SolusOS

Alguém tem uma ideia de quando sai uma versão final?
Fiz o update ao LMDE e ficou uma bela bosta!
Acho que está na hora de mudar...
 
Sai quando estiver pronto. É o lema do SolusOS (e do Mint). As versões RC já estavam boas mas o Ikey quer melhor.

O Ikey está a fazer um bom trabalho mas tem de ter cuidado para não se desviar muito do Debian, nem tentar fazer tudo ao mesmo tempo nem entrar nas maluquices tipicas dele.

Gosto do SolusOS e gostava que tivesse futuro mas pelo menos por agora não confio na distro nem no profissionalismo do dev principal. O Ikey não pode parar ou comprometer o desenvolvimento da distro porque na noite anterior apanhou uma bebedeira, porque agora não tem computador, porque agora não tem net ou por outro qualquer motivo banal. Uma distro que vive assim vai ter uma existencia dificil, já no passado ele teve problemas semelhantes quando era o dev responsavel pelo LMDE e foi afastado do projecto por causa disso. Agora só não é afastado porque ele é o lider do projecto e tem o apoio de muitos users do forum do SolusOS e do Mint. Espero que consiga superar as dificuldades.

Gostava de ver as soluções que o Ikey vai desenvolver para as varias versões do SolusOS pois ele tem talento. Mesmo nas versões RC1/2/3 o SolusOS já está melhor que muitas distros que usam Gnome 2 à anos. É uma distro e comunidade a seguir mas o Ikey tem de ganhar juizo se quer que o SolusOS seja um sucesso.
 
Ontem fiz download do iso mais recente, mas na virtual-box ele empanca. :/
Também tive o mesmo problema quando experimentei na VBox. A solução é bastante simples: quando crias a máquina virtual e antes de arrancar com o .iso, vais às definições - sistema - processador - Activar PAE/NX. Depois quando arrancares ele já funciona.
Cumps
 
O homem também tem vida, nunol. Ele não há-de estar a ganhar fortunas para não sair da frente do computador.

Se calhar o problema é ele ter vida de mais, pelo que me parece ele manda uns "penaltis" e depois anda a fazer o que não deve xD

Amanha vou experimentar isto numa VM para ver como é, e se irá ser o meu proximo OS no netbook ou o LMDE ou o Ubuntu 12.40.

Cumps
 
Instalei ontem a RC3 (virtualbox) para comparar com Debian 6.0.4 e ou é impressão minha ou isto está tanto ou ligeiramente mais rápido que Debian Stable, incrível..
 
Instalei ontem a RC3 (virtualbox) para comparar com Debian 6.0.4 e ou é impressão minha ou isto está tanto ou ligeiramente mais rápido que Debian Stable, incrível..

Sim também notei, está mesmo muito rápido, pena é aquele tema default ser um bocado para o feio. Mas isso dá para trocar! Ainda não sei se fico com isto LMDE ou Ubuntu LTS...
 
Eu pessoalmente acho que já me decidi a ficar por Debian, tenho aquela segurança que se vai manter quase sempre na mesma ao longo dos tempos, o último update ao lmde em que fiquei sem ambiente gráfico ficou-me atravessado.
É por isso que também não tenho muita confiança neste Solus, pelo que já li o responsável não é uma pessoa estável das ideias.
Mas há que louvar a rapidez com que as coisas respondem e o aspecto geral de uma distro que, não só surgiu "um par de dias" como ainda não saiu sequer a primeira versão oficial.
 
Eu pessoalmente acho que já me decidi a ficar por Debian, tenho aquela segurança que se vai manter quase sempre na mesma ao longo dos tempos, o último update ao lmde em que fiquei sem ambiente gráfico ficou-me atravessado.
É por isso que também não tenho muita confiança neste Solus, pelo que já li o responsável não é uma pessoa estável das ideias.
Mas há que louvar a rapidez com que as coisas respondem e o aspecto geral de uma distro que, não só surgiu "um par de dias" como ainda não saiu sequer a primeira versão oficial.

