Saturn Sonic Xtreme

stika

Power Member
Algures no final da era 16 bits a Sega America começou a trabalhar num novo jogo sonic, eles queriam que este sonic se destacasse por algo mais do que apenas velocidade, a historia do jogo era semi-inspirada pelos desenhos animados sonic SatAm que passava na televisão na altura (estes desenhos nunca passaram por cá, não os confundam com o sonic underground)

Esta foi a primeira demonstração do jogo há imprensa, como podem ver o jogo parece uma mistura entre metal gear solid e prince of persia

http://www.youtube.com/watch?v=Gzctak81BLc

No entanto a sega do Japão, que queria impedir que a 32x se afundasse mais do que já estava ordenou que esse jogo fosse lançado como um exclusivo 32x este vídeo é o seu tech demo

http://www.youtube.com/watch?v=wHLqSAoE0bk&feature=related


No entanto o jogo nunca foi completado antes da 32x afundar por completo, por isso foi decidido que o jogo seria lançado para a sega saturn, ou seja o jogo voltou há estaca zero pela segunda vez, desta vez o jogo tinha como nome-código sonic Xtreme

Este vídeo foi uma demonstração durante uma E3 (possivelmente 95, ou 96)

http://www.youtube.com/watch?v=VW_Pd-PTAtM&feature=related

Mais tarde uns videos sobre o jogo foram "leaked" para a net nestes videos podia-se ver que o jogo tinha um aspecto revolucionário, a sua câmara e os seus niveis eram esféricos, algo muito semelhante ao super mario galaxy, mais de uma década depois destes videos saírem tê, aqui dois desses videos:

http://www.youtube.com/watch?v=Mo8Fim2sR0s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wzvS_beXtXk



Desde os tempos da megadrive que houve uma rivalidade entre a Sega america que possuia a sega technical institute (que nos trouxe jogos como comix zone, kid chameleon, the ooze e que foi a developer principal na criação do sonic 2, este sonic foi uma co-criação entre a sega americana e japonesa) e a Sega japonesa, que nos trouxe o sonic original e o 3, golden axe, etc.




E este jogo usava o mesmo motor de jogo que o nights in to dreams, como tal a equipa que criou o jogo ficou revoltada, e queixou-se há sega japonesa, a sega japonesa decidiu assim cancelar o jogo ( isto já foi nos ultimos meses de vida da sega saturn), poucos meses depois a sega despediu quase 30% dos seus empregados em todo o mundo incluindo a sega technical institute (por isso é que nunca vimos um comix zone 2)






Agora os meus pensamentos



A versão megadrive parecia interessante mas o jogo não devia ser sonic
a versão 32x pareceu-me horrível, mas era um tech demo, por isso entende-se
a versão sega saturn parece-me incrível (tendo em conta a altura)



Esta rivalidade entre a sega americana e japonesa afectou muito a sega, e na verdade foi parte da razão para a queda da sega como nós a conhecíamos, pois existem muitas historias semelhantes a estas envolvendo a mega cd, a 32 x e a sega saturn, pensa-se que a razão desta rivalidade devia-se ao facto da megadrive ter sido um sucesso na Europa e nos EUA, e por ter sido um falhanço no Japão, Bernie Stiller, ex-presidente da sega America disse que nas reuniões da sega Japonesa o Presidente da Sega Japan chegava ao ponto de dizer "Porque é que vocês não podem ser mais como os nossos empregados na Europa e na América)






uma curiosidade pequena sobre Bernie Stiller, muitos acusam-no como o homem que criou e matou a sega na América, e têm alguma razão, se não fosse ele a megadrive nunca teria sido um sucesso, pois antes os direitos da sega master system nos EUA pertenciam a uma distribuidora de brinquedos que era famosa por não perceber nada do assunto de consolas (tipo a concentra) quando a Sega America foi formada Bernie Stiller conseguiu tornar a sega famosa com publicidade..... interessante



No entanto ele é famoso por praticamente destruir a sega americana nos tempos da sega saturn, a sega saturn foi um sucesso no japão durante os dois primeiros anos, como tal viu uma grande afluencia de JRPGs e tactical JRPGs, no entanto este homem numa entrevista disse e eu passo a citar "Os RPGs nunca terão sucesso no mercado americano", ele disse isto um ano antes de sair o final fantasy 7.... acho que já estão a ver o filme, seja como for a sega saturn teve imensos JRPGs que nunca saíram do japão por essa razão, pois nesta altura a Sega America traduzia os jogos de japones para inglês e depois passava-os para a Sega Europa para esta traduzir para as diversas línguas.
 
