Soluções de aquecimento interior-Qual a melhor?

Qual a melhor solução de aquecimento interior?

• Aquecedor a electricidade

Votes: 79 29,8%
  • Aquecedor a gasoleo

Votes: 17 6,4%
  • Aquecedor a gás

Votes: 54 20,4%
  • Outra. Qual?

Votes: 115 43,4%

• Total voters
    265

Paulobo

Power Member
Tenho o mesmo problema de toda a gente e agora com os confinamentos isto ainda agravou.
Parece-me unânime que a melhor solução de aquecimento será sempre o AC (inverter) no entanto não sei como contornam a questão elétrica, nomeadamente:

Potência (tenho 6,9Kva e placa indução, forno eletrico e Termoacumulador 100L) - quase de certeza teria de passar a 10,35Kva no minimo?
Ligação ao quadro? Passa por fora?
Quadro elétrico (precisa de instalação própria, penso eu)

Obrigado.
Só no inicio é que o AC gasta um pouco.... entre 1000/1500 W, depois passa para 500/800 W. Tenho 6.9 K e ligo por norma 3 AC e o que for necessário ligar na cozinha sem problemas.

Só tenho de ter cuidado quando acrescento Maq. de Lavar roupa/secar roupa/lavar loiça....

tgferreira_13

Power Member
Não se preocupem com o gasto do AC em termos da potência imediata necessária e a potência que têm contratada (regra geral).

Cá em casa tenho 4.6kVA e por norma tenho uma combinação do seguinte ligado:

2 ACS (18k BTU + 12k BTU)
Desumidificador
Máquina de lavar roupa e/ou máquina de lavar loiça

Ocasionalmente ainda ligo o termoventilador no WC (1 a 2kW, conforme queira). Se sentir que estou perto de abusar, vejo no Shelly antes de mandar a luz abaixo mas até ver, nunca me aconteceu - e ainda hoje tive o forno, ACs, TV, desumidificador, luzes garagem (creio que rondam uns 500W no total), etc.

O problema maior é mesmo o gasto acumulado e a fatura da luz (principalmente se tiverem fraco isolamento, como eu :D )

dmanuel

Power Member
Não se preocupem com o gasto do AC em termos da potência imediata necessária e a potência que têm contratada (regra geral).

Cá em casa tenho 4.6kVA e por norma tenho uma combinação do seguinte ligado:

2 ACS (18k BTU + 12k BTU)
Desumidificador
Máquina de lavar roupa e/ou máquina de lavar loiça

Ocasionalmente ainda ligo o termoventilador no WC (1 a 2kW, conforme queira). Se sentir que estou perto de abusar, vejo no Shelly antes de mandar a luz abaixo mas até ver, nunca me aconteceu - e ainda hoje tive o forno, ACs, TV, desumidificador, luzes garagem (creio que rondam uns 500W no total), etc.

O problema maior é mesmo o gasto acumulado e a fatura da luz (principalmente se tiverem fraco isolamento, como eu :D )

Pagas quê, uns 100/120€ mês?

tgferreira_13

Power Member
Pagas quê, uns 100/120€ mês?

Não te vou dar o preço exacto porque não o tenho mas posso dar em Kw gastos por mês:
-Outubro: 250kw
-Novembro: 420kw
-Dezembro: 750kw
-Janeiro: pela previsão, estou a apontar para 900kw +/-

Valores ridículos, portanto. Assumindo um COP de ~4 e considerando que eu gasto uma média de 100/150kw no verão, isto quer dizer que em Janeiro (em média) estive a injectar 100kw de calor (~25kw electricidade) diariamente na casa para mesmo assim não a ter a uma temperatura confortável sempre (tenho dois quartos completamente fechados onde a temperatura anda na casa dos 7-9ºC).

dmanuel

Power Member
Não te vou dar o preço exacto porque não o tenho mas posso dar em Kw gastos por mês:
-Outubro: 250kw
-Novembro: 420kw
-Dezembro: 750kw
-Janeiro: pela previsão, estou a apontar para 900kw +/-

Valores ridículos, portanto. Assumindo um COP de ~4 e considerando que eu gasto uma média de 100/150kw no verão, isto quer dizer que em Janeiro (em média) estive a injectar 100kw de calor (~25kw electricidade) diariamente na casa para mesmo assim não a ter a uma temperatura confortável sempre (tenho dois quartos completamente fechados onde a temperatura anda na casa dos 7-9ºC).

