Sony 65nm SOI Cell Broadband Engine Details

mascarilha

I folded Myself
Primeiro a noticia das novas samsung GDDR4 a 4Ghz e agora isto:

Sony 65nm SOI Cell Broadband Engine Details



Sony has revealed more details at ISSCC on their 65nm SOI Cell Broadband Engine that are in mass production now to replace the 90nm Cell processors in the current PlayStation 3 units selling out there. The 65nm Cell B.E. die size is smaller as compared 90nm thus it is cheaper to produce and emits lesser heat. Also the SRAM on 65nm Cell B.E is improved with a new array supplied by 2 separate voltages with a boost in performance and power consumption. Sony engineers managed to run the 65nm Cell B.E. chip at 6GHz with just 1.3V. Sony is expected to continue using Cell B.E. architecture into their next generation PlayStation 4 and there is a possibility that IBM's eDRAM technology will be employed.


http://vr-zone.com/?i=4680


só novidades :D



cumps
 
Acho que bem que usem o Cell na PS4, os developers já vão estar habituados a programar para eles, mesmo que tenha mais cores. E se já atingem os 6Ghz agora, quanto irá atingir daqui a uns 4/5 anos? ehehe :D
 
Acho que bem que usem o Cell na PS4, os developers já vão estar habituados a programar para eles, mesmo que tenha mais cores. E se já atingem os 6Ghz agora, quanto irá atingir daqui a uns 4/5 anos? ehehe :D

Então indirectamente tas a dizer que para a PS3 eles nunca vao saber programar de jeito para aquilo, ou então que vão demorar um montão de tempo ate saber programar para aquilo.
 
Então indirectamente tas a dizer que para a PS3 eles nunca vao saber programar de jeito para aquilo, ou então que vão demorar um montão de tempo ate saber programar para aquilo.

Nop, não disse isso. Agora no inicio claro, mas isso é como tudo, na PS2 foi igual, basta ver os 1ºs jogos e os ultimos.


O que quis dizer, é que se fossem de novo por um CPU completamente diferente os Developers iam passar por um processo de adaptação de novo, assim mesmo que na PS4 exista um Cell, mesmo que seja com mtos mais cores... Já vai existir mto codigo que aproveita os cores... ;) E é só reaproveita-lo.


Embora na próxima geração, já acredito que os gráficos vão ser tão reais, mas tão reais, que praticamente não se vão notar diferenças entre as consolas por mtas diferenças de hardware entre elas que possa existir.


Lembro-me que alguém da Nvidia disse, quando sair uma placa gráfica com 10 Biliões de Transistors, não se vai notar diferença entre os gráficos de um jogo, e um filme. Já vamos quase no Bilião... Acredito bem que daqui a 4/5 anos estejamos nos 10.
 
Então indirectamente tas a dizer que para a PS3 eles nunca vao saber programar de jeito para aquilo, ou então que vão demorar um montão de tempo ate saber programar para aquilo.

É bem provavel q isso aconteça (demorar mt tempo ate tirar maximo rendimento)... basta ver o comentário que o john carmack fez durante a CES...
 
Nop, não disse isso. Agora no inicio claro, mas isso é como tudo, na PS2 foi igual, basta ver os 1ºs jogos e os ultimos.


O que quis dizer, é que se fossem de novo por um CPU completamente diferente os Developers iam passar por um processo de adaptação de novo, assim mesmo que na PS4 exista um Cell, mesmo que seja com mtos mais cores... Já vai existir mto codigo que aproveita os cores... ;) E é só reaproveita-lo.


Embora na próxima geração, já acredito que os gráficos vão ser tão reais, mas tão reais, que praticamente não se vão notar diferenças entre as consolas por mtas diferenças de hardware entre elas que possa existir.


Lembro-me que alguém da Nvidia disse, quando sair uma placa gráfica com 10 Biliões de Transistors, não se vai notar diferença entre os gráficos de um jogo, e um filme. Já vamos quase no Bilião... Acredito bem que daqui a 4/5 anos estejamos nos 10.

Vai demorar bem mais que 4/5 anos a meter 10 biliões nos GPU's..

até porque daqui a 10 anos o próprio conceito de GPU pode nem existir...

Quanto ao Cell, normal a passagem pros 65nm.. os tais 6ghz, acho bem, só que pra PS3 isso pouco importa.. pra PS4, provavelmente será outro cell, redesenhado...portanto o facto de este cell ter 6ghz ou outra coisa qualquer, é só pras blades da IBM em serves
 
Vai demorar bem mais que 4/5 anos a meter 10 biliões nos GPU's..

até porque daqui a 10 anos o próprio conceito de GPU pode nem existir...

Quanto ao Cell, normal a passagem pros 65nm.. os tais 6ghz, acho bem, só que pra PS3 isso pouco importa.. pra PS4, provavelmente será outro cell, redesenhado...portanto o facto de este cell ter 6ghz ou outra coisa qualquer, é só pras blades da IBM em serves

Kursk_crash a 7900 tem menos de 300 Milhões. A 8800 Tem praticamente 700 Milhões, bem mais do dobro. E embas estão a 90nm.

Agora com a passagem para 65nm, devemos ver outra passagem para o dobro, na volta dos 1.5 Biliões de transistors. Na passagem a seguir ainda no processo de 65 nm devem conseguir por os 3 biliões.

Depois passam para 45nm, se conseguirem por o dobro, ficam com 6 Biliões. E depois basta mais uma passagem... Daqui a 5 Anos as GPU's estão no minimo a 45nm... Mas acredito que já estarão a 32nm. A Intel já vai pros 45nm no proximo ano, as placas graficas atrasam-se uns 2 anitos, por isso.
 
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