1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony A7III ou Fuji X100F/X100V?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por iPlay, 5 de Fevereiro de 2020. (Respostas: 21; Visualizações: 834)

1. iPlay

iPlay Power Member

Boas,

Sou um fotógrafo esclarecido, e já partilhei neste fórum algumas fotos minhas.

Eis a minha dúvida... Eu até hoje usava uma modesta Canon 700D/T5i que até tinha valor sentimental porque a comprei em LA.

Acontece que já na altura em que a comprei senti que já tinha "outgrown" a máquina... E após muito uso sinto que começa a chegar a altura de arranjar uma nova.

Quando a Sony A7III saíu, pareceu-me um no brainer, passar para uma full frame e com um preço tão competitivo... ainda para mais o meu irmão tem uma coleção de boas lentes que eu podia usar. Pensava que ia claramente ser esse o meu passo para o próximo nível.

Até que, um dia vi um video de um YouTuber francamente muito bom e que admiro bastante, que é o Joe Allam, e ele comprou uma Fuji xX00F. Fiquei completamente atraído. Nunca na minha vida me atraíu o mundo das compactas... Mas comecei a pensar recentemente e a x100F tem várias vantagens em relação a uma máquina de "interchangeable" a nivel financeiro - Lente fixa, logo não gasto dinheiro em lentes (génio). Não tenho a versatilidade de fazer zoom mas isso atrai-me porque eu adoro lentes prime.

E claro tanto a x100F/x100V são mais baratas que o body da A7III.

E é este o meu dilema de primeiro mundo.
    A fotografia é apenas um hobbie, não faço emprego disto. Acontece que acompanha o meu principal hobbie, viajar.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2020
  2. Wildstar

Wildstar Power Member

Para mim a resposta é simples. Vês-te a usar apenas 35 mm (eq.)? Pega na Canon e fixa a lente nos 21mm e anda uns tempos só a tirar fotos assim.
    Note-se que isto se aplica a mim. Eu não consigo limitar-me a 35mm, por muito bom que seja o resto da experiência, tu poderás preferir outro compromisso, mas acho que começar por limitares-te aos 35mm e ver como se sentes com os resultados é um bom ponto de partida.

3. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

Subscrevo por completo a sugestão do @Wildstar - há quem viva muito bem apenas com a focal fixa dos 35mm. Eu prefiro ter outras opções.

4. Natto

Natto Power Member

São câmeras muito diferentes não? Eu dormia que se tivesses a Sony, ter a Fuji seria excelente para acompanhar a Sony.

5. iPlay

iPlay Power Member

A verdade é que me ia "forçar" a ser mais criativo e por ventura a usar mais o crop no lightroom... Mas um fator que anda a pesar também é ser muito mais compacta e lá está, ia poupar em lentes por não as poder comprar.

E claro, posso só comprar, experimentar e se não gostar, vender. Continuo a ter uma DSLR comigo para o caso de sentir muita falta de versatilidade.

Ter as duas (A7III e X100V) era o ideal mas iam ser logo mais de 3000 euros de uma vez e eu não me vejo a gastar já tanto dinheiro. Acima de tudo isso de ser limitada, poupava imenso, era comprar a máquina e não ter de me preocupar nem ser tentado a comprar lentes. (É que as Sigma Art... Atraem e não é pouco).

6. TheVillain

TheVillain Power Member

Sendo que tens uma rede com boas lentes, a questão de gastar dinheiro em lentes não é uma questão assim tão relevante. Podes sempre experimentar as várias que ele tem e decidir sem ser por impulso antes de comprar alguma. Só por isto eu iria para uma Sony.

7. miguelbarroso

Isso do ser tentado.. podes comprara X100 e continuar a ficar tentado em ter outra coisa. A tentação é tramada, o dinheiro acaba por voar na mesma. :P

Podes também comprar a A7 III e uma Samyang 35/2.8 que fica quase com o mesmo tamanho ;)

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

@iPlay eu já tive a segunda geração desssas x100. Adorei a camera, mas a limitação dos 35mm muita vez matava-me.

A pergunta que tens que fazer a ti mesmo é: o que usas mais quando fotógrafas? Eu sempre usei bastante wide e os 35mm na minha a7ii não são tão frequentes. Por exemplo, ando a pensar adquirir uma 24-105, porque já vi que bato muito nos 24 ao usar a 1635.
    Isso ou arrisca a comprar a 100/100s que já deve andar bem mais barata para testar durante uns meses. O pior que pode acontecer é não servir 100% e teres uma segunda maquina porreira, ou gostares tanto e comprares a última geração :P

9. Shadow_

Shadow_ Power Member

Para mim a 100 por si só é apenas para quem quer uma segunda máquina ou sabe MUITO bem o que quer.
    Desde que fui para FF que uso e abuso da 35mm 1.4. Lente e focal de eleição mas se apenas tivesse essa focal e não pudesse trocar a lente iria ficar desiludido.

dar esse valor por uma máquina e depois ficar desiludido(Comigo iria acontecer) é tramado.

E uma A7ii com a Samyang 35mm 2.8 e outra lente para complementar? Ou uma 100 mais antiga para a criatividade dos 35mm. As mais antigas ainda são excelentes máquinas. Excelentes.

Tive essa lente e é extremamente compacta. Não é a melhor lente do mundo mas cumpre.

Espreita o tópico que tenho abaixo onde peço opinião acerca de uma lente para Fuji. Coloquei umas fotos com comparativo de tamanhos.

