1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[SOLVED]bluescreen's ndis.sys

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por acrobat, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 4614)

1. acrobat

acrobat Power Member

viva,
    tenho um portatil centrino 1.6, 512mb ram, grafica intel 855gm(integrada) , placa de rede broadcom 440/100 e wireless intel 2100.
    Ultimamente tenho apanhado com bluescreen's aleatóriamente, ou seja, acontecem em qualquer altura sem que esteja a fazer nada de específico...
    aquilo que aparece no bluescreen é referente ao ficheiro NDIS.SYS, a mensagem é "IRQL_DRIVER_NOT_LESS_OR_EQUAL". Ora, posto isto fui vericar os irq's e eis que as placas de rede (wrireless e cabo) e a placa de som partilham o mesmo irq e a grafica e as portas usb partilham outro, ja vi que o windows partilha irq's em sistemas semelhantes ao meu por isso n sei até que ponto isto será um erro...
    a instalação do windows tem 2 dias e formatei-o pq tinha um erro num dos modulos de memória, estando agora a trabalhar apenas com o modulo que não tinha erros...

alguem faz ideia de onde pode vir este erro?

Última edição: 30 de Novembro de 2006
  2. NDIS = "Network Driver Interface Specification"

Logo o problema vem das placas de rede. Desinstala as placas de rede (no windows) e actualiza os drivers, que deve resolver isso :)

3. acrobat

acrobat Power Member

ja tinha testado isso e nada... continua na mesma.
    esqueci-me de dizer que tou a usar uma versao do xp com os updates até agosto, tou a ver se arranjo outra versão pra testar. De resto é tudo o mmo software que custumava instalar sem ter problemas

4. acrobat

acrobat Power Member

com as placas de rede desligadas nada de bluescreen's... estranho...

5. Vê lá se na BIOS está definida a gestão dos IRQs para o sistema operativo.

Normalmente problemas de IRQs resolvo-os com a reinstalação das placas e respectivos drivers ... a menos que o problema seja do hardware.

6. acrobat

acrobat Power Member

a minha bios é meramente informativa :005: as unicas informações relacionadas com IRQ's em que posso mexer sao da porta paralela e de infra-vermelhos... mais nada..

agora estou ligado á net via wireless e com a placa de rede (cabo) desligada, e ainda n tive BSOD's. Amanha vou só utilizar o cabo, pra ver se o problema esta no wireless, no cabo ou nas duas activadas ao mmo tempo.

7. Num3

Num3 Power Member

Pois deves ter um conflito entre os dois, devem estar a tentar usar o mesmo IRQ...
    Quando ligas os dois é esperar pelo crash :)

8. acrobat

acrobat Power Member

os dois ? :) lol estão as duas placas de rede e a placa de som no mesmo IRQ. Mas estive a ver outros pc's semelhantes e tb acontece existir partilha de IRQ's entre dispositivos, principalmente entre placas wirelesse e de cabo.

9. No Windows XP existe partilha de IRQs entre alguns dispositivos, é mesmo assim.

Eu aposto em problema de software, como o é em 90% das vezes. E normalmente resolve-se reinstalando. Se o problema for mais complicado só testando, como estás agora a fazer.

Boa sorte com isso :)

10. acrobat

acrobat Power Member

[solved]

ja bomba!! :D o problema tava no driver da placa wireless.. sempre instalei este driver mas deve ter sido pela versão do XP que tou a usar! mas primeiro que percebesse que o problema foi lixado. No entanto o so dava erro na rede e-U da Escola. Em casa tenho uma rede wpa e funcionava na boa... enfim...

11. gleal2000

gleal2000 Power Member

boas, eu também tive este problema de ecrã azul e só consegui resolver se tirar o ndis.sys da pasta system32/drivers.
    só que obviamente tudo o que é rede não funciona, inclusive o modem.
    como posso "reinstalar" este driver, há alguma maneira de o descompactar do cd do windows e colá-lo lá à mão?

obrigado e cumps

Partilhar esta Página