Som Linux Mint 18 Sarah

Rocky04

Power Member
Bom dia!
Instalei o linux mint 18 sarah no meu portatil já com alguns aninhos... anteriormente tinha o Ubuntu 14.04 e funcionava bem, embora um pouco lento. Com esta versão do Linux Mint a máquina está mais rápida mas não emite som... alguém me pode ajudar?
 
Acontece o mesmo com todos os Mint no meu portatil, podes postar nos fóruns deles, eu nunca consegui resolver e esqueci que existe mint.
 
já instalei mint em varios portateis e sempre funcionou bem,...
já viste as definições, ou a falta de drive da placa de som?...
 
Nas definições parece-me estar tudo bem. Nas preferências de som temos o seguinte: No separador "Equipamento" aparecem-me dois dispositivos, um referente à câmara e outro "Áudio interno" (1 saída e 2 entradas), logo deve estar reconhecido. Certo? Se for ao "gestor de controladores" só me aparece o seguinte:
"Desconhecido
Este dispositivo está a usar um controlador alternativo
Intel-microcode"
Processor microcode firmware for intel CPUs"
Depois tem a opção para activar "não utilizar este dispositivo" mas não está activo... estará relacionado com isto?
 
Viste o que dizem sobre som nas release notes?

Sound and microphone issues
If you're facing issues with your microphone or your sound output, please install "pavucontrol".

This will add "PulseAudio Volume Control" to your menu. This application has more configuration options than the default volume control.
 
Já instalei o pavucontrol mas continuo sem conseguir activar o som...

Uma coisa que podes experimentar é instalar o Ubuntu 16.04, em que se baseia esse Mint, para ver se o problema é específico do Mint (não sei que alterações eles fazem, se é que fazem alguma potencialmente relevante para este problema).

Se o problema é só a lentidão também podes experimentar Lubuntu 14.04 e ver se fica melhor.
 
No terminal através do Alsamixer, existem dois módulos que aparecem desactivados, mas não consigo activa-los...

Deve ser apenas do Mint porque anteriormente eu tinha o Ubuntu 14.04 e o som funcionava. Alguma driver em falta?
 
Última edição:
Deve ser apenas do Mint porque anteriormente eu tinha o Ubuntu 14.04 e o som funcionava.

Não necessariamente, porque o Mint que instalaste é baseado em Ubuntu 16.04 e não 14.04. É possível que tenha havido alguma mudança, que tenha sido eliminado algum driver.

No terminal através do Alsamixer, existem dois módulos que aparecem desactivados, mas não consigo activa-los...

Que módulos? O que estás a fazer para tentar ativá-los? Se carregares no F6 e mudares o device acontece alguma coisa?
 
Os módulos que não consigo activar são os "S/PDIF" e S/PDIF Default". tentei activa-los através do comando"sudo alsa force-reload". Se carregar no F6, aparecem dois dispositivos, "HDA Intel" e "USB 2.0 vídeo"... Se selecionar o USB 2.0 vídeo diz que este dispositivo não tem qualquer tipo de controlo de reprodução, se seleccionar o HDA Intel aparecem os vários módulos mas aqueles que já referi não consigo aumentar o som deles...
 
Os módulos que não consigo activar são os "S/PDIF" e S/PDIF Default". tentei activa-los através do comando"sudo alsa force-reload".

Já agora, como é que vês que não estão ativos? Têm um MM? Se sim, será que funciona se carregares na tecla M quando estiverem selecionados?
 
Eu pressuponho que não estão activos porque não consigo aumentar o volume a esses módulos, enquanto que nos restantes consigo. Têm "OO"...
 
Se no terminal fizeres:

lsmod |grep snd

o que é que aparece? Seria mais informativo se também pudesses fazer isso com o 14.04 para ver diferenças, podes fazer com um live CD.
 
Com esse comando aparece:

snd_hda_codec_hdmi 49152 1
snd_hda_codec_realtek 73728 1
snd_hda_codec_generic 69632 1 snd_hda_codec_realtek
snd_usb_audio 147456 1
snd_hda_intel 36864 3
snd_hda_codec 118784 4 snd_hda_codec_realtek,snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_generic,snd_hda_intel
snd_usbmidi_lib 28672 1 snd_usb_audio
snd_hda_core 61440 5 snd_hda_codec_realtek,snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_generic,snd_hda_codec,snd_hda_intel
snd_hwdep 16384 2 snd_usb_audio,snd_hda_codec
snd_pcm 94208 5 snd_usb_audio,snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_hda_core
snd_seq_midi 16384 0
snd_seq_midi_event 16384 1 snd_seq_midi
snd_rawmidi 28672 2 snd_usbmidi_lib,snd_seq_midi
snd_seq 57344 2 snd_seq_midi_event,snd_seq_midi
snd_seq_device 16384 3 snd_seq,snd_rawmidi,snd_seq_midi
snd_timer 32768 2 snd_pcm,snd_seq
snd 69632 21 snd_hda_codec_realtek,snd_usb_audio,snd_hwdep,snd_timer,snd_hda_codec_hdmi,snd_pcm,snd_seq,snd_rawmidi,snd_hda_codec_generic,snd_usbmidi_lib,snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_seq_device
soundcore 16384 1 snd

Hoje já não tenho tempo mas amanhã já testo com o Ubuntu 14.04.
 
s/pdif é referente a saida de som digital externo (Sony/Philips Digital Interface)
tenta ouvir pelo VLC (já pré instalado)
 
Tentei reproduzir no VLC mas não sai qualquer tipo de som...

Também já tentei com phones e continua sem dar som... Antes quando tinha o Ubuntu 14.04 o som funcionava normalmente...
 
Back
Topo