1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony Alpha - A230/A330/A380

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por MaxDamage, 8 de Maio de 2009. (Respostas: 87; Visualizações: 11983)

1. MaxDamage

MaxDamage Power Member

fonte, site oficial russo (google translate)

Ainda não há specs, mas deve estar por pouco.. Para já não dá para ter bem ideia do desenho dos corpos, mas assim à primeira vista parece que não há mode dial?! Estranho..

Última edição: 8 de Maio de 2009
  2. ruimoura

ruimoura Power Member

Que .... estranho ....

:confused:

E o site não tem specs nem o camandro ...

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não era inédito... Tens o botão "Mode" que pressionas e depois rodas a dial como se estivesses a mudar o ISO ou coisa do género.

http://a.img-dpreview.com/reviews/CanonEOS1DMkII/Images/inhand02.jpg

E digo-te já que não foi uma ideia propriamente adorada...

4. speed200

speed200 Power Member

A ausência de mode dial pode fazer com que muitos não a adquiram, no entanto pode ser apenas uma questão de hábito.

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Os corpos profissionais já são todos assim, mas malta mais amadora costuma atrofiar com as combinações de botões.

6. Andre_pais

Andre_pais Power Member

A serio? Porque estão a retirar o mode dial?

Não sei de specs nem de nada, mas que esteticamente as máquinas estão optimas, estão.

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Evolução... Começas com máquinas que têm dial para tudo e acabas com máquinas em que controlas tudo por "botão+main dial".

8. Raptor

Raptor OC Legend

A A380 pelo menos demonstra ter o Dial.

De qualquer das formas, parece-me um retrocesso no design das máquinas, pelo menos no punho.
    Não faz sentido. A ver vamos.

9. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Acho que a pergunta podia ser mais "porque meteram o mode dial?" Provavelmente para satisfazer os amadores. As primeiras DSLRs já usavam o combo mode + dial e agora só as mais profissionais o usam (Nikon Dxxx, Nikon Dx e Canon 1Dx).

Última edição: 12 de Maio de 2009
  10. El Gordo

El Gordo Power Member

HEHEHE...granda boca,pessoal :p :D

mas este menu por acaso para quem ainda está a aprender n é mau,"explica" as distâncias focais e velocidades..tb n sei se todos os menus das Alphas são assim...

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Já outro site diz que nenhuma das 3 deve ter video, e por isso deve perder um bocado de appeal face à D5000 e 500D..
    É de estranhar a falta de video, visto que a Sony costuma ser das primeiras a apostar nessas 'novidades' que possam apanhar mais pessoas pelo marketing, e também porque o sistema de liveview da A350 [e provavelmente desta nova fornada] é o mais avançado das dslr's e provavelmente com o mesmo sistema teriam um autofocus no video mais eficaz que as concorrentes....

Quanto aos menus/UI confirma-se que é diferente, bem como novo metering, e os dois modelos de cima têm lcd manoobrável [quando na actual gen só na A350 é manobrável]..

Já agora, a Sony podia era aproveitar e lançar novas [e melhores] lentes de kit..

12. Warlord

Warlord [email protected] Member

acho k consigo responder a essa kestao. porque os dial das amadoras sao inferiores as das profissionais :P

EDIT: ena, aceitam cartoes decentes :P

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Aquelas pegas ... só reparei agora com atenção ... mas que raio de pegas são aquelas? :rolleyes:

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, Não parece nada ergonómicas...

15. Elijah Price

Elijah Price Power Member

Não são, El Gordo, mas também era reconhecido que as Alpha, principalmente a A300 e a A350 (por causa do LV), eram as câmaras mais acessíveis para quem vinha de uma câmara compacta com ou sem modos manuais. O problema é que isso acontecia porque são as reflex mais parecidas com as compactas e isso, para uma câmara mais avançada como é suposto ser uma reflex, traz mais coisas negativas que positivas.

A presumível falta de dial não me choca minimamente. Algumas pessoas é que resolveram convencionar que quantos mais botões, mesmo que inúteis (e este, numa reflex, andará perto da inutilidade), melhor e sinal de melhor construção. A prova de que há quem pense assim é que o tal dial parece estar presente na que deverá ser a amadora avançada... Segundo o que o Rui Marto disse, faria mais sentido nas outras duas que na A380... Ou então em todas as amadoras. Não transportar esta opinião para botões como o de ISO, por exemplo.

