Sony Alpha - A230/A330/A380

MaxDamage

Power Member
77251879.jpg

19040783.jpg


The three new DSLR Alpha models from Sony now appear to be all-but-official with leaked images on the Sony Style sites now making their rounds on blogs and forums accross the Interwebs. Again, the models appear to be the Sony A380, Sony A330 and Sony A230, which would obviously replace the existing Sony A350, Sony A300 and Sony A200, respectively.
fonte, site oficial russo (google translate)

Ainda não há specs, mas deve estar por pouco.. Para já não dá para ter bem ideia do desenho dos corpos, mas assim à primeira vista parece que não há mode dial?! Estranho..
 
Última edição:
A ausência de mode dial pode fazer com que muitos não a adquiram, no entanto pode ser apenas uma questão de hábito.
 
A A380 pelo menos demonstra ter o Dial.

De qualquer das formas, parece-me um retrocesso no design das máquinas, pelo menos no punho.
Não faz sentido. A ver vamos.
 
A serio? Porque estão a retirar o mode dial?

Acho que a pergunta podia ser mais "porque meteram o mode dial?" Provavelmente para satisfazer os amadores. As primeiras DSLRs já usavam o combo mode + dial e agora só as mais profissionais o usam (Nikon Dxxx, Nikon Dx e Canon 1Dx).
 
Última edição:
Os corpos profissionais já são todos assim, mas malta mais amadora costuma atrofiar com as combinações de botões.

HEHEHE...granda boca,pessoal :p :D

19040783.jpg


mas este menu por acaso para quem ainda está a aprender n é mau,"explica" as distâncias focais e velocidades..tb n sei se todos os menus das Alphas são assim...
 
(...)
The A230 is a lightweight, entry-level model. The top-end A380 and middle child A330 boast flip-out screens. All three boast HDMI output to TVs, but do not appear to shoot video of any definition. Features shown include a new user interface, showing aperture and shutter speed on a sliding scale, pictured left.
The leaked pages mention APS-C format sensors, presumably for all three cameras. The sensors are protected by a dual dust-reduction system. Sony's Bionz sensor handles the thinking, while a dynamic range opimizer handles tricky, contrasty images to keep detail in both highlights and shadows.
alpha_metering.jpg
(Credit: Sony)
Another feature is a smart teleconverter, which magnifies the image by 1.4x or 2x on the camera's screen, for more precise focusing. We also like the look of a 40-segment metering system, pictured right.
Finally, Sony has gone all green, pointing out that the cameras' shells are made using polycarbonate byproducts of CD-ROM manufacturing. Very reassuring. It also appears that one--or all--of the cameras supports two types of memory card. We've got our fingers crossed for SD cards, but we'll settle for CompactFlash, like the Alpha A300, alongside those pesky Sony Memory Sticks. Do svidaniya!


Já outro site diz que nenhuma das 3 deve ter video, e por isso deve perder um bocado de appeal face à D5000 e 500D..
É de estranhar a falta de video, visto que a Sony costuma ser das primeiras a apostar nessas 'novidades' que possam apanhar mais pessoas pelo marketing, e também porque o sistema de liveview da A350 [e provavelmente desta nova fornada] é o mais avançado das dslr's e provavelmente com o mesmo sistema teriam um autofocus no video mais eficaz que as concorrentes....


Quanto aos menus/UI confirma-se que é diferente, bem como novo metering, e os dois modelos de cima têm lcd manoobrável [quando na actual gen só na A350 é manobrável]..






Já agora, a Sony podia era aproveitar e lançar novas [e melhores] lentes de kit..
 
Acho que a pergunta podia ser mais "porque meteram o mode dial?" Provavelmente para satisfazer os amadores. As primeiras DSLRs já usavam o combo mode + dial e agora só as mais profissionais o usam (Nikon Dxxx, Nikon Dx e Canon 1Dx).
acho k consigo responder a essa kestao. porque os dial das amadoras sao inferiores as das profissionais :P

EDIT: ena, aceitam cartoes decentes :P
 
Não são, El Gordo, mas também era reconhecido que as Alpha, principalmente a A300 e a A350 (por causa do LV), eram as câmaras mais acessíveis para quem vinha de uma câmara compacta com ou sem modos manuais. O problema é que isso acontecia porque são as reflex mais parecidas com as compactas e isso, para uma câmara mais avançada como é suposto ser uma reflex, traz mais coisas negativas que positivas.


A presumível falta de dial não me choca minimamente. Algumas pessoas é que resolveram convencionar que quantos mais botões, mesmo que inúteis (e este, numa reflex, andará perto da inutilidade), melhor e sinal de melhor construção. A prova de que há quem pense assim é que o tal dial parece estar presente na que deverá ser a amadora avançada... Segundo o que o Rui Marto disse, faria mais sentido nas outras duas que na A380... Ou então em todas as amadoras. Não transportar esta opinião para botões como o de ISO, por exemplo.


Nota-se também perda de botões do lado esquerdo do LCD. Há ali dois azuis do lado direito que costumavam estar à esquerda, o play e o delete. Falta o menu que pode ser aquele por cima do 4-way selector, mas aí deve ser o Fn. Faltaria o display, mas esse só serve para alterar a forma como os elementos do menu são mostrados e, pela utilização que lhe dou, isso pode ser feito via menu.


