1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Soluções de Áudio para PC Gaming (headphones / headsets / etc.)

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por fakemeta, 18 de Agosto de 2016. (Respostas: 177; Visualizações: 17635)

1. fakemeta

fakemeta Power Member

Este tópico é dedicado a soluções de áudio para gaming no computador.
    Espero que seja particularmente útil a quem está à procura de headsets ou headphones para gaming.

Índice

Prioridades

Existem 2 tipos de pessoas quando vão comprar alguma coisa: as que compram pela primeira vez; e as que vão fazer upgrade. Como o orçamento muitas vezes é curto, decidi criar uma lista de prioridades, a começar por aquilo que acho mais importante.

1. Headphones / Headsets - Isto é o essencial e acho que todos estamos de acordo. Não vale a pena começar por outro lado. Uns headsets são uns headphones com microfone incluído, entre outras coisas. Vamos falar disso mais à frente.

2. Microfone - Se tiverem um headset não é preciso pois como disse em cima ele vem incluído. No entanto, se tiverem uns headphones e quiserem falar online vão precisar de o comprar à parte.

3. Processamento de Áudio - Está no fim da lista porque a maior parte das pessoas não compra ou não dá importância. Todas as motherboards têm um DAC e um amplificador de headphones incorporado, contudo, há quem prefira que o processamento e amplificação do sinal seja feito numa unidade dedicada, tais como placas de som internas ou DACs / Amplificadores externos.

Informações Adicionais
    • Os preços mencionados são uma média dos preços que estão nas lojas portuguesas e europeias.
    • Podem ver se os produtos estão disponíveis em Portugal no Comparador Zwame e utilizar o Tropical Price para procurar na Amazon.
    • Muita informação foi retirada de artigos do reddit.

Última edição: 18 de Agosto de 2016
  2. fakemeta

fakemeta Power Member

Headphones

Há aspectos importantes na altura de comprar uns headphones, tais como:
    • Conforto - Nem todos os headphones são confortáveis em longas sessões gaming. Se não poderem experimentar, procurem por reviews em sites da especialidade.

• Abertos, Semi Abertos ou Fechados - Regra geral, headphones abertos têm um palco maior, o que se revela uma vantagem em jogos FPS devido à melhor percepção de sons direccionais. Headphones fechados tem a vantagem de isolar o ruído exterior. Headphones Semi Abertos são um misto entre ambos.

• Impedância - A maior parte dos headphones à venda tem uma impedância de 32 a 600 Ω. Algumas motherboards (especialmente as de baixo custo) não se dão bem com headphones de alta impedância por isso cuidado com o que compram. Altas impedâncias (> 100 Ω) requerem um bom amplificador.

Superlux HD681 Semi Abertos, ~20€

Superlux HD668B Semi Abertos, ~30€

Takstar HD 2000 Fechados, ~34€

Samson SR850 Semi Abertos, ~38€

Takstar PRO 80 Fechados, ~70€

Sennheiser HD 558 Abertos, ~135€

Beyerdynamic DT 990 PRO Abertos, ~145€

3. fakemeta

fakemeta Power Member

Microfones

Existem vários tipos de microfone (dinâmico vs condensador; omnidirecional vs direcional) mas não é meu objetivo falar sobre isso. Vou só mostrar quais são os microfones mais recomendados.

Zalman ZM-MIC1 dinâmico, omnidirecional, ~7€

Sony ECM-CS3 dinâmico, condensador electret, ~27€
    V-MODA BoomPro dinâmico, omnidirecional, ~29€ (NOTA: Só é compatível com alguns modelos de headphones)

Antlion ModMic 4.0 dinâmico, omnidirecional, ~47€ (NOTA: Também disponível em unidirecional pelo mesmo preço)

Blue Snowball condensador, cardiod, ~52€ (NOTA: Também disponível em omnidirecional por 75€)

Samson Meteor condensador, cardiod, ~57€

Última edição: 1 de Novembro de 2016
  4. fakemeta

fakemeta Power Member

Processamento de Áudio

Este é o extra que muita gente passa à frente por uma simples razão: As motherboards já incluem um DAC e amplificador de headphones que serve para 95% das pessoas. Mas existem aqueles 5% que querem algo melhor.

Eu só costumo recomendar uma placa de som / DAC externo a quem não está satisfeito com o desempenho do chip onboard ou a quem tem headphones de alta impedância. Para quem tem problemas de interferências EMI/RFI acho que o caminho a seguir é um DAC (+AMP) externo com ligação por USB ou TOSLINK.

