1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Som DTS HD e Dolby True HD num Home cinema PC

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por puscifer, 19 de Maio de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 5366)

1. puscifer

puscifer Power Member

Boas
    Tenho uma Gigabyte P35-DS4 (spdif out) e uma 8600GT. Nunca vi nenhum adaptador dvi>hdmi que tenha spdif in pra passar o som para um receiver. Isto existe ou simplesmente tenho que comprar uma gráfica nova que aceite audio?
    E já agora, que tipo de audio é que as gráficas novas aceitam? 5.1? Preciso duma Xonar HDAV1.3 Deluxe pra ter os novos formatos HD?

Obrigado

2. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Por SPDIF nunca podes ter os formatos HD em 5.1/7.1. Precisas de HDMI (seja por bitstream ou descodificado) ou ligação analógica (descodificado).

Cumps

3. Xenotox

Xenotox Power Member

a

Entao para ter DTS HD num media center , o que tem que ter ou fazer?

cumps

4. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Sem entrar em pormenores específicos (até porque não tenho media center), na teoria, ou descodificas e envias por cabo HDMI ou cabos RCAs analógicos, ou então envias ainda codificado (bitstream portanto) por cabo HDMI, e deixas um receiver descodificá-lo.
    O software/hardware específico para realizar essas tarefas deixo para alguém mais conhecedor da matéria.

Cumps

5. Xenotox

Xenotox Power Member

a

Entao tenho que ter uma placa de som com saida hdmi ou por componentes se usar analogico?

cumps

6. samouco

samouco Power Member

Pelo que li porque andei a investigar isso para transformar o meu pc em htpc, tens que comprar uma gráfica que envie o som pela porta hdmi, algumas fazem isso mas não sei de cor, é só ver na página da ATI.

Samouko

7. rmrb

rmrb Power Member

Aproveito o tópico para uma pergunta.
    Porquê que o audio Dolby True HD e o resto todo de siglas XPTO's dá incrivelmente baixo comparado com músicas, etc.?

8. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Eu como já passei por esse problema passo a explicar:

1º tens já um HTPC montado, certo? se assim é, a maneira mais facil é comprar uma ATI HD 5xxx (a gama de entrada serve perfeitamente HD5450) para fazeres bitstrem de audio HD para o receiver. É a maneira mais pratica, simples e ainda tens aceleração pelo GPU (DXVA)
    2º Podes também comprar a Xonar HDAV1.3 Deluxe para esse efeito, mas acho que é mais dificil de configurar e não se justifica.
    3º se quiseres, fazes um upgrade ao CPU, e compras os novos intel i3,i5,i7 com o chipset H55 que já têm capacidade de bitstream de audio HD.

O que eu fiz, foi:
    Comprei uma HD5450, instalei e ficou logo tudo a funcionar.

Tens de ter atenção depois ao software e aos codecs.
    O bitstream de HD audio ainda é muito recente, e por exemplo, o Haali Media Spliter + suporte de legendas não funciona com o audio HD. (É um exemplo que não é facil ter tudo a funcionar como tens agora sem bitstream de HD audio).

Não te esqueças, o teu receiver tem que ter capacidade de descodificar estes formatos. Que receiver tens e que colunas tens a acompanhar?

Eu tenho tudo a funcionar com o MediaPortal ou com o MPC-HC, se quiseres depois explico os passos.

Última edição: 21 de Maio de 2010
  9. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Incrivelmente baixo?
    Mas tens em bitstream para o receiver?
    Mas é so o audio HD ou tambem DTS e DD?
    Não podes comparar o som de um filme com om som de uma música.
    Tens de comparar entre DTS e DTS-HD e DD e DD-THD, aqui sim, notas bem a diferença, eu pelo menos noto. Mas para notares tens que ter um bom sistema de som, num sistema de som banal não notas a diferença.

10. grande cylon

grande cylon Power Member

boas,

para ouvir musica a melhor solução é ouvir em stéreo ou em auto format decoder se o amplificador tiver esse modo.
    apenas os super audio cd e os dvd audio têm pistas multi canal por isso apenas estes terão um bom som nesses modos.

se vais passar o som de 2 colunas para 5 ou 7 vai soar muito virtual e perder muita qualidade.

cumprimentos

11. rmrb

rmrb Power Member

Esquecime de um ponto importante.
    Estou a falar de ver filmes no PC com headphones.
    Afinal era mesmo anormal isto acontecer. Mas descobri, no WMP tinha ligada a opção de som Dolby Digital em noite. Bastou por em cinema ou normal e o volume já é "correcto", não muito alto mas aceitavel.
    Obgd e desculpem a inutilidade do post

12. Lost_

Lost_ Power Member

Ola pessoal.
    nao sei se me podem ajudar pois estou com um problema, no meu sistema I3 + bord Zotac quando meto um MKV com audio TrueHD a imagem para e o PC "engasga-se" todo, o estranho é que o nivel de processamento nao passa dos 16% ja pus com e sem DXVA e fica sempre na mesma.
    No Amp acende a luz do TruHD mas nao consigo ver, será que sao Codecs?
    Obrigado

13. pr0p

pr0p Power Member

Já agoira é possível passar o som frontal pelo HDMI e o som traseiro por um jack normal?
    Neste momento tenho a 5450 e passar o som directamente para TV e gostava de ligar o back ao som ambiente da casa.

14. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Não estou a perceber o que entendes por som frontal e traseiro.
    Tens o HTPC ligado directamente ao televisor, certo? Isto quer dizer que não tens amplificador.

Define o que entendes por som frontal e traseiro e as tuas ligações.
    Se eu entendo bem, queres ter o som a sair pela televisão e ao mesmo tempo no som ambiente de casa? É isso?
    Se for isso, não consegues. Desde o Windows Vista que não podes ter som a sair em 2 saidas simultaneas. Ou tens uma ou outra.

Mas explica melhor, porque pode não ser este o caso.

15. pr0p

pr0p Power Member

A ver se me consigo explicar melhor.
    Um sistema normal 5.1 tem o som frontal e traseiro e sub.
    Normalmente as placas de som têm um conjunto de jacks para o frontal traseiro e sub.
    Actualmente tenho o som a passar totalmente por HDMI sem amplificador.
    A minha ideia era usar um sistema 4.0 em que o som frontal era enviado pelo hdmi e o som transeiro a sair por um jack da placa de som para puder injecta-lo no som ambiente da casa.

16. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Ok.
    Pois, sendo assim penso que seja impossivel.
    ISto porquê, no windows na placa de som tens de pre-definir uma placa, se tens a placa HDMI pré-definida o som irá sair por essa saida, independentemente de teres um jack nas outras saidas da placa.
    ISto´é a ideia de que tenho, porque já passei por um problema semelhante. Em simultâneo não consegues.
    Mas queres estar a ver um filme e ter o som a sair pela televisão e pela casa toda?

17. pr0p

pr0p Power Member

LOL!
    É mais ou menos isso as colunas do som ambiente estão colocadas numa zona atrás do sofá o que faria com que não fosse preciso mais cabos nem mais equipamento.
    Já pensei noutra solução, que seria enviar a imagem por hdmi e o som frontal por RCA para o input da TV e o som traseiro para o som da casa.
    Tenho de testar.

18. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Ok. Já estou a perceber.
    Sim, dessa maneira deves conseguir, porque a saida é a mesma na placa de som.
    Assim não deve de haver problema.

19. Lost_

Lost_ Power Member

alguem me consegue explicar o meu problema? obrigado

20. pr0p

pr0p Power Member

Estás com as drivers do windows ou as da board?

Partilhar esta Página