10. Natto

Natto Power Member

Eu se fosse a ti ia para a Sony com uma lente pancake que eles tenham - quer oficial Sony ou third party. Nem olhava atras. Nao tenho dinheiro para dispender em vidro da Sony pois para ter as lentes que tenho agora teria que gastar rios de dinheiro no vidro Sony.

11. iPlay

iPlay Power Member

Tenho dado tantas voltas a cabeça e agora até ando a ver a X-T3.... Está a 1200~ com a kit na "loja do infinito"... Body + kit, mais uma prime e é relativamente compacta.

E se sair a X-T4 ainda pode ser que baixe de preço.

A X-H1 a ~800 também é interessante mas tem o sensor antigo apesar de ter IBIS e um grip melhor.

Depois de decidir a câmara é tudo um descanso mas até decidir... As voltas que ja dei a minha cabeça, ainda para mais quando eu sempre defendi que a câmara é o menos importante. Mas primeiro que escolha uma...

12. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Vou meter a colherada :P

E porque é que deixou de o ser?
    Repara lá, eu vejo-te a dar várias razões para comprares uma Fuji, e principalmente da série x100, mas não te vejo a dar nenhuma razão (objectiva, concreta) para evitares a a7 III que tanto querias:P
    Há alguma coisa que precises de fazer que não seja possível fazeres com a a7 III? Ou continua a ser a câmara que preenche todos os teus requisitos?
    Há alguma alternativa mais barata que a substitua completamente? Se sim, ok, isso vale a pena olhar.

A mim parece-me que já abriste o tópico com o equipamento escolhido, simplesmente estás com a ideia daquele carro de colecção que viste "nos usados" a bom preço, e por valor inferior ao do carro novo que ias comprar.

Ainda assim...não te vi a dar razões para ires para full-frame. Porquê full-frame? Todos nós queremos full-frame, mas poucos realmente o justificam (eu próprio tenho e ainda não justifiquei a compra que fiz; espero fazê-lo no futuro, mas até ver...ainda não).
    Coloca aqui no tópico as respostas ao questionário de recomendação de equipamento, é sempre um bom ponto de partida ;)

Não me parece que isso seja um problema, o sensor que tu tens é duma 700D ;)

13. miguelbarroso

O grande impedimento para comprar a A7 III creio que é o preço.

Para mim é isso... quase 1500€ só pelo corpo em grey market, é muito guito. Até usada, raramente se vê a menos do que isto.

Quanto à questão do sensor da X-H1 vs o da X-T3, creio que é um não problema... espreita este video:

As diferenças são quase imperceptíveis. A X-T3 difere da X-T2 principalmente no que diz às capacidades de video e performance AF. A X-H1 já tinha algumas das melhorias de video (clips mais longos, bit rate mais alto, perfil Eterna, etc) e ligeira melhoria dos algorítmos AF face à X-T2, mas continua um pouco atrás da X-T3. Mas em termos de IQ são praticamente todas iguais.

14. TheVillain

TheVillain Power Member

Em grey market a A7iii <1600€ com a 28-70.

Última edição: 14 de Fevereiro de 2020
  15. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Mas então se a a7 III é cara é porque não é um no-brainer :P
    Eu também gostava de ter uma 5D Mark IV, mas se não a posso pagar, não vou ficar a matutar nela :biglaugh:

Vou dizer novamente...o sensor que ele tem é duma 700D :P
    A meu ver, com qualquer uma delas tem um upgrade significativo, e penso que é essa a comparação que tem que ser feita.

Há sempre melhor, e se não houver agora, haverá daqui a meio ano, portanto acho que isso é uma não-questão.
    A menos que algum desses sensores faça especificamente algo que ele precise, e que o outro não faça, qualquer um deles serve.

Vá, preenche o questionário, parece-me o melhor ;)

16. miguelbarroso

Sim, com a 28-70 custa mais 100€... mas que raio... dar 1500€ por uma camera de topo, e depois espetar-lhe vidro mediano na frente? nahh... Aí mais vale manter-se numa máquina inferior e gastar no vidro melhor!

17. TheVillain

TheVillain Power Member

18. iPlay

iPlay Power Member

São lentes Minolta, Sigma e Samyang com 15 anos... E são dele. Não são lentes high end, tirando a wide que ele tem. Podia usar, mas não eram minhas minhas.

Ontem tive com um amigo que me emprestou a X-E2 para explorar. Acho que a usabilidade me convenceu.

Por uma questão de poupar dinheiro em lentes +Body, e a menos que não haja um descida brutal da Sony em GM, vou mesmo para sistema Fuji, Body+Kit+uma prime.

Obrigado pelos comentários malta.

19. TheVillain

TheVillain Power Member

Também vais bem servido.

20. Shadow_

Shadow_ Power Member

Eu neste momento tenho o sistema Sony da assinatura e mais:

X-T100
    15-45
    16mm f2.8
    35mm f2

O sistema Sony que tenho é melhor em praticamente tudo mas em consciência tenho de dizer que para o meu uso atual é “demasiado”. Não me vou alongar em pormenores mas apenas dizer isto: um sistema Fuji idêntico a estes, eventualmente uma máquina ligeiramente melhor e uma zoom mais luminosa e satisfaz qualquer fotógrafo amador. Leve, competente e que te irá acompanhar em qualquer viagem ou sessão fotográfica.

Só em grandes resoluções e em pixel peeping é que os 42MB de sensor FF se fazem notar. Claro que também temos a questão da profundidade de campo. Em tudo o resto a Fuji não desilude em nada.