Moradia ou apartamento?

tgferreira_13

Power Member
Moradia ou apartamento?

Moradia geminada (por isso ainda é pior, uma vez que em duas paredes laterais ficam encostadas a outras casas). Leia-se: a performance térmica da casa devia ser muito melhor.

Assim que passe este período de isolamento (e que tenha a certeza que não estou infectado :P ), vou abrir acesso ao sótão e isolar com lã mineral (no chão do sótão). Espero com isso melhorar drasticamente a performance energética da casa. Se isso não melhorar... só me sobram paredes!

timber

Zwame Advisor
Conheço quem tenha trocado a caldeira a gasóleo por uma caldeira a lenha.

Não sei se faz sentido ou não, pessoalmente não tenho grande simpatia pela solução mas é só para reportar.

dmanuel

Power Member
Moradia geminada (por isso ainda é pior, uma vez que em duas paredes laterais ficam encostadas a outras casas). Leia-se: a performance térmica da casa devia ser muito melhor.

Assim que passe este período de isolamento (e que tenha a certeza que não estou infectado :P ), vou abrir acesso ao sótão e isolar com lã mineral (no chão do sótão). Espero com isso melhorar drasticamente a performance energética da casa. Se isso não melhorar... só me sobram paredes!

Só se fazeres isso acredita que vai melhorar muito. Mete é no mínimo 100mm.
Não precisas abrir acesso. Se levares meia dúzia de telhas não tens acesso?

tgferreira_13

Power Member
Só se fazeres isso acredita que vai melhorar muito. Mete é no mínimo 100mm.
Não precisas abrir acesso. Se levares meia dúzia de telhas não tens acesso?

Fica mais perigoso ir pela rua (a escada não chega lá sequer). Prefiro abrir por dentro e colocar uma tampa para ter acesso quando quiser + possivelmente fazer umas escadas temporárias de madeira.

Estava a pensar apontar para duas camadas na casa dos 15/16cm, conforme a altura de pé direito que tenha (a intenção é depois poder utilizar este material para isolar o sótão, caso um dia o arranje).

dmanuel

Power Member
Fica mais perigoso ir pela rua (a escada não chega lá sequer). Prefiro abrir por dentro e colocar uma tampa para ter acesso quando quiser + possivelmente fazer umas escadas temporárias de madeira.

Estava a pensar apontar para duas camadas na casa dos 15/16cm, conforme a altura de pé direito que tenha (a intenção é depois poder utilizar este material para isolar o sótão, caso um dia o arranje).

É que essa passagem vai ser mais um ponto de fuga de calor/entrada de frio.

tgferreira_13

Power Member
O sótão não tem as telhas à vista (dizem, ainda não fui comprovar e a empresa construtora já foi apanhada a mentir noutras coisas). Das paredes não creio que seja (tanto quanto pelo sótão) pelo seguinte: o quarto está na parede virada a sul (e a sala a norte). As perdas energéticas no quarto e na sala são comparáveis apesar de terem exposições solares totalmente diferentes. A caixilharia destas duas divisões é nova e de excelente performance térmica portanto também não será por ai.

É claro que é difícil estar a comparar as divisões individualmente (uma vez que fazem parte de um todo). Mas, outro teste que fiz foi ver as temperaturas nos WCs (que têm tecto falso) e têm a mesma exposição solar do que o quarto (ou pior, porque o vidro da janela além de pequeno, é fosco). O que observei foi que os WCs (mesmo um que não é utilizado de todo e estava fechado há vários dias) tinham uma temperatura superior à do quarto, ao final do dia (apesar do quarto ter tido o AC ligado durante a noite). Ora, por exclusão de partes, sobra o tecto como elemento responsável (não estou a dizer que as paredes também não o sejam mas possivelmente são em menor percentagem quando comparado ao telhado).

Quanto a mudar as paredes exteriores: quero acreditar que na face norte (não queria colocar na sul, visível da estrada) que os vizinhos não me iam arranjar problemas ao querer melhorar a eficiência térmica da casa - até porque acabariam por beneficiar disso mesmo, tendo em conta que temos as casas encostadas).

Infelizmente a obra está em pausa até pelo menos inícios de Fevereiro (e mesmo nessa altura, terei que avaliar porque há sempre algum risco em se estar a subir pelo escadote acima e os hospitais não estão para brincadeiras :) ).