[Home Cinema] Sony 55XF9005 - Velocidade vídeo / movimentos naturais

quinjass

Membro
Comprei uma Sony XF559005 nesta campanha dos 999€ da black friday, e estou satisteito com a compra até agora.

Há apenas uma coisa que gostaria de partilhar e tentar perceber se alguém partilha da mesma dúvida, e se existe alguma forma de desativar alguma definição ou algo do género. Já tinha reparado em TVs LG que a "velocidade" das imagens parece ligeiramente mais rápida que o normal, principalmente em conteúdos HD, ao ponto de em alguns filmes os movimentos acabarem por parecer um pouco mais rápidos e "artificiais" que o natural, e noto que também nesta Sony isto está a acontecer, em filmes principalmente.

Alguém me consegue explicar qual a razão e se isto se deve a alguma configuração ou algo do género que dê para desativar?
 
Sem conhecer o modelo, experimenta mexer no motion flow (?).
As marcas dão-lhes nomes diferentes - Motion Rate, Motion Plus, MotionFlow, TruMotion...
tudo o que possa ser processamento de imagem pode causar alterações...

Notas isto em que circunstâncias? Ver filmes na TV? No PC? Numa box?
 
Última edição:
Funcionou, experimentei desativar o motion flow, ou até mesmo reduzir de 3 para 1 a suavidade e resolve o "problema". Parece-me uma funcionalidade importante para jogos, mas para filmes retira um pouco da naturalidade, na minha opinião.
Notei em filmes 1080p que descarreguei para o armazenamento da TV. No funcionamento da TV ligado à box da vodafone não notei, possivelmente porque o motionflow está desativado por pré-definição para esse funcionamento.
Obrigado pela ajuda.
 
tambem comprei a mesma tv na black friday, e até agora sem problemas aparentes. Tem um ligeiro shift de cores devido ao angulo que a vejo (esta na parede ligeiramente acima do campo de visao), a tv so é de facto perfeita vista mesmo no centro de visao da mesma.

tens aqui um site com settings para a tv:

https://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x900f/settings


A unica coisa que notei que me esta a incomodar é a lista de canais que esta toda desorganizada. Na minha outra philips a configuracao foi feita de acordo com a grelha que esta no site da Meo, esta os canais digitais aparecem todos a partir do 800 e desorganizados..a rtp é o 836 por exemplo.
So pretendo ter os canais digitais ligados. analogicos a qualidade é demasiada ma para o meu gosto. Há, nao tenho ligado a Box.
Resumindo liguei directamente sem box, canais digitais e mais nada...como fiz nas tvs anteriores que sempre me ordenaram direito.
Já vi um forum de março de 2018 com uma pessoa com o mesmo problema, mas nesse forum ninguem postou solucao.
Bem a minha foi ordenar a mao os canais a falta de melhor...
Tenho Meo, como já referi.

Outra coisa que achei estranho e "mediocre" para uma tv serie 9, foi so ter ARC no hdmi3, a minha antiga philips tambem android tv, tinha ARC em todos HDMI.
Queria ligar ao HDMI1 que como a tv ta na parede é o unico hdmi visivel, mas como o HDMI1 nao tem ARC e tenho a tv ligada a um AVR com ARC, tive que ser obrigado a ligar ao HDMI3 que me deu muito mais trabalho a instalar.

uma coisa que me supreendeu na positiva (por enquanto), foi o processador é relativamente muito mais rapido em relacao a minha outra tv android (mais antiga 2 anos).

Instalei o Plex, e comparei com o meu nvidia shield, e sinceramente por enquanto nao vejo necessidade de ir ao Plex pelo nvidia shield, ou seja para quem esta a pretender usar a tv como media center, sempre poupa 200 euros no media box. Vou transferir o nvidia para outra divisao da casa que nesta tv nao vi necessidade de o manter.
 
tambem comprei a mesma tv na black friday, e até agora sem problemas aparentes. Tem um ligeiro shift de cores devido ao angulo que a vejo (esta na parede ligeiramente acima do campo de visao), a tv so é de facto perfeita vista mesmo no centro de visao da mesma.

