Soluções de aquecimento interior-Qual a melhor?

Qual a melhor solução de aquecimento interior?

  • Aquecedor a electricidade

    Votes: 106 33,1%
  • Aquecedor a gasoleo

    Votes: 17 5,3%
  • Aquecedor a gás

    Votes: 63 19,7%
  • Outra. Qual?

    Votes: 134 41,9%

  • Total voters
    320
TG, já te tento calcularv isso mais tarde. Envia-me a tua localidade por MP ... Outra coisa tens termômetro daqueles baratos que dá para apontar e saber a temperatura de uma superfície?
 
Andei nas últimas semanas em experiências, sinceramente a ideia com que fiquei é: ou se investe a sério num ar condicionado, ou mais vale apenas usar termoventiladores baratos. Pelo menos em casos similares, com salas grandes, várias janelas e casa antiga em que o isolamento térmico é péssimo.

-Experimentei o aquecedor a gás da Galp, supostamente o melhor, mesmo estando algumas horas ligado e sempre na potência máxima (4000w!) mas nunca se fez sentir uma temperatura agradável. Era uma ligeira melhoria, mas o efeito muito negativo de ficar um cheiro forte que obriga a abrir uma janela eventualmente, e como consequência perder o pouco calor conseguido.

-Depois de devolver, experimentei um convetor Delonghi, de 2000w e com uma ventoinha. Estava curioso porque agora já era eléctrico e supostamente criava um ambiente agradável por o ar ir para cima e não diretamente para pessoa. É verdade que ficava um ambiente bastante leve, mas por outro lado também nunca chegou a acontecer em condições.

-Finalmente, depois de devolver o convetor, virei-me para um termoventilador antigo, de 2000w, comprei outro de 20€ também de 2000w, os dois a funcionar em simultâneo e num ápice a sala fica quente. Dependendo da hora e da temperatura às vezes até basta um. Tem a desvantagem de ficar um ambiente mais abafado, mas comparativamente com o convetor que dispersa o ar, fica ali concentrado na zona do sofá, nota-se muito mais. Tem também a vantagem de simplesmente se levar aquilo de um lado para o outro se for preciso aquecer algum quarto ou escritório.

Não experimentei o aquecedor a óleo nem os emissores térmicos mas duvido muito que faça diferença. A potência é a mesma, é tudo à volta dos 2000w... não cheguei a experimentar nenhum de 2400w, que também se costuma ver, mas não acredito que fosse fazer diferença.

Idealmente preferia ter um ar condicionado, mas sendo um investimento grande, os pequenos e baratos termoventiladores sinceramente foram o que melhor resultado deram comparados com os outros de 112€ e 75€, respetivamente... mais vale ligar enquanto se está lá e depois desligar do que estar horas a fio com outra coisa. Além de que se se ligar apenas um são cerca 30 cêntimos por hora; mais o preço de 15/20€, fica bastante em conta. Isso mais um desumidificador que já tinha e acho que não é preciso mais nada.
 
Pessoal, substituir a caldeira a gasóleo por uma bomba de calor terei uma poupança muito substancial no consumo certo? É que ainda custa uns 6000€
Depende.

Da tua caldeira actual e do preço do gasóleo.

A 1€ por litro, convertendo e tomando em conta a eficiência a 90% cada kWh sairá a 0.11€

Uma bomba de calor de alta temperatura é cara, e 6000€ são 6000l de gasóleo.

Gás natural não é opção?
 
Eu tenho AC, mas sinceramente gosto mais de o usar no Verão que no Inverno.

Como cresci sempre com uma lareira, gosto de sentir uma fonte de calor, e estar reunido à volta dela.

Comprei um Galp Hotspot hoje. Vamos ver como corre.
 
Eu tenho AC, mas sinceramente gosto mais de o usar no Verão que no Inverno.

Como cresci sempre com uma lareira, gosto de sentir uma fonte de calor, e estar reunido à volta dela.

Comprei um Galp Hotspot hoje. Vamos ver como corre.

Não faz qualquer sentido estar a pagar por uma fonte de calor mais cara, menos eficiente e que além disso precisa de ar novo ou existe acumulação de CO2 e CO.

Mesmo nenhum.

Se é pela "fonte de calor" compra um aquecedor de infravermelhos.
 
Tenho o mesmo problema de toda a gente e agora com os confinamentos isto ainda agravou.
Parece-me unânime que a melhor solução de aquecimento será sempre o AC (inverter) no entanto não sei como contornam a questão elétrica, nomeadamente:

Potência (tenho 6,9Kva e placa indução, forno eletrico e Termoacumulador 100L) - quase de certeza teria de passar a 10,35Kva no minimo?
Ligação ao quadro? Passa por fora?
Quadro elétrico (precisa de instalação própria, penso eu)

Obrigado.
 
