Sony Alpha - A230/A330/A380

O que não é bem o mesmo que tecer comentários como aquele só por umas imagens.

Nunca comprei a revista para a qual ele faz análises. Respeito a opinião dele dada aqui, como respeito a de qualquer outro utilizador registado mas, honestamente, depois daquela observação que só me merece comentário porque ainda há quem tenha achado aceitável, não fico minimamente convencido a gastar o meu dinheiro com a tal revista.

Longe de mim querer dizer-lhe como fazer o seu trabalho, ou que postura deve manter. O que acho é que independentemente da marca em questão, do produto em questão, não estou a ver onde é que cabe alguém identificar-se como responsável por análises a equipamentos fazer aquele tipo de comentário e depois ainda ir fazer a sua análise.

Acho que já teve participações bem mais interessantes, como falar realmente da sua experiência com várias câmaras, os passeios com a imprensa, o entusiasmo dos colegas com determinados modelos... Agora aquilo? A minha opinião não tem "o peso de já me terem passado muitas máquinas pelas mãos" e também sou capaz de dizer que, só pela imagem, o punho parece um retrocesso. A diferença é que esta não é uma opinião definitiva como pareceu a dele e não vai influenciar ninguém no acto da compra.

Claro que se realmente mantiver a sua opinião após a análise e a conseguir expressar de uma forma politicamente correcta (por questões óbvias) mas que transmita a mesma sensação de asco que partilhou aqui connosco retirarei tudo o que escrevi.



Editado:

Já agora, Rui Marto, porque é que é assim tão crível que a Sony comece só agora a sacrificar a ergonomia em favor do design 6 câmaras depois?...
 
Última edição:
Já agora, Rui Marto, porque é que é assim tão crível que a Sony comece só agora a sacrificar a ergonomia em favor do design 6 câmaras depois?...

Erm... Já olhaste para as máquinas?!

Eu não disse que o fizeram, disse que não era de admirar se o fizessem. São coisas diferentes. O "só agora", olha, se calhar só se lembraram agora "epah, e se fizéssemos SLRs com um look diferente?". É como perguntares porque é que só com a A350 é que começaram a sacrificar o "SLRismo" em favor da adaptação dos "compactas-users"...
 
Já, já olhei para as máquinas! E então?!

Também já tinha olhado antes e antes não pareciam ter mode dial. Moral da história, como imagens valem o que valem. O dia em que começar a tirar conclusões pelas imagens quando a maior parte das lojas tem os modelos disponíveis para lá ir ver o que realmente acho delas estarei muito mal. Tu tiras as tuas como quiseres.

Para ti não era de admirar. Baseias-te no que fazem nas compactas, certamente. Eu baseio-me no que fazem nas SLR porque é assim que deve ser, a menos que aches que também deva analisar a política das outras marcas para as SLR com base na política que têm para as compactas!... Se 6 modelos para trás dizem que o design não foi arrojado e a ergonomia agradou a muita gente, tenho menos facilidade que tu (ou vontade) de acreditar que vão começar a fazer ao contrário. Para mim seria de admirar, mas não te preocupes que cá estarei para dizer se fiquei ou não admirado. Dizê-lo só porque sim, porque me apetece, não.

Para já fico-me com o que me parece. Parece que o punho está menos ergonómico. Não me parece, no entanto, que haja alguma relação com o design da câmara. Um punho mais tradicional não inviabilizava uma aposta no design. Se acreditas que sim é lá contigo. Tu aqui há uns tempos é que comparaste os consumidores Sony a uns seguidores de uma religião, portanto, no mesmo espírito com que o fizeste na altura, acho que crenças é mesmo contigo.

Quanto à A350, apesar de não perceber porque é que foi para aqui chamada, acho que cada marca se apercebeu que há muita gente a querer agarrar numa SLR e desenvolve esforços no sentido de agarrar esses consumidores. Se a Sony percebe que há consumidores interessados em ter uma câmara que não só é uma SLR (que na cabeça de muita gente é logo sinónimo de melhores fotos) e que ainda por cima tem 14 ou 15MP, acho que é da parte do departamento de marketing deles uma boa jogada. Já disse e repito, quem quiser uma Sony e souber ao que vai mete-se nos 2 modelos abaixo, elementar.
 