tens aqui um site com settings para a tv:

https://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x900f/settings


A unica coisa que notei que me esta a incomodar é a lista de canais que esta toda desorganizada. Na minha outra philips a configuracao foi feita de acordo com a grelha que esta no site da Meo, esta os canais digitais aparecem todos a partir do 800 e desorganizados..a rtp é o 836 por exemplo.
So pretendo ter os canais digitais ligados. analogicos a qualidade é demasiada ma para o meu gosto. Há, nao tenho ligado a Box.
Resumindo liguei directamente sem box, canais digitais e mais nada...como fiz nas tvs anteriores que sempre me ordenaram direito.
Já vi um forum de março de 2018 com uma pessoa com o mesmo problema, mas nesse forum ninguem postou solucao.
Bem a minha foi ordenar a mao os canais a falta de melhor...
Tenho Meo, como já referi.

Outra coisa que achei estranho e "mediocre" para uma tv serie 9, foi so ter ARC no hdmi3, a minha antiga philips tambem android tv, tinha ARC em todos HDMI.
Queria ligar ao HDMI1 que como a tv ta na parede é o unico hdmi visivel, mas como o HDMI1 nao tem ARC e tenho a tv ligada a um AVR com ARC, tive que ser obrigado a ligar ao HDMI3 que me deu muito mais trabalho a instalar.

uma coisa que me supreendeu na positiva (por enquanto), foi o processador é relativamente muito mais rapido em relacao a minha outra tv android (mais antiga 2 anos).

Instalei o Plex, e comparei com o meu nvidia shield, e sinceramente por enquanto nao vejo necessidade de ir ao Plex pelo nvidia shield, ou seja para quem esta a pretender usar a tv como media center, sempre poupa 200 euros no media box. Vou transferir o nvidia para outra divisao da casa que nesta tv nao vi necessidade de o manter.

Realmente o modelo deste ano tem apenas 1 saída HDMI para o lado. Tenho o modelo XE9005 do ano passado e é ao contrário, só tem o HDMI 1 para a parede, os outros 3 saiem para o lado. Também a tenho na parede. Talvez os cabos HDMI com terminal em angulo de 90º ajudem. Quanto à ordenação dos canais isso não é exclusivo da Sony, porque tenho aqui Uma samsung e é exatamente a mesma coisa. Só os canais analógicos é que estão por ordem, os digitais não.

Comprei uma Sony XF559005 nesta campanha dos 999€ da black friday, e estou satisteito com a compra até agora.

Há apenas uma coisa que gostaria de partilhar e tentar perceber se alguém partilha da mesma dúvida, e se existe alguma forma de desativar alguma definição ou algo do género. Já tinha reparado em TVs LG que a "velocidade" das imagens parece ligeiramente mais rápida que o normal, principalmente em conteúdos HD, ao ponto de em alguns filmes os movimentos acabarem por parecer um pouco mais rápidos e "artificiais" que o natural, e noto que também nesta Sony isto está a acontecer, em filmes principalmente.

Alguém me consegue explicar qual a razão e se isto se deve a alguma configuração ou algo do género que dê para desativar?

As saídas HDMI podem ser configuradas individualmente. Eu tenho a Xbox ligada no HDMI 2 e está sempre com imagem definida para jogo (com algumas alterações que fiz depois) O HDMI 3 é para o Home Cinema e está configurado como cinema em casa. A box TV está no HDMI 4 e está configurada como standard. Por exemplo se mudar para futebol em direto (no action menu), o motion flow muda logo de mormal para suave.

Se tiveres tempo há por aí dezenas de tutoriais de como mexer nas definições para melhorar a imagem de acordo com o que gostamos.
 
A unica coisa que notei que me esta a incomodar é a lista de canais que esta toda desorganizada. Na minha outra philips a configuracao foi feita de acordo com a grelha que esta no site da Meo, esta os canais digitais aparecem todos a partir do 800 e desorganizados..a rtp é o 836 por exemplo.
So pretendo ter os canais digitais ligados. analogicos a qualidade é demasiada ma para o meu gosto. Há, nao tenho ligado a Box.
Resumindo liguei directamente sem box, canais digitais e mais nada...como fiz nas tvs anteriores que sempre me ordenaram direito.
Já vi um forum de março de 2018 com uma pessoa com o mesmo problema, mas nesse forum ninguem postou solucao.
Bem a minha foi ordenar a mao os canais a falta de melhor...
Tenho Meo, como já referi.

