Sony Alpha - A230/A330/A380

Recebi agora o press da Sony.

Que cagada de ergonomia... aquele punho... meu deus...

Bem, a ver se peço uma para testes.
Quanto às lentes, sairam novos modelos interessantes, a 18-55mm, que melhorou em muito a qualidade de imagem para a antiga 18-70, uma 55-200, uma Prime 50mm 1.8 e uma prime macro 1:1 30mm 2.8, que capta objectos a 2cm de distância!


ps: O punho não é igual ao das Olympus E-420?
 
Recebi agora o press da Sony.

Que cagada de ergonomia... aquele punho... meu deus...

Bem, a ver se peço uma para testes.
Quanto às lentes, sairam novos modelos interessantes, a 18-55mm, que melhorou em muito a qualidade de imagem para a antiga 18-70, uma 55-200, uma Prime 50mm 1.8 e uma prime macro 1:1 30mm 2.8, que capta objectos a 2cm de distância!


ps: O punho não é igual ao das Olympus E-420?

Não é bem igual, mas anda lá perto :-)

A prime (para retratos, segundo eles :cool:) de 50mm é uma adição porreira, o preço parece bastante interessante.

A 30mm 2.8 para Macro é que não entendi. Ok, é uma 30mm f/2.8, para lente de passeio é um sonho (a 50mm para passeio já é muito fechada), mas 30mm para macro é ................ estúpido? Mas pronto, parece ser uma lente mais interessante que a 50mm, na minha modesta opinião, apesar da parte macro ser um pouco idiota. Só quem nunca tirou uma foto a um bicho é que pode achar que o consegue fazer a 2 cm :-) (para não referir que bloqueia toda e qualquer luz, inclusivamente do flash)

Por outro lado, entende-se que o façam para oferecer uma lente macro 1:1 ao menor preço possível.
 
Gosto bastante da estética das máquinas (que afinal sempre têm mode dial, só que muito discretamente embutido no corpo). Tudo linhas muito suaves e orgânicas ao contrário das linhas angulares dos modelos anteriores. Resta saber como são os materiais (aquele padrão quadriculado sem dúvida que é original) e a ergonomia (realmente o punho parece não ser muito seguro). É pena que continuem a ter o dial principal à frente. Dos meus dois, é aquele que sinto que dá menos jeito a usar.

Suponho que a versão em castanho/bronze seja para combinar com a toilette das senhoras. que assim ficam obrigadas a comprar as várias versões para usar a mais apropriada ao momento :D Será que qualquer dia temos capas para DSLRs como agora há para os telemóveis?

Quanto aos acessórios originais (dos quais não encontrei muita informação), achei interessante terem uma pega para o punho (provavelmente um acessório obrigatório para compensar um punho inferior), para-sol para o LCD e um mini flash com função de bounce.

Quanto às lentes: já se sabia que a lente de kit 18-70 era muito fraquinha. Agora já se pode dizer que a lente de kit está a altura da oferta das outras marcas. Chamar a uma 50mm uma "lente de retrato" é publicidade enganosa. E será que a 30/2.8 macro é mesmo 1:1? Não vi isso em sítio nenhum. De qualquer modo, também me parece uma idiotice.
 
Quanto às lentes: já se sabia que a lente de kit 18-70 era muito fraquinha. Agora já se pode dizer que a lente de kit está a altura da oferta das outras marcas. Chamar a uma 50mm uma "lente de retrato" é publicidade enganosa. E será que a 30/2.8 macro é mesmo 1:1? Não vi isso em sítio nenhum. De qualquer modo, também me parece uma idiotice.

Tal como disse, está no Press Release que recebi da Sony.

1:1 macro lens DT 30mm F2.8 SAM
Under development for Autumn 2009, the SAL30M28 makes 1:1 life-size imaging more accessible than ever before. This small, light macro lens opens up exciting new creative possibilities with a detail-packed view of the world in close-up. High quality optics can focus clearly on flowers, insects and other subjects from as close as 2cm away. There’s also an inbuilt Smooth Autofocus Motor (SAM) for quiet, precise AF performance.
 
Essas lentes são uma anedota. E tiveram a coragem de fazer corpos exactamente iguais com carcaça diferente.

Parabéns Sony.
 
Última edição:
Não acho que sejam patéticas. Pelo contrário, a sony não tinha grande oferta para o mercado amador, e assim ficam com uma gama muito mais interessante de lentes que não custam os olhos da cara.

O "problema" é que as publicitam como sendo aquilo que não são. A 50mm não é uma lente de retratos (no sentido estrito), mas serve para isso, e uma lente macro que para conseguir 1:1 tem que estar a 2cm não pode ser muito levada a sério, mas se esqueceres a parte do macro, é uma lente bastante atractiva, se sair a um preço decente (e porra, sempre ficas com a ideia de que podes fazer macro).

Gostava era de ver as lentes ...
 
Essas lentes são uma anedota. E tiveram a coragem de fazer corpos exactamente iguais com carcaça diferente.

Parabéns Sony.

