1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Solved] Router wireless Belkin funciona no XP, mas não no OSX Tiger

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Meje, 22 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1668)

1. Meje

Meje Power Member

Antes de mais espero que não haja problema de postar isto aqui, pois o meu problema é especifico do OS X Tiger.

Tenho um router SURECOM ADSL-AR41A (que não preciso de modem, ele faz tudo).

Como comprei um MacBook, queria "transformar" o equipamento que játinha de uma forma económica num router wireless, onde ligaria o desktop windows por cabo e o MacBook por wireless.

Na MacZone surgiram-me 3 opções, todas da Belkin:
    Router Wireless (com modem incorporado)
    Access Point Wireless
    Router Wireless (para ligar a um modem) - Optei por esta, por ser a mais económica (40 €), embora não me soubessem dar certezas se funcionaria com o meu router, já que estava previsto funcionar com um modem. Mas disseram-me que devia dar e que se não desse ia lá trocar.

Já tentei instalar várias vezes o software, seguindo as regras indicadas, mas não tenho conseguido, não passa de um dos passos iniciais, isto no Tiger.

Já convencido que tinha de ir pagar mais 20 € pelo access point, fui em desespero de causa instalar no XP, também no MacBook e instalei sem problemas e está a funcionar.

Se eu consigo ligar o MacBook por cabo, com o Tiger, ao Router SURECOM, se eu consigo ligar com o windows XP no MacBook por Wireless com o Router Belkin ligado ao Router SURECOM e se também consigo ligar apenas ao router SURECOM (por cabo), então também deveria dar para ligar no Tiger certo? Ou seja, o hardware funciona, o problema é o software, neste caso do Tiger...

Alguém já instalou um router Belkin no Tiger?
    A Firewall tem de estar desligada (no tiger já vem por defeito não é?) quando se instala, mas e a firewall por hardware do router? À partida não haverá problema, já que nos XP não houve né?

Última edição: 22 de Fevereiro de 2007
  2. Fcirne

Fcirne Power Member

boas!
    Tenho um ruther belkin a funcionar prefeitamente com um Macbook pro!
    Não estou a perceber ke softwarr estás a kerer instalar no Tiger visto o meu funcionar a 100% tanto por cabo como por wirelles, sem ser necessario instalar nenhum software!!
    cmp's

3. Meje

Meje Power Member

Desde já obrigado pela resposta.

Quando abri a caixa do router ele tem lá um guia de instalação rápida. Nuns 3 sitios tem avisos a dizer para não ligar o router antes de instalar o software, até nas costas do router, onde estão as ligações todas tem um autocolante amarelo a avisar para instalar o software antes de ligar o router, a embalagem de plástico do router vinha selada com um adesivo amarelo com um STOP e depois dizia para instalar o software antes de ligar. Fiz isso no XP e correu tudo bem, segui os passos todos.

No Mac, corri o "easy install osx", mas depois não passa de um certo ponto, falha qualquer coisa na instalação.

4. strikereg

strikereg Power Member

Não sei as questões específicas desse router wireless, mas em princípio o melhor é não instalar software nenhum.

Não sei como é que te ligas à internet, mas relativamente à tua rede interna, o mais fácil que tens a fazer é configurar o router como servidor DHCP (para atribuir IPs aos computadores que se tentarem ligar, definir o nome da rede wireless e uma password.

No OSX basta ir a configurações de rede, Airport, e escolher qualquer coisa como "usar servidor DHCP", definir o endereço do router como 192.168.1.1 e depois de ligar o airport escolher a tua rede wireless preencher a respectiva password.

5. Fcirne

Fcirne Power Member

Basicamente é como o strikereg diz!
    Depois para ***** configuração do ruther podes acede-lo usando o safari! digitando o ip do ruther!

Alias sendo o belkin servidor de dhcp e nas defenições de rede do mac estiver em Automatico ele deveria detectar a rede!
    Não sendo dhcp têns de ser tu a defenir um ip nas defenições do mac!
    cmp's

Última edição: 22 de Fevereiro de 2007
  6. Meje

Meje Power Member

Obrigado aos dois.
    De facto já consegui fazer isso que acabaste de dizer.

Segui os passos da instalação manual para o osx, mas não estava a conseguir ligar por wireless. Por cabo consegui e identifiquei o endereço do router (que é esse que tinhas dito) e nas definições consegui chegar lá, tive definir umas coisas na segurança, meti WPA2 acho eu e uma password, depois foi só criar uma ligação com essa password e já trabalha. Até tem lá uma opção na "página" do router que é "access point", mas quando a activo o router da SURECOM passa a servir apenas de modem (acho eu, deixo de conseguir aceder Às definições do SURECOM e só consigo ligar o Router da Belkin, o pc directamente ao SURECOM deixa de dar)) e eu prefiro manter o SURECOM como router para o desktop pois estou mais habituado às definições e interface deste.

A unica explicação que encontro para tantos avisos de instalação do software é mesmo o automatismo do XP em instalar logo drivers, mesmo quando não são as mais apropriadas, os Macs ainda têm pouca importância nestes manuais e as indicações deviam estar diferenciadas (neste caso estão em conjunto, fazendo a distinção para mac e windows apenas num ou outro ponto.

Curioso é um access point (que pode funcionar como range extender) custar 60€ e este router custar 40€, da mesma marca e com o mesmo tipo de sinal, foi a opção mais barata que encontrei para resolver o meu problema.

Partilhar esta Página