Placas de som internas

Creative Sound Blaster Audigy RX ~60€

Creative Sound Blaster Z ~100€

DACs e Amplificadores externos

Creative Sound Blaster E1 entrada USB, ~50€

Asus Xonar U7 entrada USB, ~75€ (NOTA: existe uma versão mais barata para colunas 5.1 por ~65€)

Creative Sound Blaster X-FI HD entrada USB e TOSLINK, ~80€

Fiio OLYMPUS 2-E10K entrada USB, ~85€ (NOTA: não tem entrada analógica para microfone)

Creative Sound Blaster E5 entrada USB e TOSLINK, ~200€

Schiit Modi 2 (DAC) + Schiit Magni 2 (AMP) entrada USB, custo do conjunto: 240€ (NOTA: a versão Modi 2 Uber tem entrada TOSLINK e COAXIAL mas custa mais ~55€)

5. fakemeta

fakemeta Power Member

Headsets Gaming

Vantagens
    - É um verdadeiro all-in-one

Desvantagens
    - Tendem a ser caros para o que oferecem
    - Pelo mesmo preço compram-se headphones de superior qualidade sonora e de construção
    - Normalmente a qualidade do microfone é uma coisa secundária
    - Headsets USB tem o seu próprio DAC + AMP, bem como um software próprio (inútil)
    - Pagam o marketing e outras coisas tais como bling bling e LEDs

Como podem ver existem muitas desvantagens nos headsets gaming mas ainda assim vou fazer uma lista daqueles que considero os melhores.

Headsets com ligação analógica

Plantronics GameCom 388 ~30€

Logitech G230 ~55€

Creative Sound Blaster H3 ~56€

Kingston HyperX Cloud Stinger ~60€

Kingston HyperX Cloud ~80€

Asus STRIX 2.0 ~89€

Creative Sound Blaster H5 ~100€

Sennheiser G4ME ONE ~165€

Sennheiser G4ME ZERO ~173€

Beyerdynamic MMX 300 ~300€

Audio-Technica ATH-AG1X ~330€

Headsets com ligação digital

Logitech G430 ~75€

Kingston HyperX Cloud II ~100€

Creative Sound Blaster H7 ~125€

Logitech G633 ~140€

Última edição: 1 de Novembro de 2016
  6. fakemeta

fakemeta Power Member

Recomendações

Combos sem DAC / Amplificador externo

Até 50€ - Superlux HD668B ou Samson SR850 + Zalman ZM-MIC1
    Até 75€ - Superlux HD668B ou Samson SR850 + Sony ECM-CS3
    Até 100€ - Takstar PRO 80 + Sony ECM-CS3 ou Samson SR850 + Blue Snowball
    Até 150€ - Takstar PRO 80 + Blue Snowball ou Antlion ModMic 4.0
    Até 200€ - Sennheiser HD 558 + Blue Snowball ou Antlion ModMic 4.0

Combos com DAC / Amplificador externo

Até 150€ - Superlux HD668B ou Samson SR850 + Sony ECM-CS3 + Fiio OLYMPUS 2-E10K
    Até 200€ - Takstar PRO 80 + Sony ECM-CS3 + Fiio OLYMPUS 2-E10K
    Até 300€ - Sennheiser HD 558 + Blue Snowball + Fiio OLYMPUS 2-E10K

Última edição: 22 de Agosto de 2016
  7. mata-pombos

mata-pombos Colaborador
    Staff Member

Boa iniciativa. :)

8. trgl

trgl Power Member

Muito bom... excelente trabalho.

9. VrumVRum

VrumVRum Power Member

Parabens pelas recomendacoes. Ja ajuda muita gente ;)

10. Varik

Varik Power Member

Boa tarde.

estou a pensar no seguinte Setup
    Sennheiser HD 598 + Samson Meteor + Fiio OLYMPUS 2-E10K

Vale apena? hé opções melhores para o price range ?

Obrigado,

11. fakemeta

fakemeta Power Member

O amp não é necessário. Eu só o comprava caso o som onboard fosse ruim ou tivesse interferências.
    Em relação ao microfone vais fazer vídeos para o youtube, streaming ou coisas do género? Se for só para falar in-game não precisas de um micro tão caro.

Overall é um bom combo, é isso o que interessa :)

12. sabman

sabman Power Member

Muito bom... excelente trabalho :)

13. systo

systo Power Member

Os Takstar PRO 80 são mesmo fechados ou são mais do genero fechados como os CAL? Os CAL estão classificados como fechados mas são semi-abertos, isolam pouco.

14. fakemeta

fakemeta Power Member

Os Pro 80 são mesmo fechados.

15. zh3ng

zh3ng Power Member

Excelente iniciativa e guia!
    Em termos de headsets, pessoalmente sempre dei preferência aos produtos da Sennheiser, mas penso que a Audio-Technica está a fazer-se uma boa """concorrente""" (pratica preços bastante elevados!!). Qualidade-preço rondam os Logitech e os Hyper-X. Os da Creative nunca tive contacto, somente com placas de som Creative Sound Blaster Audigy 2 e Creative Sound Blaster X-Fi Fatal1ty, ambas excelentes na altura.

Alguém se lembra destes Zalman quando começaram a surgir os primeiros headphones 5.1?

16. Aakeonan

Aakeonan Power Member

Excelente iniciativa.

Permitam-me uma sugestão: Abrir o tópico também a sistemas de som/colunas.

17. kawaii+

kawaii+ Power Member

Não recomendam o hyperX core? é mais barato alguma desvantagem?

18. fakemeta

fakemeta Power Member

Sim também são recomendados. Os Core são uns II com menos acessórios.

19. vYz

vYz

20. Qaz.xc

Qaz.xc Power Member

Estou indeciso entre os Takstar PRO 80 e os Cloud II, eu quero gaming mas também música horas seguidas... no entanto, reviews para o takstar PRO 80 são escassas... :(

Partilhar esta Página