Pensei que era só a mim que me acontecia isso de ficar sem ambiente gráfico após update... Ainda me recordo de quando o LMDE foi lançado. Logo à cabeça, havia cerca de 700 MB de updates para fazer, e dava quase sempre barraca. Prefiro o LM baseado em Ubuntu.


Quanto a este SolusOS, só o faria o meu SO principal se de facto reconhecesse que o seu developer tivesse mais estabilidade. Não tenho dúvidas de que é bom naquilo que faz. Mas esta instabilidade talvez mate o projecto antes de ele atingir proporções maiores. E também não o uso porque ainda não há uma versão com arquitectura x64.
 
Testei ontem, está interessante, mas o youtube player mal o usei crashou logo, creio que traz apps a mais para as minhas necessidades, é o que falta no geral nas distribuições: um instalador que permita escolher o que precisamos ou não de instalar, nada de muito expert, apenas escolher apps chega bem!
 
Já testei em VM (VirtualBox), o que me deu alguns problemas e erros, e depois instalei no meu portátil.
Devo dizer que até agora foi a distro que me deu menos problemas no portátil, menos que o próprio Debian, e corre bastante rápido.

Mas também estou um pouco na espectativa, para ver como o projecto vai decorrer.
Mas que promete, promete, e só espero que isto tenha pernas para andar.

Para o desktop, vou espear que saia a versão final 64bits, até lá fico-me pelo Debian stable.

Antes do SolusOS estava mais inclinado para o LMDE, mas depois de o usar algumas semanas, fiquei desiludido, ainda tem muitas falhas.
O SolusOS, sendo baseado em stable, e bastante mais recente, está, a meu ver, já bastante melhor que o LMDE.

Mas é esperar para ver ...
 
SolusOS Eveline 32-bit Released

I am pleased to announce the final release of SolusOS Eveline 32-bit Edition. All issues have now been corrected and installing from a LiveUSB stick is now possible, via dd or unetbootin. SolusOS is based on Debian Stable and features recent applications, as well as working out of the box with
most hardware, multimedia and will automatically install proprietary graphics drivers if you wish.
Brief overview of software versions

  • Firefox 12.0
  • Thunderbird 12.0.1
  • LibreOffice 3.5.3.2
  • Linux Kernel 3.0.0 (with BFS, PAE, preempt)
  • Gnome 2.30
  • Openshot 1.4.2
  • Nautilus-Elementary
  • PlayOnLinux 4.0.18
  • VLC 2.0.1
  • FirstRunWizard 0.8
Many new applications are available in the software repository.
 
Última edição:
Muito nice!! Quero ver como é que isto está e quando tiver tempo irei instalar no meu netbook e será para ficar como distro permanente.
 
Saiu no dia 9 a versão 1 estável!

Ikey Doherty has announced the release of SolusOS 1, an inaugural stable release of the project's desktop Linux distribution based on Debian's "stable" branch featuring the GNOME 2 desktop, but also an updated kernel and applications: "I am pleased to announce the final release of SolusOS 'Eveline' 32-bit edition. All issues have now been corrected and installing from a live USB stick is now possible, via dd or UNetbootin. SolusOS is based on Debian 'stable' and features recent applications, multimedia and will automatically install proprietary graphics drivers if you wish. Brief overview of software versions: Firefox 12.0, Thunderbird 12.0.1, LibreOffice 3.5.3.2, Linux kernel 3.0.0 (with BFS, PAE, preempt), GNOME 2.30, OpenShot 1.4.2, Nautilus Elementary, PlayOnLinux 4.0.18, VLC 2.0.1, FirstRunWizard 0.8. Many new applications are available in the software repository."
Podem sacar aqui: http://mirrors.pebkac.gr/solusos/SolusOS-1.iso
 
Back
Topo