Soluções Home Server

Para isso que queres fazer dos backups o Clarkconnect já tem uma aplicação instalada. É só configurar via browser.

Para configurares o samba tens de mexer no smb.conf e para isso ou fazes via gedit/kedit ou outro quando tens X ou então é mesmo á lá pata.
 
Pelo o que tenho visto, a vantagem do home server é mesmo já trazer tudo de origem. Instalar e tá praticamente configurado.

O que eu quero fazer mesmo é ter um P IV 3.0 GHz com 512 de RAM (vou por mais um giga) lá com o ubuntu, por exemplo, com wine para o office e tal. Eu queria também era meter mais uma placa de rede e para o ter ligado ao meu computador principal com uma velocidade de 1 Gbps mas ao mesmo tempo ter-lo ligado ao meu router asus para fazer partilha da rede por wireless e para ter net noutro computadores que se ligassem por cabo, mas neste caso 1000 Mbps por ser limitação do router. Com isto teria que configurar no ubuntu para ele partilhar a rede do router (que entra por uma placa de rede) com a rede que fica nesse momento feita com o meu fixo principal a 1 Gbps. Ou seja, juntar tudo pelo computador. Depois disto tudo feito iria-lhe meter um disco de 1 TB (pior compra que ja fiz até agora, não me compensou em nada) nele para me fazer um backup do fixo principal (daí precisar de 1 Gbps) todos os dias á meia noite, por exemplo, e ao portatil e afins. Ou seja, ter tipo raid, mas em vez de ser no computador, é o servidor que guarda tudo. Esse tal samba dá para fazer isto? Um dos meus problemas é que embora tenho umas noçoes de linha de comandos unix, detesto trabalhar por aí. Sei que isso domina no linux e é essencial, mas sempre que poder fugir, fujo. Esse samba tem interface simples?
cumpz

É pena, porque a Bash é mesmo excelente, e consegues fazer coisas que não fazes com GUI's. Mas eu postei um link cheio de GUI's para o Samba, não precisas da linha de comandos, AFAIK.

Quanto aos backups, não precisas de 1Gbps, nem nada que se pareça, visto que qualquer ferramenta de jeito (até o Simple Backup do Ubuntu) faz backups "incrementais", ou seja, apenas transfere os dados completos uma vez e depois nos outros dias só transfere aquilo que estiver diferente, ou seja, se alterares um byte num ficheiro de 3GB ele só manda o byte.
Portanto, a não ser que cries novos ficheiros de vários gigas todos os dias, até 10Mbps chegam.
 
É pena, porque a Bash é mesmo excelente, e consegues fazer coisas que não fazes com GUI's. Mas eu postei um link cheio de GUI's para o Samba, não precisas da linha de comandos, AFAIK.

Quanto aos backups, não precisas de 1Gbps, nem nada que se pareça, visto que qualquer ferramenta de jeito (até o Simple Backup do Ubuntu) faz backups "incrementais", ou seja, apenas transfere os dados completos uma vez e depois nos outros dias só transfere aquilo que estiver diferente, ou seja, se alterares um byte num ficheiro de 3GB ele só manda o byte.
Portanto, a não ser que cries novos ficheiros de vários gigas todos os dias, até 10Mbps chegam.
Hum... Eu curti este:
vejam o eBox ( http://ebox-platform.com/ ) simples e eficaz.

Começei a usar recentemente e já acho um must-have :)

Como o rapaz diz, simples e eficaz. Mas o meu problema é não poder ter office nem nada que se pareça lá... Mas ainda vou falar ocm a minha mãe e ela se quiser que use o portatil... Vou ver ainda...
 
Mas podes ter office, se quiseres, deste género. É do género dos docs da google.

Outra solução interessante é o Webmin, com temas bem completos.
Webmin is a web-based interface for system administration for Unix. Using any modern web browser, you can setup user accounts, Apache, DNS, file sharing and much more. Webmin removes the need to manually edit Unix configuration files like /etc/passwd, and lets you manage a system from the console or remotely. See the standard modules page for a list of all the functions built into Webmin, or check out the screenshots.
 
