• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente [Solved] Motherboard socket 1155 para Intel i5-3570

Sabaku_No_Gaara

Power Member
Boas pessoal!

Tenho um computador de 2013 que infelizmente a motherboard decidiu morrer (o computador liga mas não dá sinais de vida), testei os restantes componentes noutros computadores e funcionam, e experimentei uma fonte diferente e um processador diferente na motherboard e nada funcionou).
Pelo que entendo todos os outros componentes estão funcionais e saudáveis.

Specs Actuais:
-Intel Core i5 3570 (quad core 3.4 - 3.8 ghz)
-16 Gb DDR 3 1600mhz
- SSD 120 gb Sata 3 + 1 TB HDD
- Fonte NOX Hummer 600 W
- AMD HD 7870 Ghz Edition
- (Ex) Motherboard Gigabyte GA-Z77X-D3H (dead)

Apesar do computador já ser velhote ainda aguentava muito bem jogos modernos e o uso moderno sem quaisquer problemas e até tava a pensar fazer um update futuro para uma Radeon 580 ou algo assim (mas agora provavelmente vai ter de ser adiada esta actualização)... Tendo em conta que o PC ainda tem specs relativamente decentes não tinha mesmo vontade nenhuma (nem dinheiro) para investir num computador novo... Pelo que vejo, tenho duas hipoteses:

Hipotese 1- Motherboard socket LGA 1155

Requerimentos:
-De preferência nova, ou usada de um local de confiança.
-Com pelo menos uma entrada PCI-E x16 gen 3
-Com pelo menos uma porta SATA 6Gb/s para o SSD
-Com uma ficha para uma porta USB 3.0 (na frente do PC)
-Asus, MSI, depois deste problema não tou muito afim das Gigabytes....
-70-80€

Não queria gastar mais de 70-80€ numa motherboard de socket 1155 e manter todos os restantes componentes... O problema é que esta socket já foi descontinuada e é praticamente impossivel encontrar uma motherboard nova em condições, mas também não sei até que ponto é seguro investir numa motherboard em segunda mão (ainda pode ir à vida num instante)...


Hipotese 2 - Vender o Processador (ja tenho comprador) e comprar um AMD FX 8350 + Motherboard nova AM3+.

A outra hipotese que ponderei seria vender o processador a um amigo (que está interessado) por uns 60€ e comprar um AMD FX 8350 (preço é semelhante) e uma motherboard de socket AM3+ que ainda existem modelos a ser vendidos como novos, mas neste caso tenho receio de perder perfomance, pois o I5 3570 é um processador excelente e creio que tem melhor perfomance que o 8350 (se tiver errado que me avisem).

Aguardo por feedback

Cumprimentos
 
Boas amigo, tive o mesmo problema que tu, só diferente no processador, o meu era um i7 3770K...
A minha p8z77v também apagou-se, não tinha imagem no arranque do pc.
Fui a net no site de artigos 2ª mão e fiz negocio numa parecida 80€...
Não é nova, mas estava bem estimada, resultado, tenho o meu pc de 2012 de volta...
 
Obrigado pela ajuda. Depois de passar uma noite a pensar nisto decidi investir um pouco no futuro...

O computador já caminhava para velhote e pagar 60-80 por uma Board em segunda mão (que seria logo a partida pior que a original por estes preços pois esta era chipset z77 e pelo que vi por 60-80 no máximo arranja uma b75)...

Decidi vender a Board + processador + RAMs (já tenho comprador para tudo).

E vou investir num sistema Ryzen 2600 + Asus Prime B450 M-A + 16gb DDR4 3000mhz. E os restantes componentes vou actualizando devagar... Descontando o preço de venda das peças antigas devo conseguir isto por uns 200€ que nem é mau!

Assim garanto o future-proofness do PC e não arrisco comprar uma Motherboard em 2a mão que possa estar estragada...

Novamente obrigado pela ajuda!

Cumprimentos
 
Back
Topo