Sony a6100 vs Fujifilm X-T30

jmikas

Membro
Boas,

Hoje deparei-me com estas duas promoções e fica difícil decidir.
Estava inclinado para a fujifilm mas dado a diferença de preço não sei se não opte pela a6100.

Não tenho nenhuma câmara e gostava de começar.
Penso que uma destas duas seria uma opção válida. Não sei se relativamente às lentes se são as mais apropriadas ou versáteis.

Muito obrigado.


Câmara Sony Alpha ILCE-6100LB com lente Zoom 16-50mm (720€)

vs

Câmara Fotografica CSC Fujifilm X-T30 com Objectiva 18-55mm F 2.8 R LM OIS (975€)



 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina e lente
  2. POR QUANTO: 600-1000€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos e paisagens
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Casa, passeios, viagens
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual - a iniciar
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Nenhum
  7. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online é igual.
 
Vou dar aqui a minha opinião apenas pelo que tenho lido, dado que nunca usei nenhuma das máquinas, pelo que te aconselho a investigar um pouco mais a fundo ou esperar que alguém com mais experiência venha comentar.

Tendo em conta o que pretendes, retrato e paisagens, penso que a X-T30 é em tudo superior. Na Sony eventualmente talvez apenas ganhasses pelo autofocus ser mais rápido mas não é o teu use-case.

A comparação entre as duas lentes não é a mais linear. A lente da Fuji que devias comparar com essa da Sony talvez fosse a 15-45 que é bem mais fraca que a 18-55 desse teu kit, que é claramente superior.

A comparação dos dois corpos também não é a mais "justa". A X-T30 compara com a A6400/6500 diria eu.

Tendo em conta apenas esses dois modelos eu escolheria a X-T30 e se o dinheiro fosse um issue ia para o kit com a 15-45 e eventualmente logo faria o upgrade da lente.

Mas se o teu orçamento é até 1000 olha também para outras opções da Sony. Acho que primeiro tens de decidir o montante que queres gastar.
 
Muito obrigado pela resposta.

Já percebi que estava a comparar máquinas com modelos errados.

Fui ver a Sonny 6400 - tem uma diferença menor para a X-T30 (55€) mas com uma lente 16-55:
Câmara CSC Sony A6400 + Objectiva SELP1650 (920€)

Entre a6400 e a X-T30, a X-T30 continua a ser superior?
Estive a ver que em termos de bateria a6400 é significativamente superior, será que tenho que ter isso em atenção?
 
Nesta fase, será difícil conseguir pegar em alguma.

Nos reviwes que tenho visto apontam mais para a Fujifilm pelo preço das lentes. E pela lente que já vem no Kit.

Obrigado
 
A A6400 e a X-T30 são máquinas da mesma gama. Uma terá vantagens sobre a outra e vice-versa, apenas isso. O teu gosto, as tuas necessidades e o tipo de uso que farás delas é que ditarão qual a melhor PARA TI.

Se não podes experimentar, tenta ver o máximo de videos sobre as câmeras, tenta perceber qual se adapta melhor ao que precisas.

Se alguém te disser que uma é absolutamente melhor do que a outra, está a mentir.

Dito isto, e fazendo um apanhado rápido de algumas vantagens das duas:

Vantagens da Sony: Melhor AF, principalmente em video; melhor grip (embora curto); grande oferta de lentes de vários fabricantes
Vantagens da Fuji: Mais controlos manuais diretos, bom line-up de lentes primes Fuji, qualidadade dos JPEGs ligeirament superior sem qualquer processamento adicional (embora isto possa ser subjectivo - há quem prefira o look das imagens da Sony)
 
A A6400 e a X-T30 são máquinas da mesma gama. Uma terá vantagens sobre a outra e vice-versa, apenas isso. O teu gosto, as tuas necessidades e o tipo de uso que farás delas é que ditarão qual a melhor PARA TI.

Se não podes experimentar, tenta ver o máximo de videos sobre as câmeras, tenta perceber qual se adapta melhor ao que precisas.

Se alguém te disser que uma é absolutamente melhor do que a outra, está a mentir.

Dito isto, e fazendo um apanhado rápido de algumas vantagens das duas:

Vantagens da Sony: Melhor AF, principalmente em video; melhor grip (embora curto); grande oferta de lentes de vários fabricantes
Vantagens da Fuji: Mais controlos manuais diretos, bom line-up de lentes primes Fuji, qualidadade dos JPEGs ligeirament superior sem qualquer processamento adicional (embora isto possa ser subjectivo - há quem prefira o look das imagens da Sony)
O melhor grip é tão subjectivo. Vai sempre depender de quem a segura.
 
A X-T30 não tem grip... tão simples como isso. Eu estava a referir-me ao grip em si, forma ou objecto, não ao "grip" como acto de segurar... ;)

Ser ou não mais ergonómica depende da fisionomia e preferência de cada um, como é claro!
 
Sim, aí não tenho dúvidas que a lente 18-55/2.8-4.0 da Fuji é melhor do que a 16-50 da Sony. Muito melhor.

Mas entre as câmeras não adianta estares a perguntar qual a melhor, já expliquei acima o porquê. A A6400 e a X-T30 são ambas muito boas, e há muitas variáveis para se escolher uma ou outra
 
Depende os que fores fotografar. Eu diria que se fores fotografar pessoas e crianças que a Sony é muito melhor em termos de AF e eye tracking que é uma feature muito boa para esse efeito.

Podes fazer retratos e tudo mais sem muito esforço e sabes que a cara da pessoa vai estar sempre em foco até aberturas muito altas.
 
Back
Topo