Última edição:
bom post.

sim acho uma perfeita estupides nao ter saido esse sonic na saturn.. apesar de haver por ai esse sonic ja a rular pela internet para emulador da saturn. supostamente foi leaked...

eu acho que a sega era uma exelente marca tal como companhia... infelizmente afundou se e agora é so ver jogos... e sinceramente acho que outra consola no meio destas todas que ja ha nao ia fazer mal a ninguem. se calhar ate pelo contrario.

mas acho mesmo pena. e tbm da atitude estupida do Bernie Stiller.

enfim.. devem ter aprendido
 
bom post.



mas acho mesmo pena. e tbm da atitude estupida do Bernie Stiller.
foi estúpida, mas se não fosse ele se calhar a megadrive teria sido outra master system na america, por isso é que muita gente o perdoa, por mim mais estupida foi a rivalidade entre a sega japonesa a americana, eles sabotavam-se um ao outro propositadamente, chegando ao cúmulo em que a sega japonesa "esqueceu-se" de informar há americana o que era a 32x e o que fazia mas ordenou-lhes mesmo assim que a lançassem no mercado, tudo isto debaixo do nariz do presidente da sega
 
Não só não lançaram o Xtreme, como parece que havia um outro Sonic Saturn que nunca viu a luz do dia... Houve uma altura em que eram apenas 3 pessoas a trabalhar numa das versões dos jogos, em que um deles sobrecarregou tanto que ficou acamado durante uns 3 meses, o Chris Senn (dono do site Senntient, cujo logo aparece em alguns dos vídeos), que trabalhava com o Ofer Alon (autor da excelente câmera da qual o jogo iria usufruir). Esta mini-equipa conseguiu fazer muito mais do que uma equipa profissional estava a fazer, mas mesmo assim, as habituais divergências da SEGA conseguiram rejeitar a proposta inovadora deles. Uma pena...

Mais um dos factores que contribuiu para a infeliz queda da SEGA...

Falam do Bernie Stiller, e então o Kalinske e o seu famoso bailinho dado pela PSX em plena E3?
 
Última edição:
Não só não lançaram o Xtreme, como parece que havia um outro Sonic Saturn que nunca viu a luz do dia... Houve uma altura em que eram apenas 3 pessoas a trabalhar numa das versões dos jogos, em que um deles sobrecarregou tanto que ficou acamado durante uns 3 meses, o Chris Senn (dono do site Senntient, cujo logo aparece em alguns dos vídeos), que trabalhava com o Ofer Alon (autor da excelente câmera da qual o jogo iria usufruir). Esta mini-equipa conseguiu fazer muito mais do que uma equipa profissional estava a fazer, mas mesmo assim, as habituais divergências da SEGA conseguiram rejeitar a proposta inovadora deles. Uma pena...

Mais um dos factores que contribuiu para a infeliz queda da SEGA...

Falam do Bernie Stiller, e então o Kalinske e o seu famoso bailinho dado pela PSX em plena E3?
o k é k o Kalinske fez na E3? por acaso não conheço nenhuma historia
 
bom post.

sim acho uma perfeita estupides nao ter saido esse sonic na saturn..
ah sim esqueci-me de dizer, uma das razões que a versão da sega estava a demorar muito tempo era porque aquela câmara esférica era muito difícil de trabalhar, se aliarmos isso a uma consola que só por si já é difícil de programar então aí temos grandes problemas
 
o k é k o Kalinske fez na E3? por acaso não conheço nenhuma historia

Bem, dado que a Saturn estava prevista sair ao mesmo tempo que a PSX, mas com um preço mais caro, e jogos menos apelativos, tomou a liberdade de a lançar logo na E3, dizendo que o Saturnday (data prevista para o lançamento), era um truque de marketing. A resposta da Sony? Anunciou de seguida na mesma E3 que a sua consola custaria menos 100€. Ok, falta de sorte certo? Errado...como se viria a ver, não só teve o azar de ser surpreendido pela Sony, como lançou a consola sem títulos minimamente apetecíveis à venda, nem previstos, tirando uns quantos lançados pela própria SEGA (que não chegavam). No final de contas, esta manobra rendeu menos do que o próprio lançamento da PSX (80.000 vs 100.000).
 
