Sonoff Mini num comutador de escada

RT1

Power Member
mandei vir um sonoff mini para colocar dentro de um interruptor que tem comutador de escada.
entretanto vi em algumas mensagem que pode não ser tão simples. podem-me ajudar a perceber onde o devo colocar e que ligações devo fazer ?

obg.

https://ibb.co/f0tM34x
f0tM34x

f0tM34x


este esquema foi desenhado por mim que não sou eletricista. é apenas para eu saber como liguei tudo.

no interruptor do lado esq. tenho 2 interruptores : 1 comutador e outra lampada.
Neste momento funciona bem a comutação assim como a segunda lampada. O neutro que vai para a lampada, passa pela caixa da comutação.


como devo ligar o sonoff ? penso que deverá ser no interruptor do lado esquerdo. porque é aí que passa o neutro.

obg
 
Numa comutação, quase sempre terás de passar um fio de um interruptor para o outro.

Tens de ter sempre na cabeça, que o circuito dos comutadores fecha no sonoff.
Sai de um comutador para o outro 2 fios (que fazem a comutação), e depois de cada comutador, tem de sair um fio para o sonoff (e o circuito está fechado).

Depois tens de alimentar o sonoff com linha e neutro, e para a lâmpada basta que saia a linha do sonoff (porque o neutro deve estar direto)

Parece confuso mas não é. Precisas é perceber a lógica para saber como fazeres
 
Numa comutação, quase sempre terás de passar um fio de um interruptor para o outro.

Tens de ter sempre na cabeça, que o circuito dos comutadores fecha no sonoff.
Sai de um comutador para o outro 2 fios (que fazem a comutação), e depois de cada comutador, tem de sair um fio para o sonoff (e o circuito está fechado).

não sei se percebi bem.
pelo que percebo do que escreves, teria de ter 3 fios a ligar os 2 comutadores : 2 para a comutação e e outro para o sonoff ?
e onde passa o live não é o que liga à lampada.

não sei se vou conseguir fazer :(
 
não querendo parecer chato , neste boneco passam 3 fios. (o meu sonoff é um sonoff mini para por dentro do interruptor).

E eu só tenho 2 fios (para a comutação ) + um fio (live) e o neutro que passa para para outra lampada.

parece-me que não me vou safar.
 
New não querendo parecer chato , neste boneco passam 3 fios. (o meu sonoff é um sonoff mini para por dentro do interruptor).

o esquema de ligacao na prática é o mesmo em relacao ao sonoff, mas em vez de teres um unico interruptor no s1/s2 tens dois.

quanto ao teu esquema, tens de por como esta na imagem.
o fio 1 que sai do interruptor tem de ir ao sonnof e tens de ter um fio da lampada ao sonoff. ja tens a tubagem, é so adicionar mais um conductor.
isto claro depende de que lado tens o sonoff tens de ver de que lado da mais jeito, se passar um novo para o live ou para o neutro.
 
neste video :

apesar de ser 1 shelly, parece que basta interromper o circuito num dos comutadores.
podem ver e confirmar ? ou estou a ver mal ?
 
Viva,

Para instalar o sonoff mini 2 ou outro tipo o sonoff r2 ou r3, tem mesmo que ter o neutro, seja em ligador ou comutador?

Estou ainda tenho que ver lá alguns interruptores e comutadores em casa se tem neutro, já meti um interruptor com sensor que não tinha neutro, só fase e load e funciona.
 
Back
Topo