1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[solved] Alterar tabela de partições com fdisk

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PsySc0rpi0n, 30 de Agosto de 2018. (Respostas: 1; Visualizações: 128)

  1. PsySc0rpi0n

    PsySc0rpi0n Power Member

    Boas mais uma vez.

    Como deve ser do conhecimento geral, a Dropbox vai, a partir de Novembro, migrar para sistemas de ficheiros ext4. Não sei se estes são os termos correctos mas deve dar para entender.

    Pessoalmente eu tenho recebido avisos para mudar a minha pasta de sítio e ao pesquisar o porquê desta notificação, é o que me parece que está para acontecer. Portanto, como eu tenho a pasta da Dropbox num disco secundário formatado como ntfs, preciso de "encolher" está partição, criar uma nova ao lado e formatá-la como ext4 para depois mover para lá a pasta da Dropbox.

    Pesquisei pela net para ver se o fdisk conseguia fazer o que necessito sem perder os dados do disco e encontrei alguns links relevantes que, apesar de serem direccionados ao Red Hat, devem ser iguais para o Debian (que é o que eu estou a usar).

    Encontrei o seguinte:
    Resize partitions with fdisk
    https://access.redhat.com/articles/1190213

    Shrink partition with
    https://access.redhat.com/articles/1196333

    Grow partition with
    https://access.redhat.com/articles/1196353

    Olhando para o conteúdo dos links, fico sem perceber se o primeiro obriga à perda total dos dados ou não, já que posso efectuar primeiro todas as alterações e só no fim é que as escrevo ficando a dúvida se pelo facto de as operações ficarem em fila até se executar o 'w' o fdisk percebe que o que pretendo é um resize e não o apagar de uma partição para a criação de duas, obrigado à perda de dados.

    Por outro lado, o segundo link faz o que pretendo mas sendo assim o título do primeiro link soa mal para o que faz, pois é um redimensionamento mas indirecto, uma vez que a partição inicial é apagada.
     
  2. slblxs

    slblxs Power Member

Partilhar esta Página