O punho, tal como disse o Raptor, parece-me um retrocesso. A confirmar-se parece ser desconfortável e a ser realmente desconfortável (tantas condições) é pena porque a ergonomia das Alpha tem sido aceites como boa, desde a entrada de gama. Também não é menos verdade que o punho na A380 não está à vista e pode ser melhor (partindo do princípio que o das outras é desconfortável). Tendo em conta que a A350 era uma A300 mais com mais MP e mais lenta e que a A200 era a A300 sem o LV e o LCD inclinável, se calhar era, entre outras características, uma forma de começar a diferenciar mesmo as gamas. Não concordo, no entanto, que essa diferenciação seja feita à custa do conforto.

Nota ainda para duas coisas a nível ergonómico.
O espaço para apanhar a câmara com a mão direita parece pouco lá atrás e aquela protuberância antes de chegar ao shutter... Não sei, não me parece...


A inscrição de 14.2MP (é o que me parece) na A380, duas coisas também.
O local onde aparece não é muito credível.
A ser verdade, mantém a mesma resolução que a A350 (que já era demasiado). Se o fizerem pode ser que se concentrem em melhorar os níveis de ruído em sensibilidades elevadas.


E por último, o mais importante. Esteticamente gosto da cor do menu. :)


Editado: Mk Pt, se não estou em erro a Sony já apresentou novas lentes, entre as quais duas que se presume serem lentes de kit. Há uma 18-70 que pelo menos, apresentava um anel de foco bastante mais agradável e é tudo o que sei sobre ela. Sobre a 55-200 não sei mesmo nada e não percebo muito bem a substituição já que era, a todos os títulos, superior à 18-70 e podia, na minha opinião, fazer mais esta geração.
 
Última edição:
Specs (post @ dpreview forums - retirado de um site alemão)

α230 for ~549.99 euros

* APS-C CCD with 10.2 million pixels
* BIONZ image processor
* Anti-dust system
* 2.7 "LCD (230,000 pixels)
* 9-point autofocus with Crosshair
* DRO for the brightness & setting and adj. for scenes w/backlight
* SteadyShot, compatible with all a lenses
* Integrated automatic pop-up flash
* Viewfinder with 95% field coverage
* HDMI port
* TV BRAVIA Sync
* Dimensions (WxHxD): 128 mm x 97 mm x 67.5 mm
* Weight (without battery): 450 g

α330 for ~600 euross:

* APS-C CCD with 10.2 million pixels
* BIONZ image processor
* Anti-dust system
* Tilt 2.7 "LCD (230,000 pixels)
* Quick AF Live View: quick auto focus and a live preview on the LCD display
* 9-point autofocus with Crosshair
* DRO for the brightness & setting and adj. for scenes w/backlight
* SteadyShot, compatible with all a lenses
* Integrated automatic pop-up flash
* Viewfinder with 95% field coverage
* HDMI port
* BRAVIA Sync
* Dimensions (WxHxD): 128 mm x 97 mm x 71,4 mm
* Weight (without battery): 490 g

α380 for ~750 euros

* APS-C CCD with 14.2 million pixels
* BIONZ image processor
* Anti-dust system
* Tilt 2.7 "LCD (230,000 pixels)
* Quick AF Live View: quick auto focus and a live preview on the LCD display
* 9-point autofocus with Crosshair
* DRO for the brightness & setting and adj. for scenes w/backlight
* SteadyShot, compatible with all a lenses
* Integrated automatic pop-up flash
* Viewfinder with 95% field coverage
* HDMI port
* BRAVIA Sync
* Dimensions (WxHxD): 128 mm x 97 mm x 71,4 mm
* Weight (without battery): 490 g

New battery, but less autonomy.
No switch for AEL.
No switch for the stab.
Memory stick only (no Compact Flash...) [edit: tem também SD/SDHC].

Vão ser lançados um novo flash e 4 novas lentes:

# 3,5-5,6 / 18-55 DT SAM - $200
# 4,0-5,6/55-200 DT SAM - $250
# 1,8/50 DT SAM - $150
# 2,8/30 Macro DT SSM - n/a
 
Aparentemente continua a haver ter 3 câmaras muito parecidas em duas gamas diferentes, sendo que a A330 e a A380 só devem ser mesmo diferentes na resolução.

Dá para concluir que a Sony atribui uma importância tal à combinação LV + LCD articulado que justifica a diferenciação entre gamas com base nisso. É bom e mau... Mau no sentido em que não há grande vantagem em esticar o orçamento para a câmara do meio e bom porque isso faz com que a entrada de gama não seja tão castrada como é noutras marcas.
 
Continuo sem perceber muito bem porque metem máquinas praticamente iguais com uma diferença de meia dúzia de tostões, onde só mudam os megapixels. Que a mais barata não tenha monitor móvel tudo bem, mas aquele modelo do meio nunca o entendi.
 
A mais barata não tem LCD móvel nem LV ao que parece... Uma tecnologia já tão banal que devia vir de "oferta nos modelos de série".
Pessoalmente não entendo é o modelo da direita, mas percebo o que queres dizer. Do ponto de vista de marketing, o do meio, não faz sentido nenhum. Ou até faz, mas só inserido no conjunto.

É uma forma do vendedor dizer a quem não sabe ao que vai "Tem esta, é a mais barata mas é uma reflex na mesma e reflex é reflex! Depois tem esta, que já pode tirar fotografias a olhar para o LCD, e ele vira-se e tal... Depois... Depois temos esta. Das 3 é a melhor: tem mais MP e é mais cara.". E sim, mais coisa menos coisa, é inspirado em alguém que faria isto.
 
De notar a queda do suporte ao CF, ficando SD e MS...

É curioso, porque o CF é nativo e traz um adaptador para MS duo.
 
Back
Topo