Última edição:
Hum... Eu curti este:


Como o rapaz diz, simples e eficaz. Mas o meu problema é não poder ter office nem nada que se pareça lá... Mas ainda vou falar ocm a minha mãe e ela se quiser que use o portatil... Vou ver ainda...

Mas o eBox é apenas um pacote para o Ubuntu, quando descarregas a "iso" o que estás a descarregar é o Ubuntu com o eBox pré-instalado.
eBox Platform is an open source distribution and development framework, based on the Ubuntu Linux computer operating system, intended to manage services in a computer network.

Também podes simplesmente instalar o Ubuntu e instalar o eBox no Ubuntu, como eles dizem aqui: http://ebox-platform.com/community/installation-guide/

E sendo o Ubuntu, claro que podes instalar o Wine e mais o que quiseres.
 
tambem estou para montar um HomeServer com funçoes backup dos portateis que disponho, servidor para testes de paginas e melhor controlo da rede wireless..

Saiu na Exame Informatica de Janeiro 2009 um artigo sobre isto, utilizando o Windows Home Server, no entanto queria soluçoes para o ubuntu 8.04 (tenho este por ser LTS).

Que opçoes tomar para poder ter um homeserver com as funcionalidades ditas acima?!
 
Mas o eBox é apenas um pacote para o Ubuntu, quando descarregas a "iso" o que estás a descarregar é o Ubuntu com o eBox pré-instalado.


Também podes simplesmente instalar o Ubuntu e instalar o eBox no Ubuntu, como eles dizem aqui: http://ebox-platform.com/community/installation-guide/

E sendo o Ubuntu, claro que podes instalar o Wine e mais o que quiseres.

Antes era Debian, o que seria fantástico para mim agora. Fiquei bastante desiludido quando vi que tinham passado para Ubuntu.
 
tambem estou para montar um HomeServer com funçoes backup dos portateis que disponho, servidor para testes de paginas e melhor controlo da rede wireless..

Saiu na Exame Informatica de Janeiro 2009 um artigo sobre isto, utilizando o Windows Home Server, no entanto queria soluçoes para o ubuntu 8.04 (tenho este por ser LTS).

Que opçoes tomar para poder ter um homeserver com as funcionalidades ditas acima?!

Como disseram em cima, o eBox tem várias funções parecidas com o WHS.

Antes era Debian, o que seria fantástico para mim agora. Fiquei bastante desiludido quando vi que tinham passado para Ubuntu.
Mas o eBox é basicamente uma série de programas pré-instalados e configurados. Podes instalar todos manualmente, qual é o problema? Configurar um servidor Web e um servidor NFS para partilhar ficheiros não é muito dificil :|
A vantagem do eBox é ter tudo pré-configurado para quem não sabe fazer "man apache", mas se usas Debian suponho que não tens problemas desses.
 
Última edição:
hehehe... Sendo o eBox para ubuntu, melhor xD
Não tinha reparado nisso... Tou safo xD
Então, sendo assim, vou meter o ubuntu no disco de 1 TB e meto o de 80 GB aqui no fixo para docomentos e assim... Vou ter que me informar melhor de como tudo funciona. Eu pensei que esse eBox fosse tipo router pelas imagens que lá mostram.
 
Mas o eBox é basicamente uma série de programas pré-instalados e configurados. Podes instalar todos manualmente, qual é o problema? Configurar um servidor Web e um servidor NFS para partilhar ficheiros não é muito dificil :|
A vantagem do eBox é ter tudo pré-configurado para quem não sabe fazer "man apache", mas se usas Debian suponho que não tens problemas desses.

Todas as soluções são uma série de programas pré instalados e configurados. A questão que eu coloquei em Debian (ou CentOS por exemplo) vs Ubuntu foi a nível de estabilidade. O facto de ser eBox é só pela facilidade + features. Eu, como necessito de um sistema estável suficiente para produtividade, não pode ser baseado em Ubuntu Server.

Ao fim ao cabo, é uma thread de Home Servers, por isso estou um bocado fora do contexto.

Assim sendo, eBox parece ser, de facto, uma boa solução. Tentei testa-la no VirtualBox, mas depois da instalação não arrancou.

