1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Som Estranho... Drivers?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Lord_Snake, 30 de Junho de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1458)

1. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Boas.. Pessoal, é assim, neste momento estou a usar o PCLinuxOS 2007 (que estou a adorar), mas estou com um problema. Ao iniciar o portátil, ele manda-me com um apito super agudo... Isto acontece sempre que ele reproduz qualquer tipo de som. Em videos, não dá som nenhum. O que poderá estar-se a passar? Será algum problema de drivers? É que quando tive o Linux Mint tive o mesmo problema... Cumps

2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Ajudava saber qual a marca e o modelo do portátil, mas isso não sei se será de algum modulo de som...

3. VuDu

VuDu Power Member

Simples, tens o som muito alto e o micro ligado no maximo. Isso deve de ser puro feedback. ;) Tenta por o micro a mute (não precisas dele ligado para nada) e vê se ainda faz esse barulho.

4. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

É um Asus A8Js... Desculpa lá não ter dito mais cedo...
    O micro já está a mute... E tipo, ao ver um filme ou ouvir música, não reproduz qualquer som... Será que faltam alguns codecs de som? É porque os de vídeo eu tenho (porque dá para ver os filmes)... Cumps e Obrigado...

5. VuDu

VuDu Power Member

Se faltarem codecs, o programa tem de dar algum erro/aviso.
    Procura nas Sound preferences e no Volume Control a ver se tens tudo como deve de ser. Só se tens algum problema com as drivers de som, mas mesmo assim, os programas deviam de se queixar que não conseguem reproduzir som... :s

6. slack_guy

slack_guy Power Member

Apita antes ou depois de arrancar o bootloader (lilo? grub?)

7. VuDu

VuDu Power Member

Se for antes, aposto dinheiro em como o SO não tem nada a ver com isso LOOL :P
    Suponho que seja durante o arranque da distro propriamente dita. Provavelmente ao carregar o alsa e depois, sempre que ele tenta reproduzir um som qualquer.

8. slack_guy

slack_guy Power Member

precisamente! nem é preciso apostares. como deu o mesmo erro com duas distros... hum... inclino-me para problema com hardware.. por isso é que fiz a pergunta.

9. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Desculpem lá, mas acontece depois do carregamento do Grub. Tipo, tenho um dual boot com o Vista, e selecciono o PCLinuxOS. Ele começa a iniciar e pede os dados de login. Após a introdução, ele dá um apito meio estranho e finito, a partir daí nada de sons...

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

qual é o kernel k tens instalado?
    Senao terás de actualizar os módulos de som (intel HDA, right?)

11. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

A versão do kernel é a 2.6.18.5.tex5. E a placa de som é essa, intel HDA... Quando te referess a "Módulos", referes-te a drivers/controladores?

12. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

sim, drivers = módulos. Se for "software", tenta actualizar a ver .
    Ou kernel novo tb deve resolver lol (vem com versao + actualizada).

já agora, qual o resultado do comando (consola)
    Código:
    lspci | grep -i audio

Última edição: 1 de Julho de 2007
  13. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)

E caso isto seja útil:

Última edição: 1 de Julho de 2007
  14. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Ninguém me pode ajudar?? Estou mesmo à rasca...

15. VuDu

VuDu Power Member

Pronto, acho que já é oficial que o stress tá nas drivers. Esse barulho no inicio deve de ser ele a tentar reproduzir o som do inicio de sessão do gnome.
    Faz um lsmod e vê se tens um snd_hda_intel.

16. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

O que é um lsmod e como faço?

17. esquiso

esquiso Power Member

Abres a consola e fazes lá lsmod. ;)

18. VuDu

VuDu Power Member

à pouco disseram-te pra fazeres um lspci, agora fazes um lsmod para ele listar-te os modulos que tens. Se tens um portatil da familia "intel" e não tiveres um modulo snd_hda_intel.... huston, we have a problem :P

19. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Fiz o lsmod e o resultado foi o seguinte:

20. HecKel

HecKel The WORM

é pá..., isso é estranho...

Julgo que não tem nada a ver, mas tenta isso em modo de Super User, apesar de achar que o lsmod está acessível ao nível utilizador.

HecKel

Partilhar esta Página