1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Som em HTPC, ajuda sff!!!

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Jocker_Boy, 26 de Maio de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1575)

1. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Boas.
    Depois de muito tempo perdido e de muito dinheiro gasto, tenho o seguinte sistema de cinema:

HTPC:
    Antec Fusion Black
    Asus P5E-VM HDMI
    Intel Core 2 Duo E8200
    Scythe Shuriken
    Team Elite Kit 4GB
    Seagate 500GB
    Asus DVD (futuramente leitor de BR)
    ASUS H3650/HTDI Silent

Amplificador:
    Onky HT-S650

Colunas:
    Conjunto de 5 colunas B&W 685

Plasma:
    Panasonic TH-46PZ85

Depois de tudo instalado, tou com 2 problemas.

1º problema:

Não consigo configurar o ac3filter para o som sair ou pela HDMI da grafica ou pela S-PDIF da board e ir para o amplificador e ter surround nos filmes e stereo nos cd's de audio. (Já agora, que saida é melhor em termos de qualidade de som??)

2º problema:

Tinha uma aparelhagem que lia os CD's de musica e tava ligado ao amplificador pelas saidas analogicas e a aparelhagem estragou-se. Pensei entao em comprar uma placa de som para o media center. Algum conselho? A placa de som, passará a servir para os cd's de audio e convinha ter uma boas saidas analogicas e visto ser necessário a sua compra, que tivesse também uma boa saida para o som dos filmes, para este n sair nem pela grafica nem pela onboard mas sim pela de HDA.

PS: algum tutorial de como configurar o ac3filter de um HTPC, para ter surround nos filmes e stereo nos CD's de audio?
    Ning estaria interessado em fazer? Já vi tanta gente com este problema que tava a pensar em lançar aki uma proposta para os entendidos no assunto que fizessem um tutorial com os codecs (e sua configuração, principalmente saida de som) e players k aconselham ter num HTPC, acredito que muita gente iria agradecer, eu inclusivé.

Mais tarde, quanto chegar o movel para por as maquinas e tiver tudo configurado, faço aki uma review com fotos. Ate lá preciso de resolver estes pequenos problemas.

Última edição: 26 de Maio de 2008
  2. zx-9r

zx-9r Power Member

em relação ao p.s. basta teres esta opção activada no ffaudio para teres o som dolby digital (nos filmes que tenham esse som) e stereo no restante (mp3, etc)

cumps

3. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Brigado. No codec ac3filter não é preciso mexer em nada? Porque n queria k o som tivesse algum tratamento no HTPC, é para isso k esta lá o amplificador. So vou poder testar no fds k é onde tenho o material.

4. zx-9r

zx-9r Power Member

eu apenas activei esta opção que mostro.

no software da placa indica que apenas tenho 2 colunas, mas ao ver um filme com som dolby digital o amp a/v indica logo que a fonte é dolby digital... no resto do tempo no windows (jogos, mp3, etc) indica apenas stereo

5. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Ok. brigado. Este fds vou exprimentar a ver o que acontece.

6. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Em relação à placa de som, nenhuma ajuda?? Sff

7. gryle

gryle Power Member

Qual o software que estás a usar para ver os videos?

8. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Fiz isso e não resultou. Tas a usar que saida, S/PDIF?

9. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Ja tentei vários softwares.
    Em codecs tinha inicialmente o K-Lite Mega codec pack mas agora so tenho o AC3filter, o ffdshow, Halli's e o CoreAVC.
    Para reproduzir, ja tentei o BsPlayer, o WMP e o Media Player Classic.

Mas se me aconselharem outros, ou uma instalação limpa so com alguns, eu faço.
    Não consigo mesmo é configurar o som.

10. zx-9r

zx-9r Power Member

saída digital óptica da placa de som, aquele cabo chamado "toslink"

11. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Poix, mas eu tenho o media center ligado por HDMI ao amplificador, e e queria configurar o som atraves do cabo HDMI, para não ter 2 cabos ligados ao Amplificador. Já agora, podes por uns prints screens da configuração que tens no AC3 filter, sff.

12. Draik

Draik Power Member

Boas
    tens o AV com as configs para receber o som e a imagem por HDMI? (do componente em que ligaste o PC ao AV)
    tens o PC configurado para enviar o som e a imagem por HDMI?

13. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Isso mesmo.
    Neste momento tenho imagem e som, mas o amplificador acusa PCM apesar de ter som nas 5 colunas, ou seja, é o PC k esta a fazer o trabalho de dividir em 6 canais e nao o amplificador. Eu queria mandar o som inalterado para o amplificador e depois este tratar do assunto.

14. gryle

gryle Power Member

O que eu uso é o Zoom Player: http://www.inmatrix.com/files/zoomplayer_download.shtml

As instruções para o zoom player:

Lançar o zoom player
    Fazer right click na janela e escolher Options / Setup (ou pressionar Ctrl-O)
    Na árvore do lado esquerdo da janela Escolher Playback->Smartplay
    A opção Enable smart play deve estar activada
    Escolher AC3 na tab "Audio & Video Decoders" por baixo de Audio Decoders e pressionar o botão Configure
    Escolher AC3 Filter e pressionar Ok
    Pressionar o botão Ok na janela da opções
    Abrir o ficheiro de video
    Fazer right click na janela do zoom player e seleccionar Filter Properties->AC3 Filter
    Em preset escolher "SPDIF on" e pressionar o botão Save

15. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Brigado, vou tentar fazer isso. Mas infelizmente so tenho acesso ao media center ao fds, este fds logo vejo como corre.
    Entretando neste fds k passou, depois de mt's experiencias nas configs dos codecs e dos players.
    Tenho som nas 5 colunas, mas o amplificador acusa PCM e não DD nem DTS... Como é isto possivel? E a unica ligação que tenho do HTPC ao amplificador é atraves de HDMI.

Última edição: 2 de Junho de 2008
  16. Mike69

Mike69 Power Member

se for por exemplo um filme divx nao tens 5.1

17. gryle

gryle Power Member

O amplificador pode estar a aplicar efeitos dolby prologic que transformam o som stereo num "pseudo" 5.1
    Mas não é a mesma coisa que o verdadeiro 5.1

Não tem nada a ver uma coisa com outra.
    Há imensos filmes divx com som dolby digital 5.1, normalmente em releases de 2 CDs

Última edição: 3 de Junho de 2008

Partilhar esta Página