Não connhecia nenhum desses vídeos, mas aqueles 2 últimos impressionaram-se pela semelhança com o Super Mario Galaxy a nível de conceito. Foi uma pena o que aconteceu à Sega, mas já não vale a pena chorar sobre leite derramado: a grande cota de culpa pelo que aconteceu é da própria Sega. Infelizmente, e apesar de já só fazerem jogos, não conseguem que estes atinjam o nível que tinham quando também faziam consolas...
 
bom post.

sim acho uma perfeita estupides nao ter saido esse sonic na saturn.. apesar de haver por ai esse sonic ja a rular pela internet para emulador da saturn. supostamente foi leaked...

Já reparaste que o que anda aí na net é apenas um nível e que está longe de ser o jogo acabado não ja?
 
Já reparaste que o que anda aí na net é apenas um nível e que está longe de ser o jogo acabado não ja?

Sem querer levar o jogo para a zona do trancar, eu acho que isso é falso. O único protótipo do jogo que esteve à venda foi comprado pela Assembler há um ano, ou assim, só para eles se poderem vangloriar. Não houve qualquer dump para a net...

Posso estar errado, mas não vamos prolongar isto aqui que o assunto é delicado...
 
Sem querer levar o jogo para a zona do trancar, eu acho que isso é falso. O único protótipo do jogo que esteve à venda foi comprado pela Assembler há um ano, ou assim, só para eles se poderem vangloriar. Não houve qualquer dump para a net...

Posso estar errado, mas não vamos prolongar isto aqui que o assunto é delicado...

Sem querer quebrar nenhuma regra do fórum (se fizer, podem apagar), o Assembler lançou esse dump na net.
 
Foi, não sabia então. Lembro-me que o Sonic Cult fez um chavascal na altura porque lançaram videos com marca de água e porque não tinham lançado o proto.

Já agora, se quiserem ler mais umas coisas sobre o Xtreme, dêem um salto ao Sonic Cult, embora suspeite que quem se interessa já tenha ido lá :rolleyes:
 
Sonic_X-treme_Coverart.png

Para muitos, a maior falha da biblioteca de títulos da Saturn é a falta de um titulo exclusivo da mascote da Sega, o carismático ouriço azul Sonic, que fosse capaz de se equiparar aos titulos da Mega Drive em termos qualitativos e fazer frente à Nintendo, que apresentou na Nintendo 64 um jogo do Mario que "apenas" se tornou no manual de instruções sobre como se deve fazer um jogo de plataformas em 3D.

O jogo chamava-se Sonic Xtreme, um projecto que começou na Mega Drive, passou para a 32x, de forma a mostrar ao público as capacidades técnicas do add-on da 16 Bits, no entanto, o pouco tempo entre o lançamento da 32x e a consola da nova geração, a Saturn, fez com que a Sega direcciona-se este projecto para a nova consola, que precisava de um titulo Sonic como de pão para a boca.

sonic-x-treme-20080529113505841.jpg

No entanto, por diversas razões, entre as quais as grandes divergências entre as divisões da Sega do Japão e dos EUA, levaram a que o projecto fosse cancelado, deixando a Saturn apenas com Sonic Jam (excelente compilação dos jogos da Mega Drive), Sonic 3D (port feito à pressa de um titulo mediano da Mega Drive) e Sonic R (um bom spin off da série, mas não e um Sonic "a sério"). Será que a Saturn teria sorte diferente se Sonic Xtreme fosse lançado (e tivesse a qualidade que dele se esperava, evidentemente)? É dificil responder a esta questão, mas que a consola teria vendido mais umas unidades e que teria mais uma poderosa arma disso ninguém dúvida. Quem viveu nos anos 90 sabe bem o poder que o ouriço tinha no mercado dos videojogos.

tumblr_l8a4yyTqwO1qdtw9eo1_500.jpg

Deixo agora aqui uns scans com informação sobre este jogo, que infelizmente nunca chegou a ver a luz do dia​

Artigo GameMasters Presents nº8, 2012







 
Se bem me lembro, o protótipo mostrado na altura para a Saturn foi descoberto há uns anos e foi feito um dump. Não me lembro o quão jogável é.
 
Back
Topo