Problema Som estranho vindo do pc quando movo o rato.

Necrom

Portugal@Home Member
Desde que comprei este pc que oiço um som estranho a vir de dentro do pc, não sei bem de onde. Mas apenas acontece em certas situações. Noto mais por exemplo no Chrome, a passar o rato por cima dos marcadores que tenho por baixo da barra de endereços, ou a fazer scroll com a roda do rato. Faz o mesmo ruido se estiver a ver um video no youtube, por exemplo, mas nota-se menos (praticamente inaudivel) e é continuo. Mas se por exemplo mover o rato no ambiente de trabalho, onde não passa por cima de nada, não faz qualquer ruído.
Fica aqui um exemplo, tentei filtrar e amplificar o ruido de fundo para se perceber melhor, 2 terços deste ficheiro de som sou eu a passar o rato por cima dos marcadores para trás e para a frente, e o último terço é a fazer scroll aqui na página inicial do fórum para cima e para baixo. Parece tipo um "arranhar", ou tipo o som das cabeças de um disco rígido a moverem-se, só que não é do disco rígido.

https://voca.ro/17zzYXI6veLV

Tenho um instalado além dos SSDs (um SATA e um NVME), mas já acontecia antes de o ter colocado. E também não é as colunas, acontece com elas desligadas.
Também não deve ser do Chrome, pois acontece noutros programas ou até a passar o rato por cima de items ou listas em pastas, embora se note menos.

A ideia que dá é que o ruido acontece quando há uma actualização do ecrã ou o pc processa algo.
A única ideia que tenho é que a fan do cpu esteja a actualizar a velocidade demasiadas vezes por segundo. Mas supostamente há um intervalo de tempo entre as actualizações da velocidade da fan, não?

Alguém faz ideia do que possa ser?
 
Última edição:
Mesmo abrindo a caixa, não consegues de maneira nenhuma saber ao menos a zona do barulho? Pode ser a rotação de uma fan ou então um disco. Tenta correr o CrystalDisk para veres a saúde dos discos ou então para ir descobrindo é ires desligando os componentes para despistar. Não será algum coil whine da gráfica? Já que te queixas do rato, tenta mudar a porta de entrada onde tens o rato
 
Última edição:
É muito difícil perceber de onde vem o ruido, mesmo com o painel lateral retirado. Tanto parece vir da gráfica, como da fonte, como até do cpu ou da motherboard. Disco duvido, pois já fazia o ruído quando tinha só o nvme ligado. Ainda ontem corri o CrystalDiskMark por outros motivos e as velocidades estão iguais ou superiores ao que vejo na net. Rato também não deve ser, troquei de entrada e continua a fazer o ruído, e como disse atrás, mesmo quando não o estou a usar se estiver por exemplo a ver um vídeo no youtube e cortar o som ouvesse na mesma, mais baixo e contínuo.

O remédio vai ser mesmo tirar/desligar a gráfica um dia destes para tirar as dúvidas se será coil whine.
 
Back
Topo