1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[SOLVED]problema com amd athlonxp + asrock k7nf2-raid

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ensiferum, 1 de Novembro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 821)

1. ensiferum

ensiferum Power Member

boas, sou novato aqui no fórum gostaria que me ajudassem com o meu mais recente problema :p

tinha esta build (durou-me para ai 5 anos):
    AMD Athlon XP 2600+/FSB333MHz (~1.9GHz)
    512MB DDR400
    MATSONIC MS8147C+ (VIA KT400A/FSB333MHz)

até q chegou um belo dia e o computador deixou de iniciar, fazia o barulho de ligar, a motherboard não dava bips nenhuns, mesmo q tirasse alguns periféricos... depreendi q a motherboard estivesse então estragada, por isso comprei esta motherboard, visto ser a única adequada ao meu processador, e com um chipset mais recente e melhor q o da VIA:
    ASROCK K7NF2-RAID
    - Socket A (462) for AMD Athlon XP/Athlon/Duron/Sempron™ processor
    - FSB 400/333/266/200 MHz
    - chipset: nVidia nForce2 Ultra 400
    - Supports Dual Channel DDR400/333/266

teoricamente esta motherboard deveria suportar o meu processador, mas só funciona (e a meio-gás) com o FSB a 200MHz, ou seja, o processador fica apenas com 1.1GHz, se aumentar o FSB o pc vai sempre abaixo ainda antes de a BIOS começar a procurar por periféricos.
    embora não consiga instalar o windows, pois ele acaba de carregar os drivers para a memória do cd, e no fim vai abaixo (reinicia-se)... ao instalar o red hat 9.0, acontece o mesmo, instala metade de um cd e acaba a ir abaixo... e o estranho é ele conseguir instalar um linux q aqui tinha, o caixa mágica 10 (até tenho vergonha enfim :p) q funciona bem no pc e apenas não consigo mexer mto bem com as cenas onboard (aceder a LAN, som, etc...), penso q será problema do próprio caixa mágica...

agora as minhas perguntas são estas...
    - o que é q terei estragado visto q o caixa mágica trabalha bem... e está o processador capado a 1.1GHz???
    - será o processador que ficou meio atormentado e agora não funciona mto bem? se precisar de comprar um novo... terá de ser um apropriado à k7nf2-raid (Sempron... etc...)
    - será a memória que não é completamente analisada (ou mal) pelo caixa mágica, e por consequência não me deixa ter o FSB alto?

não me interessa ter o processador capado, pois os 800MHz a menos fazem muita diferença, muito obrigado pela ajuda, abraços

edit:
    bem, acabei a manter o FSB a 133MHz, por consequência ter o processador a 1,5GHz, mas ao menos tudo funciona e já fico feliz assim lol
    obrigado a todos

Última edição: 4 de Novembro de 2006
  2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Faz clear cmos e depois ao entrar na BIOS faz Load Optimized Defaults..

cumps

3. ensiferum

ensiferum Power Member

ola, obrigado pela rápida resposta ainda q tenha visto só hoje, mas eu tentei agora fazer o clear da cmos e agora estou com um problema ainda maior, pq arranca e vai abaixo :/

4. boston

boston Power Member

tens alguma possíbilidade de lhe meter uma fonte de alimentação de maior potencia??

dp diz!!

boa sorte:x2:

5. ensiferum

ensiferum Power Member

tenho uma 450W OEM nova a funcionar, a minha antiga (q ainda funciona) tinha 400W, eu agora já nem ligo o disco nem nada, só tem a board+dimm+processador+cooler+ventoinha da caixa+placa agp

tb já tentei com uma placa gráfica pci e o resultado é igual não consigo iniciar o pc agora q fiz clear à CMOS, dantes ainda conseguia entrar em linux :/

obg pela ajuda!

6. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Esta não é uma daquelas boards com condensadores que incham? Verifica os que estão á volta do processador, se tiveres algum "leak", prepara-te para te despedir da board... podes tentar arranjar condensadores com a mesma capacidade e trocá-los, mas arriscas-te a ficar na mesma... sem board.

Verifica isso, pode ser este o problema.

7. ensiferum

ensiferum Power Member

não tem condensadores q inchem, esta board asrock k7nf2-raid é nova, e supostamente aguentaria o meu processador amd 2600+... comprei-a pq a minha antiga não dava qq sinal, nem beeps, por isso depreendi q estaria estragada...

a board aguentava-se dantes (só corria linux) com o processador capado com o FSB a 200MHz em vez dos 333MHz recomendados para o processador, pois qdo punha acima de 200MHz desligava-se.
    fiz o clear à CMOS, e agora nem com o FSB a 200MHz consigo por o pc a iniciar sequer...

o que eu agora gostava de saber é se estes sintomas poderão ser derivados a um processador estragado ou se realmente tive pouca sorte e até comprei uma board estragada ou até se a minha sorte é tão má assim q este tipo de boards, embora q catalogada, não suporta mm o meu processador :sad:

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  8. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

essa board que tens dá fsb de 400 até.. ou seja.. tens um XP bus 166..333 ddr..
    o processador tá a 1,1ghz porque tá a fsb de 100.. e não 166 entendes..
    tens de ir á bios e meter fsb166...

dá na boa..tens é de ir á bios e meter o fsb 166....isto se conseguisses entrar nela

mas quando fazes isso tens de por o bus agp preso aos 66 mhz

fizeste clear cmos e puseste o jumper no sítio novamente ?
    tá tudo bem encaixado ?

veriifca o jumper

9. ensiferum

ensiferum Power Member

sim o jumper da board vai de 200 a 400 FSB

se puser na board os jumpers a 200 ele punha-me o processador a 100, e depois na BIOS se eu pusesse manualmente a 166, ia sp abaixo

manti entao o jumper a 200, e é verdade sim, tens toda a razão, ele na BIOS mostrava o FSB a 100MHz, mas se o subisse a 166 ele ia sp abaixo...

depois vi o athlon xp 333 pensei q fosse essa a frequencia e pus a 333 lol e continua a ir abaixo

continuei a 200 entao e BIOS a 100

ontem fiz o clear CMOS, e puff nunca mais deu nada, com o jumper a 200MHz

outra pergunta, mm com o processador com jumpers a 200 e BIOS a 100, não conseguia instalar o windows nem o red hat, mas o caixamagica era na boa... só q o processador ficava a 1.1GHz, qual seria o problema com o windows e red hat? clock da memória? não percebi mto bem o q mexeu mal com o windows e red hat q nao mexa com o caixamagica :/

agora remontei tudo novamente e continua a desligar-se, nem entra sequer na BIOS, depois de ter feito o clear CMOS ontem, será q arrebentei com a board?

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  10. ensiferum

ensiferum Power Member

bem de volta
    eu consegui então reiniciar o pc com uma agp mais baixa, não sei pq não funcionava uma pci, mas não consigo aumentar o FSB para além de 133 MHz, estou agora a instalar o windows xp, a ver se tudo corre bem...

será q o processador foi ao ar?

(gostava q me ajudassem a encontrar uma loja qq q ainda venda um processador socket A/462, ou então vou ter de chatear a loja onde comprei a motherboard nova, a ver se me deixam trocar por uma outra... >( pff lol)

Partilhar esta Página