Som Linux Mint 18 Sarah

Instalei a versão 17.3 MATE baseada no Ubuntu 14.04 mas continua sem dar som... :/

Assim já pode valer a pena comparar os dois. Vê os logs, se ainda não tiveres visto, e compara tudo o que puderes entre as duas distribuições (o lsmod que sugeri antes, por exemplo, mas também o que há de diferente quando corres o alsamixer).
 
Boas, peço desculpa pela demora mas só agora tive disponibilidade para testar a minha máquina. Então é assim, arranquei com o Manjaro MATE Vanilla e o problema do som persiste! no alsamixer apenas aparece um módulo "master" e está activo... mas som não sai!
De todas as "distros" que testei o Ubuntu 14.04 é aquele que a minha máquina mais gosta...
 
Última edição:
Actualmente com o Ubuntu 14.04, corri o lsmod e os resultados são os seguintes:

snd_hda_codec_realtek 59527 1
snd_hda_intel 42858 3
snd_usb_audio 128948 1
snd_hda_codec 168250 2 snd_hda_codec_realtek,snd_hda_intel
snd_usbmidi_lib 24426 1 snd_usb_audio
snd_hwdep 13272 2 snd_usb_audio,snd_hda_codec
snd_pcm 85501 3 snd_usb_audio,snd_hda_codec,snd_hda_intel
snd_page_alloc 14230 2 snd_pcm,snd_hda_intel
snd_seq_midi 13132 0
snd_seq_midi_event 14475 1 snd_seq_midi
snd_rawmidi 25543 2 snd_usbmidi_lib,snd_seq_midi
snd_seq 55431 2 snd_seq_midi_event,snd_seq_midi
snd_seq_device 14137 3 snd_seq,snd_rawmidi,snd_seq_midi
snd_timer 28569 2 snd_pcm,snd_seq
snd 60939 20 snd_hda_codec_realtek,snd_usb_audio,snd_hwdep,snd_timer,snd_pcm,snd_seq,snd_rawmidi,snd_usbmidi_lib,snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_seq_device,snd_seq_midi
soundcore 12600 1 snd
 
Deve de ser a versão kernel, aponta o do 14.04 , instala no novo que queres e deves ter o problema mais ou menos resolvido, certamente pode ser uma desconfiguração padrão no Kernel ou em distintas versões que passou despercebido.

Tb deves observar se por acaso não estás com o mute activo sem saída de som acontece muitas vezes ao instalar um sistema essa opção fique em mute e leva a erros de pensar que não se tem som , o mute em sí é uma opção tipo on off não é um roll de som alto baixo.


mm = mute
m = unmute

Deves observar se tens ou não o canal pcm no alsamixer .

Quando o problema é com o pcm às vezes a opção
alsactl store
pode ajudar para alocar a directoria ...
Deverias iniciar o sistema em modo texto a ver se te dava algum erro em linha.
comandos que podem ser úteis tb

alsaconf como root

cat /proc/asound/modules

aplay --list-devices

aplay --list-pcms

....
Se for um bug de driver eu sugiro o que escrevi no inicio → uso de kernel em versão igual ao tal 14.04.

A mim os problemas com som geralmente eram sempre o muted activo , não se me ocorre mais nada que te possa ser útil.
 
Se calhar já venho tarde, mas esta semana tb instalei o Mint 18 e tive os mesmos problemas assinalados no tópico: falta de som e lentidão.

Em relação ao som, as colunas não davam nada mas os auscultadores funcionavam.
Depois de pesquisar pelo Google, a solução foi suspender o computador e liga-lo de seguida.
Resolveu.
Não me perguntem como, mas resolveu.

Em relação à lentidão, tive de desinstalar, era mau demais.
 
Eu optei por voltar ao Ubuntu 14.04. Funciona na perfeição na máquina. Quanto à lentidão, fiz as actualizações recomendadas e aumentei-lhe um pouco a RAM (tem agora 2GB) e está bem melhor agora! ;) Nem vou pensar mais em mudar...
 
Eu optei por voltar ao Ubuntu 14.04. Funciona na perfeição na máquina. Quanto à lentidão, fiz as actualizações recomendadas e aumentei-lhe um pouco a RAM (tem agora 2GB) e está bem melhor agora! ;) Nem vou pensar mais em mudar...

Ainda bem que resolves-te e ficas-te satisfeito com o Ubuntu.
 
Back
Topo