado é que as pessoas julgam-se que são muito inteligentes ao poupar mil ou 2 ou mesmo 3 ou 4 mil € ao ir a um 'projectista de esquina' em vez do 'maluco do arquitecto que quer enriquecer às nossas custas' e depois, além de terem bem mais chatices ao longo da obra e de muito provavelmente haver mais desvios orçamentais da mesma, a própria casa não tem soluções assim tipo...estas que poupam uns quantos €€ a longo prazo.



Quanto ao isolamento por capoto é bom sim, desde que seja bem colocado. Mas mesmo sem ser em capoto pode-se ter bom isolamento, se tiver projecto de térmica bom e for bem aplicado.
Até porque mais que o isolamento térmico da casa em si é os vãos - janelas/portas - em que se deve apostar em caixilharia decente e vidro duplo a sério, porque estes elementos é que são o 'elo mais fraco' a nível de térmica e nem capoto de 110 salva depois um espaço que tenha vidro simples ou 'duplo' manhoso.

Mas isto já é falar de construção nova, que não é o caso do tópico.
 
Um amigo meu tem algumas paredes de Trombe, funciona sim, mas apenas se tiver as suficientes viradas a sul, se for apenas algumas porque se ouviu falar bem nem vale a pena.....é um bom sistemas mas que exige uma arquitectura mais elaborada e que seja aceite pelo cliente....alem de ter de ser feito por um construtor muito responsável.
 
A solução seria para uma casa já construida, em 1870! hehe
Esqeci-me que cá temos fogão a lenha na sala de jantar/cozinha, pois estas não tem parede divisória.

O maior problema é mesmo as "frinchas" nas paredes em pedra de algumas divisões. Resolver este problema numa casa tão antiga seria bastante dispendioso. Algumas divisões do lado sul já foram reconstruidas de raiz.
Creio que por agora, a melhor solução será ficar na sala usufruindo do fogão a lenha.

O probela seria aquecer individualmente os quartos. Note-se que a casa além de ser antiga também é enorme, cerca de 700m2.
 
Aliás, na construção de uma casa nova - se for um projecto decente e bem pensado é fácil prever soluções que evitam e muito o uso de sistemas de aquecimento/arrefecimento, por via das tais leis que dizem que o ar quente sobre e o frio desce e, por exemplo, da parede de trombe.

Podes mostrar uma foto real? E explicar melhor como funciona?

Já agora, o arquitecto não quer enriquecer. Quer é levar o dono de obra à falência, pois não tem a menor noção do preço de determinadas soluções e materiais.

Nos EUA os arquitectos e projectistas são responsáveis pela derrapagem financeira de um projecto, cá ainda estamos muito longe disso.
 
É uma parede simples maciça de preferencia, separada do exterior com uma caixa de ar e um vidro.....só funciona nas fachadas que apanhem sol forte, no inverno o calor aquece a parede interior, e que é irradiado para o interior durante a noite, alem das aberturas que circulam o ar pela caixa de ar aquecendo-o durante o dia (á noite fecham-se).....de preferencia esta parede deve ser pintada de preto para absorver mais calor, embora por questões arquitectónicas nem sempre acontece como a foto abaixo.


No verão existe umas aberturas, que arejam o interior da caixa de ar, forçando o ar quente existente no seu interior (caixa de ar) a sair para o exterior.


Na casa do meu amigo, de inverno ás 23 da noite, se colocar a mão na parede pelo interior, está morna.....nos dias em que houver sol durante o dia, claro...senão não funciona, por isso tem de existir sempre um sistema a complementar.

images


trombe_funcionamento.gif
 
Última edição:
Back
Topo