Não sei se será de ser o MEO mas para a NOS na minha Sony XF9005 os canais digitais aparecem desde o 1 até ao 300 e no final da lista aparecem os digitais de radio.

Em relação a estar tudo desorganizado é possível ordená-los de acordo com o operador se mudares a localização do país na configuração inicial para Franca.
Isto tem que ser feito no inicio da instalação da TV que vem por defeito da fábrica.
 
existe forma de gravar a ordem dos canais? queria fazer experiências a fazer novas pesquisas de canais, mas como ja perdi tempo a organizar prai uns 30 nao queria nada voltar a fazer. na minha Philips consigo fazer isso na boa.

Quanto a performance da TV, por enquanto ainda nao me surpreendeu, ja meti 3 calibracoes diferentes que encontrei na net, ficou melhor mas nada de especial em relacao ha que tinha, alias curto mais os detalhes da philips. a Sony ganha nos pretos de longe.

Em relacao à conectividade, da 10x0 à philips. Só com o comando da Sony, controlo o AV Denon e o Nvidia Shield e isto sem ter que fazer nada...ligo tv, liga AV automaticamente e passo a usar o som do AV, mudo para o hdmi da shield passo a usar o comando como comando da shield. Com a philips tinha que usar 3 e entravam em conflito as vezes a conta do ARC funcionar mal. Na sony funciona 5 estrelas.
 
existe forma de gravar a ordem dos canais? queria fazer experiências a fazer novas pesquisas de canais, mas como ja perdi tempo a organizar prai uns 30 nao queria nada voltar a fazer. na minha Philips consigo fazer isso na boa.

Quanto a performance da TV, por enquanto ainda nao me surpreendeu, ja meti 3 calibracoes diferentes que encontrei na net, ficou melhor mas nada de especial em relacao ha que tinha, alias curto mais os detalhes da philips. a Sony ganha nos pretos de longe.

Em relacao à conectividade, da 10x0 à philips. Só com o comando da Sony, controlo o AV Denon e o Nvidia Shield e isto sem ter que fazer nada...ligo tv, liga AV automaticamente e passo a usar o som do AV, mudo para o hdmi da shield passo a usar o comando como comando da shield. Com a philips tinha que usar 3 e entravam em conflito as vezes a conta do ARC funcionar mal. Na sony funciona 5 estrelas.

Podes ordenar os canais com o editor da Sony que está na pagina deles. Descarregar a lista para uma pen e ordenas como quiseres.
Infelizmente ao fazeres nova pesquisa desordena tudo, por isso só dessa maneira.
 
dxn, obrigado pela dica.
hoje fiquei triste ao descobrir que no plex (pela tv) os filmes com DTS, é feito o transcode pq a tv nao suporta DTS em ARC.
Pelo meu nvidia shield faco o passthough de tudo sem problemas. A minha NAS nao tem "força" suficiente para fazer transcoding em tempo real de filmes 1080p para cima ou seja usar o plex pela tv esta fora de questao por enquanto. Já me disseram que pelo kodi nao ha esse problema, a ver se faco mais experiencias logo a noite.
 
dxn, obrigado pela dica.
hoje fiquei triste ao descobrir que no plex (pela tv) os filmes com DTS, é feito o transcode pq a tv nao suporta DTS em ARC.
Pelo meu nvidia shield faco o passthough de tudo sem problemas. A minha NAS nao tem "força" suficiente para fazer transcoding em tempo real de filmes 1080p para cima ou seja usar o plex pela tv esta fora de questao por enquanto. Já me disseram que pelo kodi nao ha esse problema, a ver se faco mais experiencias logo a noite.