Para quem sabe alguma coisa (e tem disponibilidade), um sistema baseado numa distribuição em que confie e configurado de base por ele, há-de ser a solução.

Quanto a mim, ainda hei-de experimentar o ClarkConnect além do VirtualBox.
 
Antes era Debian, o que seria fantástico para mim agora. Fiquei bastante desiludido quando vi que tinham passado para Ubuntu.
Tb é para debian, têm repo's para o efeito ;)
Testei com lenny, agora n sei se tá up-to-date.

Installing eBox in Debian

You need to add the below source list to your /etc/apt/sources.list file and save this file

deb http://ebox-platform.com/debian/stable/ ebox/
deb http://ebox-platform.com/debian/stable/ extra/

If you have another MTA installed in your Debian box you will need to install Postfix from Debian sources before installing eBox.

Now you need to run the following commands

# apt-get update
# apt-get install ebox libebox \
ebox-network ebox-objects ebox-mail \
ebox-firewall ebox-logs ebox-samba \
ebox-dns-cache ebox-dhcp ebox-squid \
ebox-usersandgroups ebox-software ebox-ntp \
ebox-printers

This will install all the required eBox software.

link
 
Última edição:
Eles continuam com suporte para Debian, mas vai estar sempre uns meses atrasado em relação à versão Ubuntu porque a equipa é pequena.
 
Tb é para debian, têm repo's para o efeito ;)
Testei com lenny, agora n sei se tá up-to-date.


link

Aqui com lenny não está up:

Err http://ebox-platform.com extra/ Packages
404 Not Found
W: Falhou obter http://ebox-platform.com/debian/stable/ebox/Packages 404 Not Found

W: Falhou obter http://ebox-platform.com/debian/stable/extra/Packages 404 Not Found

E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.
 
Humm, não é bem assim...
Dá problemas com dependencias e depois essas dependencias já não existem, segundo percebi...

mesmo tentando outras builds não dá...

No forum do ebox um admin disse em agosto para esperarem umas semanas para terem o suporte ao lenny... tá certo.

acho k vou fazer é download do pacote completo
 
Ca em casa tinha um Duron a 800 com 128 ram a correr o Ubuntu 8.10 server. O PC ,antes de dar o berro, além de ser um file server, servia para partilhar a impressora e corria o deluged com a web gui. Agora que a MB deu o berro, não sei se monto outro server com base numa mini-itx ou atx...
 
Eu cá já decidi o que vou fazer. É o mais simples e eficaz para mim.
Eu tenho um router Asus WL-500GPv2, logo, muitas das funções do eBox, já se encontram no próprio router, muitas mesmo. O que vou fazer é meter no servido (Pentium IV, 512 MB de RAM que vão passar a 1,5 GB em pouco tempo, Disco de Sistema 80 GB, Disco de Dados 1 TB, Fonte 400W, motherboard MSI PM8M-V) o Windows XP Profissional SP3, desligo ao Windows as funções que eu achas desnecessárias (procuro um tutorial qualquer na net para deixar o windows mais rapido) meto o tema classico, faço partilha do disco de 1 TB e da Impressora. No disco de 1 TB vou criar uma pasta para Backup do portatil e outra para backup do fixo. Crio outra onde vou ter todos os filmes em AVI, outra com as séries em AVI também mas organizadas devidamente. Instalo no fixo e no portatil o programa Cobian Backup 9 (agenda backups ás pastas que eu quiser actualizando no destino tudo o que é novo ou é modificado na origem) e o XBMC (media center que tem uma função especial para Séries e outras coisas que estejam numa pasta na rede. Dá até para ver pela internet. Faço ainda outra pasta onde vou ter a musica para ouvir por streaming. Ora, isto vai ser partilhado para o meu Fixo por cabo (100Mbps) e para o meu portatil por wireless (54Mbps).
Assim a minha mãe pode ter o office na mesma no servidor e trabalhar como ela quiser na mesma. A impressora já funciona que ontem já testei. Depois na altura tenho que ver melhor como vou fazer, mas teoricamente é isto. Que dizem?
 
Back
Topo