Tenho o mesmo problema de toda a gente e agora com os confinamentos isto ainda agravou.
Parece-me unânime que a melhor solução de aquecimento será sempre o AC (inverter) no entanto não sei como contornam a questão elétrica, nomeadamente:

Potência (tenho 6,9Kva e placa indução, forno eletrico e Termoacumulador 100L) - quase de certeza teria de passar a 10,35Kva no minimo?
Ligação ao quadro? Passa por fora?
Quadro elétrico (precisa de instalação própria, penso eu)

Obrigado.
Tenho isso tudo que tens, claro que não posso ter tudo ligado ao mesmo tempo, mas aguenta. Não tenho sequer gás em casa.
 
Tenho o mesmo problema de toda a gente e agora com os confinamentos isto ainda agravou.
Parece-me unânime que a melhor solução de aquecimento será sempre o AC (inverter) no entanto não sei como contornam a questão elétrica, nomeadamente:

Potência (tenho 6,9Kva e placa indução, forno eletrico e Termoacumulador 100L) - quase de certeza teria de passar a 10,35Kva no minimo?
Ligação ao quadro? Passa por fora?
Quadro elétrico (precisa de instalação própria, penso eu)

Obrigado.
Só no inicio é que o AC gasta um pouco.... entre 1000/1500 W, depois passa para 500/800 W. Tenho 6.9 K e ligo por norma 3 AC e o que for necessário ligar na cozinha sem problemas.

Só tenho de ter cuidado quando acrescento Maq. de Lavar roupa/secar roupa/lavar loiça....
 
Não se preocupem com o gasto do AC em termos da potência imediata necessária e a potência que têm contratada (regra geral).

Cá em casa tenho 4.6kVA e por norma tenho uma combinação do seguinte ligado:

2 ACS (18k BTU + 12k BTU)
Desumidificador
Máquina de lavar roupa e/ou máquina de lavar loiça

Ocasionalmente ainda ligo o termoventilador no WC (1 a 2kW, conforme queira). Se sentir que estou perto de abusar, vejo no Shelly antes de mandar a luz abaixo mas até ver, nunca me aconteceu - e ainda hoje tive o forno, ACs, TV, desumidificador, luzes garagem (creio que rondam uns 500W no total), etc.

O problema maior é mesmo o gasto acumulado e a fatura da luz (principalmente se tiverem fraco isolamento, como eu :D )
 
Não se preocupem com o gasto do AC em termos da potência imediata necessária e a potência que têm contratada (regra geral).

Cá em casa tenho 4.6kVA e por norma tenho uma combinação do seguinte ligado:

2 ACS (18k BTU + 12k BTU)
Desumidificador
Máquina de lavar roupa e/ou máquina de lavar loiça

Ocasionalmente ainda ligo o termoventilador no WC (1 a 2kW, conforme queira). Se sentir que estou perto de abusar, vejo no Shelly antes de mandar a luz abaixo mas até ver, nunca me aconteceu - e ainda hoje tive o forno, ACs, TV, desumidificador, luzes garagem (creio que rondam uns 500W no total), etc.

O problema maior é mesmo o gasto acumulado e a fatura da luz (principalmente se tiverem fraco isolamento, como eu :D )

Pagas quê, uns 100/120€ mês?
 
Pagas quê, uns 100/120€ mês?

Não te vou dar o preço exacto porque não o tenho mas posso dar em Kw gastos por mês:
-Outubro: 250kw
-Novembro: 420kw
-Dezembro: 750kw
-Janeiro: pela previsão, estou a apontar para 900kw +/-

Valores ridículos, portanto. Assumindo um COP de ~4 e considerando que eu gasto uma média de 100/150kw no verão, isto quer dizer que em Janeiro (em média) estive a injectar 100kw de calor (~25kw electricidade) diariamente na casa para mesmo assim não a ter a uma temperatura confortável sempre (tenho dois quartos completamente fechados onde a temperatura anda na casa dos 7-9ºC).
 
Não te vou dar o preço exacto porque não o tenho mas posso dar em Kw gastos por mês:
-Outubro: 250kw
-Novembro: 420kw
-Dezembro: 750kw
-Janeiro: pela previsão, estou a apontar para 900kw +/-

Valores ridículos, portanto. Assumindo um COP de ~4 e considerando que eu gasto uma média de 100/150kw no verão, isto quer dizer que em Janeiro (em média) estive a injectar 100kw de calor (~25kw electricidade) diariamente na casa para mesmo assim não a ter a uma temperatura confortável sempre (tenho dois quartos completamente fechados onde a temperatura anda na casa dos 7-9ºC).

Moradia ou apartamento?
 
Moradia ou apartamento?

Moradia geminada (por isso ainda é pior, uma vez que em duas paredes laterais ficam encostadas a outras casas). Leia-se: a performance térmica da casa devia ser muito melhor.

Assim que passe este período de isolamento (e que tenha a certeza que não estou infectado :P ), vou abrir acesso ao sótão e isolar com lã mineral (no chão do sótão). Espero com isso melhorar drasticamente a performance energética da casa. Se isso não melhorar... só me sobram paredes!
 
Back
Topo