Nota-se também perda de botões do lado esquerdo do LCD. Há ali dois azuis do lado direito que costumavam estar à esquerda, o play e o delete. Falta o menu que pode ser aquele por cima do 4-way selector, mas aí deve ser o Fn. Faltaria o display, mas esse só serve para alterar a forma como os elementos do menu são mostrados e, pela utilização que lhe dou, isso pode ser feito via menu.

O punho, tal como disse o Raptor, parece-me um retrocesso. A confirmar-se parece ser desconfortável e a ser realmente desconfortável (tantas condições) é pena porque a ergonomia das Alpha tem sido aceites como boa, desde a entrada de gama. Também não é menos verdade que o punho na A380 não está à vista e pode ser melhor (partindo do princípio que o das outras é desconfortável). Tendo em conta que a A350 era uma A300 mais com mais MP e mais lenta e que a A200 era a A300 sem o LV e o LCD inclinável, se calhar era, entre outras características, uma forma de começar a diferenciar mesmo as gamas. Não concordo, no entanto, que essa diferenciação seja feita à custa do conforto.

Nota ainda para duas coisas a nível ergonómico.
    O espaço para apanhar a câmara com a mão direita parece pouco lá atrás e aquela protuberância antes de chegar ao shutter... Não sei, não me parece...

A inscrição de 14.2MP (é o que me parece) na A380, duas coisas também.
    O local onde aparece não é muito credível.
    A ser verdade, mantém a mesma resolução que a A350 (que já era demasiado). Se o fizerem pode ser que se concentrem em melhorar os níveis de ruído em sensibilidades elevadas.

E por último, o mais importante. Esteticamente gosto da cor do menu. :)

Editado: Mk Pt, se não estou em erro a Sony já apresentou novas lentes, entre as quais duas que se presume serem lentes de kit. Há uma 18-70 que pelo menos, apresentava um anel de foco bastante mais agradável e é tudo o que sei sobre ela. Sobre a 55-200 não sei mesmo nada e não percebo muito bem a substituição já que era, a todos os títulos, superior à 18-70 e podia, na minha opinião, fazer mais esta geração.

Última edição: 12 de Maio de 2009
  16. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Specs (post @ dpreview forums - retirado de um site alemão)

Vão ser lançados um novo flash e 4 novas lentes:

# 3,5-5,6 / 18-55 DT SAM - $200
    # 4,0-5,6/55-200 DT SAM - $250
    # 1,8/50 DT SAM - $150
    # 2,8/30 Macro DT SSM - n/a

17. Elijah Price

Aparentemente continua a haver ter 3 câmaras muito parecidas em duas gamas diferentes, sendo que a A330 e a A380 só devem ser mesmo diferentes na resolução.

Dá para concluir que a Sony atribui uma importância tal à combinação LV + LCD articulado que justifica a diferenciação entre gamas com base nisso. É bom e mau... Mau no sentido em que não há grande vantagem em esticar o orçamento para a câmara do meio e bom porque isso faz com que a entrada de gama não seja tão castrada como é noutras marcas.

18. ruimoura

ruimoura Power Member

Continuo sem perceber muito bem porque metem máquinas praticamente iguais com uma diferença de meia dúzia de tostões, onde só mudam os megapixels. Que a mais barata não tenha monitor móvel tudo bem, mas aquele modelo do meio nunca o entendi.

19. Elijah Price

A mais barata não tem LCD móvel nem LV ao que parece... Uma tecnologia já tão banal que devia vir de "oferta nos modelos de série".
    Pessoalmente não entendo é o modelo da direita, mas percebo o que queres dizer. Do ponto de vista de marketing, o do meio, não faz sentido nenhum. Ou até faz, mas só inserido no conjunto.

É uma forma do vendedor dizer a quem não sabe ao que vai "Tem esta, é a mais barata mas é uma reflex na mesma e reflex é reflex! Depois tem esta, que já pode tirar fotografias a olhar para o LCD, e ele vira-se e tal... Depois... Depois temos esta. Das 3 é a melhor: tem mais MP e é mais cara.". E sim, mais coisa menos coisa, é inspirado em alguém que faria isto.

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

De notar a queda do suporte ao CF, ficando SD e MS...

É curioso, porque o CF é nativo e traz um adaptador para MS duo.

Partilhar esta Página