Soluções Home Server

Boas, aqui surge-me uma pequena duvida.

p.e., no caso do pauloallex24, que tem um bom router. Instalar um home server com tantas características justifica-se, tendo em conta que o router já faz quase tudo isso. Caso não tivesse uma router tão bom, se tivesse um router que apenas fizesse de "placa WIFI", qual seria a melhor forma de ligar?

INTERNET |----| MODEM |----| ROUTER |----| HOME SERVER
|​
+----| REDE INTERNA
ou
INTERNET |----| MODEM |----| HOME SERVER |----| ROUTER |----| REDE INTERNA
 
depende do que quisesses fazer...

mas o 2º metodo parece-me melhor onde metias 2 placas de rede no server 1 da net e outra rede interna, com proxy e firewall etc
 
Sendo assim, poderia investir num router N ou um switch com Wireless chegaria não? Tendo em conta que seria o servidor que estaria a gerir tudo.
 
Sa[n]dman;4476035 disse:
Boas, aqui surge-me uma pequena duvida.

p.e., no caso do pauloallex24, que tem um bom router. Instalar um home server com tantas características justifica-se, tendo em conta que o router já faz quase tudo isso. Caso não tivesse uma router tão bom, se tivesse um router que apenas fizesse de "placa WIFI", qual seria a melhor forma de ligar?

INTERNET |----| MODEM |----| ROUTER |----| HOME SERVER
|​
+----| REDE INTERNA
ou
INTERNET |----| MODEM |----| HOME SERVER |----| ROUTER |----| REDE INTERNA

Mas referes-te instalar o Windows Home Server ou o que eu disse com Windows XP?
 
Boas, pois nem um nem outro, eu escrevi "HOME SERVER" mas foi um erro e só me apercebi do erro que cometi agora, o que queria dizer é que é o "servidor de casa", mas vai ser linux de certeza, não sei ainda que distribuição mas que é linux é. :)
 
Sa[n]dman;4483512 disse:
Boas, pois nem um nem outro, eu escrevi "HOME SERVER" mas foi um erro e só me apercebi do erro que cometi agora, o que queria dizer é que é o "servidor de casa", mas vai ser linux de certeza, não sei ainda que distribuição mas que é linux é. :)

Pois lol
Eu só nao meto linux porque embora saiba trabalhar com ele ainda não estou muito a vontade. Mas ando com intenções de comprar um NetBook e aí vou meter linux que até vai ser bom porque me irei abituar mais a ele :D
 
bem, isto é normal, mas vais ver que só começas a aprender se te obrigares a trabalhar com o linux. Grande parte do que aprendi foi quando instalei no portátil e que tive uns problemas de drivers. :)
 
Pois, e sei. Mas como adoro jogar e tenho um PC jeitoso para o efeito, o Linux não é muito bem vindo. Depois tenho o portatil que tem windows porque preciso dele para o Visual Basic e também para poder jogar fora de casa. O NetBook, como será mesmo só para ir á net jogar TW, escrever artigos para o meu Blog que está para sair e coisas assim simples, o Linux sei que chegará. Até porque ter Windows, nas minhas mãos, é sinonmo de ter um computador atulhado de programas e 1001 icones no Ambiente de Trabalho, que atraza imenso o PC, o que já não irá acontecer se tiver linux, porque embora dê para ter muitos programas, nunca fica tão lento como o Windows e pode ser que me abitue a controlar xD
 
Qualquer (quase) distribuição GNU/Linux serve para isso, sim, a questão é que nem sempre se tem o tempo para configurar um.

Há quem diga que também há-de servir para quem percebe pouco do mundo GNU/Linux e *nix e usa com o intuito de aprender, mas acho que não. Penso que, por muito pouco que se perceba, convém sempre começar por baixo, senão acaba por ir dar ao mesmo que o point-and-click do janelas e não se aprende nada.

Como já foi dito, só tem interesse para quem não tem tempo ou conhecimentos para fazer a "coisa" decentemente... Pessoalmente, gosto de fazer tudo à mão, mas acredito que não tenha propriamente as mesmas bases da maioria...
 
Pois. Mas agora em tempo de aulas tempo e paciência para conhecer um linux bem é pouco. Talvez este verão, também com a compra do netbook como já tinha dito antes :D
Depois, aí, troco o windows pelo Linux e faço uma rede Linux por cá :D
 
E então, ninguém tem criados homeserver's ? :D

Estou a pensar remoder o meu, neste momento é t5725 com disco externo via USB e rede 100Mb, e estou a pensar reestruturar para rede GigaBit com um atom-killer com AMD G-T40N (AMD Radeon HD 6250 Graphics), num sistema de ficheiros ZFS, em raid-z1 :)
Senão lá terei de "remediar" com Atom D525...
 
Última edição:


Specs:
AMD Phenom 9950BE
Asus M3A79-T Deluxe
4x2Gb Crucial ECC DDR2
Gigabyte GeForce 8400GS
1x Western Digital Raptor 32Gb (10.000RPM)
3x Samsung Spinpoint F1 1Tb (7.200RPM)
Leitor CDs 52x

OS: OpenSolaris 2009.06

Os 3 spinpoint f1 estão numa pool em raidz.

O ideal era correr sem a grafica... mas o sistema não faz boot.

Tenho gigabit tanto nesta board como no PC que uso... O router é o da zon e se não me engano, tb é gigabit. No entanto, nunca fiz benchmarks (a ver se os faço).

EDIT: Pequeno benchmark

 
Última edição:


Specs:
AMD Phenom 9950BE
Asus M3A79-T Deluxe
4x2Gb Crucial ECC DDR2
Gigabyte GeForce 8400GS
1x Western Digital Raptor 32Gb (10.000RPM)
3x Samsung Spinpoint F1 1Tb (7.200RPM)
Leitor CDs 52x

OS: OpenSolaris 2009.06
Isso já é uma srª bomba :D
Eu vou-me limitar a um Ontario da AMD, um C50 ou então E240 chega-me perfeitamente, senão a conta da luz :D
Ou se "a inflação" for muita, lá terá de ser atom D525 :(
 
Tirando os 3 discos, o resto é material que tinha parado sem usar =) Ainda não tenho a necessidade de o manter 24/7.
Ligo-o quando vou para a faculdade ou outro local onde possa usar os recursos remotamente, de resto fica desligado.
 
Back
Topo