Soluções de aquecimento interior-Qual a melhor?

Qual a melhor solução de aquecimento interior?

  • Aquecedor a electricidade

    Votes: 106 33,1%
  • Aquecedor a gasoleo

    Votes: 17 5,3%
  • Aquecedor a gás

    Votes: 63 19,7%
  • Outra. Qual?

    Votes: 134 41,9%

  • Total voters
    320
Um aquecedor elétrico não passa de uma resistência que absorve corrente elétrica e liberta calor. O rendimento é tipicamente pelos 100% da energia consumida para todos, portanto é um bocado de preferência pessoal. Se não é para estar ligado à internet, eu compraria um convector genérico. Podes sempre controlá-lo via tomadas com relógio "à moda antiga".

O Smart Space Heater S parece ter botões físicos e ser independente de "apps", portanto também podes usá-lo "fora da rede"
Acabei por comprar o Xiaomi Space Heater S mas tive de devolver... numa sala pequena com cerca de 20 metros quadrados e fechada não aqueceu o que se esperaria... Enfim...
 
Acabei por comprar o Xiaomi Space Heater S mas tive de devolver... numa sala pequena com cerca de 20 metros quadrados e fechada não aqueceu o que se esperaria... Enfim...
Podes desenvolver?
Seja como for se aquele não rendeu acho que nenhum que que também seja de 2000w vai render.
Ou optas por algo mais potente, ou tens de meter dois, em cantos opostos.
 
Já agora aproveito para dar feedback visto que acabei por comprar o raspador de cerâmica, e ajuda um pouco é verdade mas aquele queimado mais persistente esse não tem hipótese. Foi quando comprei este menino e agora sim, das vezes que já o utilizei aquilo é bem potente (tenho que usar luvas) mas acima de tudo eficaz. Quase que nem precisas de raspar ou fazer muita força, porque deixando amolecer uns minutos passando só um pano quase que sai tudo à primeira.

Agora, é bem carinho é verdade mas até ver está a compensar cada euro.
Cinza jornal humedecido não resolve?
 
Podes desenvolver?
Seja como for se aquele não rendeu acho que nenhum que que também seja de 2000w vai render.
Ou optas por algo mais potente, ou tens de meter dois, em cantos opostos.
Nós tínhamos um antigo aquecedor grande eléctrico a óleo e tínhamos o problema da demora a aquecer essa sala. Quando comprei este xiaomi queria ter algo parecido na potência de aquecimento mas mais rápido. Coloquei o Xiaomi na sala a aquecer durante cerca de 2h e quando entrei na sala senti que não tinha aquecido o espaço o mesmo do que o outro a óleo.
 
Se o Xiaomi não aqueceu o mesmo que o outro é porque tem menos potência, aqueceu menos, gastou menos.
Não há grande ciência nisto.
 
Nós tínhamos um antigo aquecedor grande eléctrico a óleo e tínhamos o problema da demora a aquecer essa sala. Quando comprei este xiaomi queria ter algo parecido na potência de aquecimento mas mais rápido. Coloquei o Xiaomi na sala a aquecer durante cerca de 2h e quando entrei na sala senti que não tinha aquecido o espaço o mesmo do que o outro a óleo.
De quantos watts era? 2500w provavelmente.
 
Cinza jornal humedecido não resolve?

Como disse, tal como o raspador há certas áreas do vidro que ficam tão queimados (os cantos p.e.) que só consegues tira-las aplicando muita força. Agora com esse produto a tarefa já fica mais acessível. Ocasionalmente ainda tens que fazer alguma força, mas no geral aquilo já sai super bem graças a ele como demoras metade do tempo a limpar o vidro.

E sim, esse truque da cinza ou de um bocado de carvão já foi usada mas sem grandes efeitos.
 
Num sistema de aquecimento central, é possível ter a caldeira a trabalhar apenas para o aquecimento central, sendo as AQS aquecidas por termoacumulador?

Recentemente remodelei a casa e retirei os radiadores (guardei na garagem) e a caldeira antiga a gás natural, que estava avariada, foi para a sucata. Mantive o termoacumulador, que tinha sido a solução temporária e económica quando a caldeira avariou, mas com o qual até estou satisfeito (uso tomada inteligente)

Entretanto este ano a minha fatura de electricidade vai disparar para o dobro (GE+ACP) e começo a arrepender me de ter desistido do gás natural, porque usar aquecedores convencionais vai ficar extremamente caro.

A instalação de ar condicionado não é viável por não ter onde colocar as máquinas exteriores.

Andei a ver o valor das caldeiras de condensação e é uma das opções mais baratas. Os radiadores já tenho, só teria que adicionar termostatos inteligentes.

A dúvida é se posso ter este sistema em off e ele apenas trabalhar quando eu ligar o aquecimento. Ou seja, usar apenas o aquecimento e não a opção de AQS, que se manteria no termoacumulador.
 
