GBA Sonic Advance

jabun

Power Member


Quem teve o privilégio de vivenciar o mundo dos videojogos ao longo da geração dos 16 Bits lembra-se, certamente, da rivalidade titânica existente entre a Nintendo e a Sega e, consequentemente, da rivalidade entre as duas mascotes das gigantes nipónicas: Mario e Sonic. Se alguém nos dissesse na época que no virar do novo milénio o famoso ouriço azul iria dar ares da sua graça em plataformas Nintendo teríamos, certamente, rido alarvemente. Sonic é a bandeira da Sega e nunca, mas nunca, iria ser lançado em consolas da sua mais emblemática rival. Para muitos fãs, Sonic na Nintendo era uma heresia imperdoável.

WhXflt2.jpg


Mas o mundo dá muitas voltas, a Sega acumulou anos de prejuízos e teve de abandonar o mercado de hardware, tornando-se numa software house multiplataforma. No seu primeiro anúncio oficial, a Sega anunciou alguns jogos que deixaram os fãs mais fervorosos com um colapso nervoso: Virtua Fighter 4 na PlayStation 2 e, essencialmente Sonic Advance no Game Boy Advance. Sonic Advance é primeiro jogo da série a ser lançado numa consola da Nintendo, sendo lançado em 2001 e recuperando o legado dos jogos do ouriço da época dos 16 Bits, indo buscar muitos dos elementos que tornaram a trilogia Sonic the Hedgehog como uma das mais importantes e emblemáticas desta indústria, sendo possível jogar com Sonic, Tails, Knuckles e Amy Rose (sendo a personagem que menos encaixa no perfil de velocidade estonteante preconizado pelo jogo).



Assim, podemos considerar que os pontos mais fortes deste jogo é exatamente o recriar da excelente jogabilidade 2D característica desta série, embora seja um pouco mais lenta do que a que vimos na Mega Drive, característica que foi criticada por alguns fãs. Muitos dos níveis são também homenagem a alguns dos melhores níveis da trilogia original, com Neo Green Hill a ser uma homenagem à clássica Green Hill ou a Ice Mountain que nos lembra irremediavelmente a fantástica Ice Cap de Sonic 3, para muitos o nível com melhor design e OST desta clássica série de plataformas.

RPSygSd.jpg


Sem grande surpresa, Sonic Advance foi um sucesso, vendendo que nem pãezinhos quentes e tornando-se num dos jogos mais fortes do catalogo do GBA, originando duas excelentes sequelas, que tornaram a trilogia Sonic Advance numa das melhores obras da portátil da Nintendo, sendo um autentico refugio para os fãs do ouriço, que consequentemente viram nos anos 2000 a sua mascote a ser violada com o lançamento de vários títulos medianos em 3D.

Iy5icG1.jpg


Para além da sua inegável qualidade, que pouco fica a dever aos clássicos da Mega Drive, Sonic Advance é também um dos jogos mais marcantes para a história desta indústria, ao apadrinhar a estreia de um monstro deste meio de entretenimento no hardware da maior rival, marcando assim o início de uma nova época para a Sega.

TgDIngd.jpg


Análise MultiConsolas nº16, março 2002



Johnny vs. The Sonic Advance Trilogy​
 
Back
Topo