Está bem. São uma anedota porquê exactamente? Como disse o ruimoura, fora a forma como são publicitadas, vêm dar resposta a quem quer lentes (presumivelmente) baratas sem comprometer muito a qualidade.

Quanto aos corpos, foi o que já se disse. Se os 3 corpos são iguais, comprem o mais barato. Há problema nisso? Antes perder o LV que perder coisas como o motor de focagem, mas não vale a pena ir por aí.

Há quem não resista a mandar umas bocas mesmo sem as concretizar. Parabéns Sony. Sem esta marca o dia de algumas pessoas nem estaria completo sem vir para aqui dizer umas quantas.
 
Essas lentes são uma anedota. E tiveram a coragem de fazer corpos exactamente iguais com carcaça diferente.

Parabéns Sony.

Não anda muito longe das "anedotas" oferecidas pelas outras marcas.

A 30 macro pode não ser muito prática para macros a objectos que se movam (insectos), mas para outro tipo de objectos deve servir bem e para usar como lente casual até se deve portar bem. A ZD 35 macro é a que tenho na minha máquina agora e não é para fazer macros.
 
Uma coisa que achei estranho foi a Sony nao ter implantado o Video HD nas camaras. Nestas coisas a Sony costuma querer andar sempre á frente.

Bem ao menos lançaram lentes, que é o mais importante para montarem o seu sistema. O Futuro vai ser Canikony:D
 
A 30 macro pode não ser muito prática para macros a objectos que se movam (insectos), mas para outro tipo de objectos deve servir bem

Com uma distância de trabalho de 2cm é muito difícil iluminar seja o que seja.

e para usar como lente casual até se deve portar bem.

Sim, sempre é uma lente "normal", mas seria preferível uma abertura maior a uma função de macro 1:1 tão pouco prática.
 
Não acho que sejam patéticas. Pelo contrário, a sony não tinha grande oferta para o mercado amador, e assim ficam com uma gama muito mais interessante de lentes que não custam os olhos da cara.

O "problema" é que as publicitam como sendo aquilo que não são. A 50mm não é uma lente de retratos (no sentido estrito), mas serve para isso, e uma lente macro que para conseguir 1:1 tem que estar a 2cm não pode ser muito levada a sério, mas se esqueceres a parte do macro, é uma lente bastante atractiva, se sair a um preço decente (e porra, sempre ficas com a ideia de que podes fazer macro).

Gostava era de ver as lentes ...

Mas 50mm numa APS-C não te vai dar uma focal para trabalhos especificos. Vai te dar 70mm que podes usar para muita coisa, mas se for para isso tens as zoom.

Só se for pelo F1.8 e por ser barata. Mas, lá está, se querem fazer retratos, lentes >70mm

Está bem. São uma anedota porquê exactamente? Como disse o ruimoura, fora a forma como são publicitadas, vêm dar resposta a quem quer lentes (presumivelmente) baratas sem comprometer muito a qualidade.

Quanto aos corpos, foi o que já se disse. Se os 3 corpos são iguais, comprem o mais barato. Há problema nisso? Antes perder o LV que perder coisas como o motor de focagem, mas não vale a pena ir por aí.

Há quem não resista a mandar umas bocas mesmo sem as concretizar. Parabéns Sony. Sem esta marca o dia de algumas pessoas nem estaria completo sem vir para aqui dizer umas quantas.

Não anda muito longe das "anedotas" oferecidas pelas outras marcas.

A 30 macro pode não ser muito prática para macros a objectos que se movam (insectos), mas para outro tipo de objectos deve servir bem e para usar como lente casual até se deve portar bem. A ZD 35 macro é a que tenho na minha máquina agora e não é para fazer macros.

É pa, mas a 30mm faz tudo e não faz nada. Tens essa focal já abrangida pela 18-55...
Não me estou a imaginar a fazer macros a 2cm... mas pronto.

Qualidade? Para isso não há a nova 18-55?

3 corpos iguais. Há problema nisso?
De certa forma. Podiam muito bem mudar os modelos. Corrigir o viewfinder das a330 e a380...
 
Última edição:
Recebi agora o press da Sony.

Que cagada de ergonomia... aquele punho... meu deus...

Bem, a ver se peço uma para testes.
Quanto às lentes, sairam novos modelos interessantes, a 18-55mm, que melhorou em muito a qualidade de imagem para a antiga 18-70, uma 55-200, uma Prime 50mm 1.8 e uma prime macro 1:1 30mm 2.8, que capta objectos a 2cm de distância!

É sempre bom ver que quem faz testes ao material não se deixa influenciar por ideias pré-concebidas sem pegar nele primeiro... Afinal os engenheiros e designers da Sony são todos idiotas e nós é que sabemos tudo...
 
É sempre bom ver que quem faz testes ao material não se deixa influenciar por ideias pré-concebidas sem pegar nele primeiro... Afinal os engenheiros e designers da Sony são todos idiotas e nós é que sabemos tudo...

Se vais por aí... Os da Canon são? E as xxxD são o que são. Além disso, a Sony aposta bem em design, por isso não seria de admirar o sacrifício da ergonomia em função da estética. Afinal de contas a Olympus também o faz em função da portabilidade.
 
Back
Topo