A dúvida é se posso ter este sistema em off e ele apenas trabalhar quando eu ligar o aquecimento. Ou seja, usar apenas o aquecimento e não a opção de AQS, que se manteria no termoacumulador.

Diria que basta não ligares a saída de AQS da Caldeira, e não vais usar a caldeira para aquecer água do banho :-) Agora... Se prevês que a caldeira seja mais barata para aquecer água para climatização, também o será para AQS!
 
Boa noite a todos. Vou adquirir uma moradia nova que tem pre-instalacao de AC. A casa tem 2 pisos. Alguém recomenda alguma empresa na zona de Coimbra?

Passei pelas casas da praxe e levam quase 300 de instalação por cada unidade interior...

Obrigado
 
Boa tarde.
Vou alterar de residencia em março, a nova será perto de Lamego (cerca 40km), como tal fica numa região mais interior e fria.
Tem area cerca 120 m2, dois pisos + sotão (garagem nivel do solo + 3 quartos, sala, cozinha, wc no 1º andar), já conta com lareira na cozinha (tradicional, aberta, s/recuperador e num canto exterior). Minha ideia será reaproveitar o espaço/chaminé para colocar salamandra sem recuperador de calor (lenha) mas colocar tubo no interior do espaço de "lareira" e associar ventilador centrifugo no sotão e daí derivar um tubo para cada divisão por forma a funcionar como recuperador para toda a casa (cada saida no tecto terá respiro c/controlo fluxo de ar)

Uma salamandra será capaz de manter casa quente (foco durante o dia na cozinha, wc e um dos quartos que será usado como escritório para trabalho, fim dia/noite foco no wc e 2 quartos)?
Alguem tem um sistema semelhante possa dar feedback?
Alguma salamandra que recomendem (orçamento total será dentro 1800€)?

rascunho da planta
xJ2T8vy.jpeg
 
Última edição:
Boa tarde.
Vou alterar de residencia em março, a nova será perto de Lamego (cerca 40km), como tal fica numa região mais interior e fria.
Tem area cerca 120 m2, dois pisos + sotão (garagem nivel do solo + 3 quartos, sala, cozinha, wc no 1º andar), já conta com lareira na cozinha (tradicional, aberta, s/recuperador e num canto exterior). Minha ideia será reaproveitar o espaço/chaminé para colocar salamandra sem recuperador de calor (lenha) mas colocar tubo no interior do espaço de "lareira" e associar ventilador centrifugo no sotão e daí derivar um tubo para cada divisão por forma a funcionar como recuperador para toda a casa (cada saida no tecto terá respiro c/controlo fluxo de ar)

Uma salamandra será capaz de manter casa quente (foco durante o dia na cozinha, wc e um dos quartos que será usado como escritório para trabalho, fim dia/noite foco no wc e 2 quartos)?
Alguem tem um sistema semelhante possa dar feedback?
Alguma salamandra que recomendem (orçamento total será dentro 1800€)?

rascunho da planta
Para o efeito que queres tens recuperadores de calar específicos para o efeito.
De que forma queres tu ir “buscar” o calor se for uma salamandra?
 
Tenho moradia com dois andares e salamandra no andar de baixo.
Esta um pouco afastado "do meio" e a zona de baixo fica quente, claro que demora a aquecer a divisão mais afastada mas fica confortável.
São cerca de 70m2
Sem fazer obras é o ideal, recomendo escolher uma salamandra com o maior rendimento possivel.
 
Tenho moradia com dois andares e salamandra no andar de baixo.
Esta um pouco afastado "do meio" e a zona de baixo fica quente, claro que demora a aquecer a divisão mais afastada mas fica confortável.
São cerca de 70m2
Sem fazer obras é o ideal, recomendo escolher uma salamandra com o maior rendimento possivel.
Não deves ter lido o que o user acima disse…nada tem a ver com isso.
 
Ele pode sim fazer um sistema daquela género mas em vez de um salamandra tem de usar um recuperador de calor próprio para o efeito, em que depois vai ter uma caixa distribuidora de ar quente.
 
Para o efeito que queres tens recuperadores de calar específicos para o efeito.
De que forma queres tu ir “buscar” o calor se for uma salamandra?
Pois... Salamandra poderá nao ser o nome mais indicado :D
O que pesquisei usa recuperador no "buraco" da lareira e o espaço excedente funciona como caixa de ar para aquecimento. Interior chaminé é isolado, deixa só saida para os tubos, no sotão leva ventilador e os tubos de distribuicão (tubo isolado)

Minhas dúvidas prendem-se com facto casa ser grande: um recuperador sera capaz aquecer pelo menos metade da casa (umas 3 divisoes em simultâneo)? se sim, as perdas nos tubos são significativas, inviabiliza o projecto? Que recuperador usar?
Daí ser interessante ouvir opinião de quem possa ter algo semelhante.
 
Back
Topo