Sony a6500

Pessoalmente parece-me que estão a ser muito duros nas críticas e explico porque :)
Esperam que num pacote tão pequeno não haja problemas, nomeadamente de autonomia por um lado e por outro aquecimento porque o que ela faz em termos de vídeo é algo brutal.

Havia problemas que ficavam resolvidos à partida pelo simples facto de aumentar o tamanho da câmara. Melhor poder de dissipação e poder ter uma bateria maior.

Concordo com a parte tenebrosa que são os menus que na 6500 pelo menos com o touch ajuda alguma coisa.

O preço será elevado? Posso concordar mas a Sony tem aqui um pacote muito interessante e estão a aproveitar-se disso.
 
Nem para desporto, pois não é uma câmara indicada para isso.

E não é porquê?

- AF rápido com bom tracking
- Burst de 11 fps
- Buffer grande
- Weather sealing

O único falta são objetivas, porque em termos de câmara em si está ao nível das DSLRs APS-C para desporto.
 
O único falta são objetivas, porque em termos de câmara em si está ao nível das DSLRs APS-C para desporto.

Para mim a grande vantagem da sony é também a sua grande desvantagem face às restantes marcas: o facto dos seus equipamentos funcionarem tão bem com material de outras marcas e ser feito para funcionar com material 3rd party mas que leva à falta de um sistema bem estruturado e com boas soluções dentro da própria marca, que funcione nativamente sem problemas.

Não só falta variedade como os preços são algo proibitivos para o que se propõe.

O UI é algo secundários e facilmente aceitável se for mau se tudo o resto compensar.

O que não falta por aí é pessoal que não quer mais nada se não sony.
 
A UI dos menus da Sony quem critica são pessoas em que pegaram na maquina durante 10min* e ponto, dão a sua opinião que são uma porcaria blablabla. O que era uma porcaria era os antigos menus das 1ºas sony NEX, ai concordo plenamente.
Não é mandar farpa a alguém, mas os menus das Olympus também não são nada "famosos".
E nas Sony para quem utiliza diversas funções frequentemente, o que não falta são custom buttons para as enumerar.
 
@APedro: concordo que as Sony E-mount funcionam particularmente bem com equipamentos não nativos. Mas discordo que se possa culpar essa vantagem pela eventual falta de objetivas Sony.

A Sony não é a única com esta vantagem. Todas as mirrorless podem beneficiar dela (e o fazem em maior ou menor medida). E a m43 não tem falta de objetivas apesar de ser provavelmente o mais compatível dos sistemas, sobretudo se considerarmos os speedboosters.

O problema da falta de objetivas nativas não também não é único da Sony. Em termos de oferta de objetivas da marca, só a Fuji está realmente apostada em APS-C. Até Canon e Nikon tem muitas lacunas nos seus sistemas APS-C que só são remediadas graças à compatibilidade com objetivas FF e ao trabalho feito pelos 3rd parties, sobretudo Sigma. Quando a Nikon D500 foi lançada comentei isso: é uma máquina para à qual basicamente não existe nenhuma objetiva nativa.

Subestimar a importância da UI é um erro muito comum. A performance é importante, mas uma má UI muitas vezes é um deal breaker. A boa notícia é que é algo que pode ser corrigido com um update de firmware. O sistema de menus da A6500 ainda não é perfeito, mas parece ser muito melhor que o da A6300 e por isso muitos donos da A6300 estão na expectativa de receber um update que aproxime os dois modelos.
 
Acho que nesse ponto a Fuji está a fazer um trabalho exemplar, dando várias opções e todas elas bem capazes, não só em termos de máquinas como em objectivas. E por muito que se diga que tem preços elevados, a qualidade está lá, tanto óptica como na qualidade de construção.

Mas na sony tens AF e estabilização no sensor o que faz toda a diferença na utilização de objectivas de outras marcas.

Não acho que seja essa a razão para não haverem objectivas sony, a questão é que o que perdem em tempo e dinheiro a construir um conjunto de objectivas para depois haver na concorrência melhor (algo relativo) e a melhor preço, investem noutras vertentes.
 
A UI dos menus da Sony quem critica são pessoas em que pegaram na maquina durante 10min* e ponto, dão a sua opinião que são uma porcaria blablabla. O que era uma porcaria era os antigos menus das 1ºas sony NEX, ai concordo plenamente.
Não é mandar farpa a alguém, mas os menus das Olympus também não são nada "famosos".
E nas Sony para quem utiliza diversas funções frequentemente, o que não falta são custom buttons para as enumerar.

Eu só posso falar dos menus da 6300 e digo-te que aquilo é de uma extensão que assusta. Só posso comparar com a Canon 7D e era muita mais fácil. Mas lá está não é por isso que não uso a Sony e não estou nada arrependido.
 
Também quando passei das minhas Nikon D60/1 para um a6000 foi tipo "ai o quê", tem bastantes coisas, há que ter tempo e vontade para aprender a trabalhar com elas. É uma questão de habito.
 
Concordo plenamente
Epá eu não acho mau de todo estes menus da sony, é "parecido vá" aos menus da canon, sim há coisas que para as encontrar é preciso ter paciência, mas comparado aos menus anteriores que as primeiras NEX tinham, uiiiii é uma evolução tremenda.
Esses estão até dava vontade de mandar a camera pras couves so de pesquisar uma definição.
 
O maior erro no sistema de menus da A6500 (e que pelos vistos já afetava a A6300) é a falta de um "my menu". É uma lacuna que não se compreende, por ser uma solução fácil de implementar e ao mesmo tempo absolutamente fundamental para tornar um sistema de menus minimamente eficiente para todos os utilizadores.

Por melhor habituados que estejamos, andar à pesca de opções no meio de centenas será sempre demorado. Com um "my menu" só precisamos de ir à pesca uma vez para as opções mais usadas ou uma vez por outra em situações especiais.
 
tenho nas minhas mãos uma a6500 com uma lente 18-55mm OSS da Sony SEL1855, no ecrã e visor aparece-me a imagem assim, com esse ruido branco...mas a foto tirada fica bem (sem esse ruido)

que será? recebi a camara+lente hoje, já usadas, a lente vinha embrulhada num pacote de bolhinhas de ar e sem a tampa da lente (a da parte da frente)...

2017_09_20.png
 
Isso não é o focus peaking?
Tenta focar noutro sítio a ver se isso não muda.
Dá para activar e desactivar. Normalmente activa-se quando passas para modo de foco manual (para ajudar a focar onde queres).

É o que me parece, apesar de não se ver grande coisa nessa imagem.

Cumps
 
Onde desativo isso? Dei uma vista de olhos rápida nas opções de manhã e não vi nada que me chamasse a atencao

edit
já vi

já vi o que é e onde desbloquear...logo à noite experimento

 
Última edição:
Como já referiram, é uma feature chamada focus peaking, podes escolher usar em modo foco manual e mostra o que está em foco através desses contornos.

Não quero estar a julgar mas fiquei com a ideia que compras-te algo sem saberes das suas potencialidades. Recomendo a fazer um reset à maquina (Menu->caixa de ferramentas->repor definições), e passear pelo menu ajustando as coisas ao teu gosto.

Este vídeo ajuda bastante a perceber os menus e as funcionalidades:

Quanto ao aparecer o F-- é que poderá ser um problema...Se depois do reset continuar a aparecer, diria que poderá ser um problema na ligação da objectiva com a camara ou com sorte apenas seja necessária uma actualização de software.
 
Back
Topo