Sonoff Mini num comutador de escada

RT1

Power Member
mandei vir um sonoff mini para colocar dentro de um interruptor que tem comutador de escada.
entretanto vi em algumas mensagem que pode não ser tão simples. podem-me ajudar a perceber onde o devo colocar e que ligações devo fazer ?

obg.

https://ibb.co/f0tM34x
f0tM34x

f0tM34x


este esquema foi desenhado por mim que não sou eletricista. é apenas para eu saber como liguei tudo.

no interruptor do lado esq. tenho 2 interruptores : 1 comutador e outra lampada.
Neste momento funciona bem a comutação assim como a segunda lampada. O neutro que vai para a lampada, passa pela caixa da comutação.


como devo ligar o sonoff ? penso que deverá ser no interruptor do lado esquerdo. porque é aí que passa o neutro.

obg
 
Numa comutação, quase sempre terás de passar um fio de um interruptor para o outro.

Tens de ter sempre na cabeça, que o circuito dos comutadores fecha no sonoff.
Sai de um comutador para o outro 2 fios (que fazem a comutação), e depois de cada comutador, tem de sair um fio para o sonoff (e o circuito está fechado).

Depois tens de alimentar o sonoff com linha e neutro, e para a lâmpada basta que saia a linha do sonoff (porque o neutro deve estar direto)

Parece confuso mas não é. Precisas é perceber a lógica para saber como fazeres
 
Numa comutação, quase sempre terás de passar um fio de um interruptor para o outro.

Tens de ter sempre na cabeça, que o circuito dos comutadores fecha no sonoff.
Sai de um comutador para o outro 2 fios (que fazem a comutação), e depois de cada comutador, tem de sair um fio para o sonoff (e o circuito está fechado).

não sei se percebi bem.
pelo que percebo do que escreves, teria de ter 3 fios a ligar os 2 comutadores : 2 para a comutação e e outro para o sonoff ?
e onde passa o live não é o que liga à lampada.

não sei se vou conseguir fazer :(
 
não querendo parecer chato , neste boneco passam 3 fios. (o meu sonoff é um sonoff mini para por dentro do interruptor).