[Solved] Router wireless Belkin funciona no XP, mas não no OSX Tiger

Meje

Power Member
Antes de mais espero que não haja problema de postar isto aqui, pois o meu problema é especifico do OS X Tiger.

Tenho um router SURECOM ADSL-AR41A (que não preciso de modem, ele faz tudo).

Como comprei um MacBook, queria "transformar" o equipamento que játinha de uma forma económica num router wireless, onde ligaria o desktop windows por cabo e o MacBook por wireless.

Na MacZone surgiram-me 3 opções, todas da Belkin:
Router Wireless (com modem incorporado)
Access Point Wireless
Router Wireless (para ligar a um modem) - Optei por esta, por ser a mais económica (40 €), embora não me soubessem dar certezas se funcionaria com o meu router, já que estava previsto funcionar com um modem. Mas disseram-me que devia dar e que se não desse ia lá trocar.

Já tentei instalar várias vezes o software, seguindo as regras indicadas, mas não tenho conseguido, não passa de um dos passos iniciais, isto no Tiger.

Já convencido que tinha de ir pagar mais 20 € pelo access point, fui em desespero de causa instalar no XP, também no MacBook e instalei sem problemas e está a funcionar.

Se eu consigo ligar o MacBook por cabo, com o Tiger, ao Router SURECOM, se eu consigo ligar com o windows XP no MacBook por Wireless com o Router Belkin ligado ao Router SURECOM e se também consigo ligar apenas ao router SURECOM (por cabo), então também deveria dar para ligar no Tiger certo? Ou seja, o hardware funciona, o problema é o software, neste caso do Tiger...

Alguém já instalou um router Belkin no Tiger?
A Firewall tem de estar desligada (no tiger já vem por defeito não é?) quando se instala, mas e a firewall por hardware do router? À partida não haverá problema, já que nos XP não houve né?
 
Última edição:
boas!
Tenho um ruther belkin a funcionar prefeitamente com um Macbook pro!
Não estou a perceber ke softwarr estás a kerer instalar no Tiger visto o meu funcionar a 100% tanto por cabo como por wirelles, sem ser necessario instalar nenhum software!!
cmp's
 
Desde já obrigado pela resposta.

Quando abri a caixa do router ele tem lá um guia de instalação rápida. Nuns 3 sitios tem avisos a dizer para não ligar o router antes de instalar o software, até nas costas do router, onde estão as ligações todas tem um autocolante amarelo a avisar para instalar o software antes de ligar o router, a embalagem de plástico do router vinha selada com um adesivo amarelo com um STOP e depois dizia para instalar o software antes de ligar. Fiz isso no XP e correu tudo bem, segui os passos todos.

No Mac, corri o "easy install osx", mas depois não passa de um certo ponto, falha qualquer coisa na instalação.
 
Não sei as questões específicas desse router wireless, mas em princípio o melhor é não instalar software nenhum.

Não sei como é que te ligas à internet, mas relativamente à tua rede interna, o mais fácil que tens a fazer é configurar o router como servidor DHCP (para atribuir IPs aos computadores que se tentarem ligar, definir o nome da rede wireless e uma password.

No OSX basta ir a configurações de rede, Airport, e escolher qualquer coisa como "usar servidor DHCP", definir o endereço do router como 192.168.1.1 e depois de ligar o airport escolher a tua rede wireless preencher a respectiva password.
 
Não sei as questões específicas desse router wireless, mas em princípio o melhor é não instalar software nenhum.

Não sei como é que te ligas à internet, mas relativamente à tua rede interna, o mais fácil que tens a fazer é configurar o router como servidor DHCP (para atribuir IPs aos computadores que se tentarem ligar, definir o nome da rede wireless e uma password.

No OSX basta ir a configurações de rede, Airport, e escolher qualquer coisa como "usar servidor DHCP", definir o endereço do router como 192.168.1.1 e depois de ligar o airport escolher a tua rede wireless preencher a respectiva password.

Basicamente é como o strikereg diz!
Depois para ***** configuração do ruther podes acede-lo usando o safari! digitando o ip do ruther!

Alias sendo o belkin servidor de dhcp e nas defenições de rede do mac estiver em Automatico ele deveria detectar a rede!
Não sendo dhcp têns de ser tu a defenir um ip nas defenições do mac!
cmp's
 
Última edição:
Obrigado aos dois.
De facto já consegui fazer isso que acabaste de dizer.

Segui os passos da instalação manual para o osx, mas não estava a conseguir ligar por wireless. Por cabo consegui e identifiquei o endereço do router (que é esse que tinhas dito) e nas definições consegui chegar lá, tive definir umas coisas na segurança, meti WPA2 acho eu e uma password, depois foi só criar uma ligação com essa password e já trabalha. Até tem lá uma opção na "página" do router que é "access point", mas quando a activo o router da SURECOM passa a servir apenas de modem (acho eu, deixo de conseguir aceder Às definições do SURECOM e só consigo ligar o Router da Belkin, o pc directamente ao SURECOM deixa de dar)) e eu prefiro manter o SURECOM como router para o desktop pois estou mais habituado às definições e interface deste.

A unica explicação que encontro para tantos avisos de instalação do software é mesmo o automatismo do XP em instalar logo drivers, mesmo quando não são as mais apropriadas, os Macs ainda têm pouca importância nestes manuais e as indicações deviam estar diferenciadas (neste caso estão em conjunto, fazendo a distinção para mac e windows apenas num ou outro ponto.


Curioso é um access point (que pode funcionar como range extender) custar 60€ e este router custar 40€, da mesma marca e com o mesmo tipo de sinal, foi a opção mais barata que encontrei para resolver o meu problema.
 
Back
Topo