Eu uso o kodi e penso que dá para isso pois tem lá aopção nas opções de áudio para fazer o passthough. não posso assegurar pois ainda não testei filmes com DTS, mas filmes em 1080p passa muito bem sem problemas.
 
dxn, obrigado pela dica.
hoje fiquei triste ao descobrir que no plex (pela tv) os filmes com DTS, é feito o transcode pq a tv nao suporta DTS em ARC.
Pelo meu nvidia shield faco o passthough de tudo sem problemas. A minha NAS nao tem "força" suficiente para fazer transcoding em tempo real de filmes 1080p para cima ou seja usar o plex pela tv esta fora de questao por enquanto. Já me disseram que pelo kodi nao ha esse problema, a ver se faco mais experiencias logo a noite.

Podes explicar melhor o que dizes?
Plex instalado na TV não dá DTS? Eu testei e dá. Tenho NAS Synology.
Não posso testar o ARC, portanto o que dizes é que o DTS não vai por ARC para a AV ou soundbar?
 
dxn, se nao tiver som DTS, a TV faz direct play (passthrough). Ontem testei um filme 4k sem som DTS, deu na boa. com DTS faz encode ou seja obriga a minha NAS a trabalhar que nao tem capacidade para isso.
carcaroth, tambem tenho uma NAS Synology, se tiveres um filme com DTS, se usares o plex client da tv o som nao vai para o AV em DTS, faz transcoding, se a tua NAS for melhor que a minha é possivel que nem notes isso mas o som que recebes no AV nao é DTS. a minha é a 418play. Isto em modo ARC como falei. Se ligares um cabo optico nao tens esse problema, mas isso vai contra o proposito de ter tecnologia ARC na tv e AV.

Isto foi tirado dum site sobre o assunto:

"The biggest problem for ARC in its current guise is manufacturers have been left to pick and choose which elements of the protocol they want to include.

Support for all relevant audio codecs isn’t compulsory, so you can’t simply assume that a TV will be able to send a 5.1 Dolby Digital or DTS soundtrack from a movie over ARC. Some TV manufacturers only support Dolby Digital while others only support two channel stereo, which completely defeats the point.

It’s worth noting ARC doesn’t allow you to bitstream the full-fat high-quality codecs such as Dolby TrueHD or DTS-HD Master Audio soundtracks that you find on Blu-rays and 4K Blu-rays. It simply strips out the core 5.1 data stream.

If you want this level of functionality, you’ll need HDMI eARC."

O caso da Sony é que deixou de lado o DTS e so tem DD5.1. poupar coins em royalities? LOL, a Sony anda mal, uma topo de gama sem tudo que deviamos ter direito. Isto sao daquelas coisas que nao vem nas reviews.
 
Última edição:
É verdade, com o Plex existe transcoding e nem me apercebia disso. Andei a testar e parece que o Kodi deu para transmitir audio sem transcoding. Então é pena o ARC não passar DTS, uma falha da Sony. Por agora não me afecta pois o meu velhinho AV não tem ARC e se quero o 5.1 no AV tenho de me contentar com a saída óptica, já contava com isso. Só é pena que mesmo com um upgrade do AV, nada de DTS por ARC :(
 
Última edição:
Por causa da ordenação dos canais - Meo, o que eu fiz para ordenar os canais foi configurar a tv com Itália como país de origem sendo a língua em Portugues. Sony 46 NX710 continua linda de morrer
 
Pramos, com a nvidia shield qualquer software ke uses funciona uma maravilha. A ideia de ter uma tv com android, com um processor relativamente bom como a xf9005, era substituir o Nvidia shield por completo. Quem não tem sistema AV ou não usa ARC até o faz...no meu caso foi big fail. Continuo a usar a Nvidia a conta do som DTS. Nunca usei o MrMc. Existe alguma vantagem em relacao ao plex client nativo?
 
Instalei o MrMC com o addon do plex, o som que me dá é só 2.0. Parto do principio que nao tens sistema 5.1 para dizeres que funciona às mil maravilhas....sinceramente nao achei nada de especial o MrMC, design antiquado e nao faz mais que o plex ja faz e mais rapido.
Hoje a ver se tento ter o Kodi com plugin Plex a funcionar a ver se tenho som DTS (por PCM hack), se nao so mesmo pelo Nvidia.
 
Back
Topo