E então estão bastante diferentes do habitual nas SLRs. Ou não concordas?! Só isso demonstra que houve aposta na estética. E sim, acredito que um fabricante que faz SLRs à imagem de compactas (daí a A350), também vá buscar aí as mesmas políticas. Se resultam com amadores nas compactas, porque não haveriam de resultar com amadores nas SLRs? São os MP extra, o melhor LV e pronto, agora a estética...

Por isso não, não me admiro nada que a Sony tenha sacrificado ergonomia em prol da estética, tal como a Canon o faz para forçar a subida de gama ou como a Olympus faz para manter os seus corpos mais maneirinhos. São opções e são perfeitamente válias.
 
A A350 define tanto a política da Sony para as SLR como a 1000D para a Canon ou a K-m para a Pentax. Tens uma vontade de acreditar nisso que até mete impressão. A A350 é lançada aquando da A300 e A200 mas o teu fervor é tal que é justamente a A350 em 3 câmaras, já a esquecer as outras 3, que define que a Sony faz SLR à imagem das suas compactas. Parabéns, és brilhante. Sério.
 
A A350 define tanto a política da Sony para as SLR como a 1000D para a Canon ou a K-m para a Pentax. Tens uma vontade de acreditar nisso que até mete impressão. A A350 é lançada aquando da A300 e A200 mas o teu fervor é tal que é justamente a A350 em 3 câmaras, já a esquecer as outras 3, que define que a Sony faz SLR à imagem das suas compactas. Parabéns, és brilhante. Sério.

Eu por vezes pergunto-me se aprendi o mesmo português que as outras pessoas. Se calhar é por eu ser de ciências, onde tive Português B.

A A350 define que a Sony faz SLRs à imagem de compactas. Não significa que sejam todas, mas é um facto que o faz, mesmo que seja apenas com esta gama. E isso logicamente abre a possibilidade de fazerem o mesmo noutras situações, sejam elas quais forem, incluindo obviamente a introdução da estética como motivador de compra na gama amadora. Percebes agora?

E sim, a 1000D define a política da Canon. SLRs que quanto mais baratas, mais "capadas" são, quer nos materiais, quer nas specs em geral.

Mas para quem não é religioso, parece que se falou mal de Alá a um muçulmano. Ainda por cima quando nem sequer foi um comentário num sentido negativo.
 
Sim, o "português" que tu aprendeste, garantidamente não foi o mesmo que o meu. E olha que fiz o secundário em ciências e de seguida voltei a fazê-lo mas em humanidades. Aliás, infelizmente, há por aqui muitas pessoas que preferem achar que, em caso de haver algum mal-entendido, esse deve-se a uma falha na interpretação que terceiros fizeram das suas sábias palavras e exemplares construções frásicas. Mas vá, vou acreditar que foi uma observação desprovida de ironia.

Quanto a fundamentalismos, tem piada que sejas tu em particular a acusar-me de reagir como, supostamente, um muçulmano reagiria caso se falasse mal da sua religião. Eu como não tenho essa convivência cosmopolita que tu pareces ter para falar com tantas certezas, não digo que não.


Voltando às câmaras, antes que me admoestem por não me manter no tópico, já estamos a falar melhor quando dizemos que a estética motiva a compra na gama amadora. Ninguém disse o contrário, mas também ninguém tinha dito isso. Tinhas era dito que não era de admirar que a estética fosse ganha à custa da ergonomia. Isto é que não foi ainda justificado e é isto que eu estava a discutir, ou pensava que estava.

Continuo sem saber em que é que uma câmara "feita à imagem das compactas" define que a política da Sony seja essa para todas as SLR. Se a política é a mesma, como tu disseste, para que é que lançam mais câmaras? Limitavam-se aos acessórios, a muitas cores nos corpos e pronto. Era preciso terem ali uma gama intermédia e uma FF? Ou uma A200 que nem LV tem? Ou novos modelos que à partida nem vídeo vão ter?

Que digas que a A350 é a SLR da Sony que mais chama os seus habituais clientes das compactas aceito. Que me digas que isso prova que a política da Sony para as SLR é essa por causa de um modelo, que o novo design vem provar isso mesmo e que esse design foi conseguido às custas da ergonomia... Desculpa se não vejo aqui as causalidades que tu vês e permite-me ter uma opinião discordante, acreditar que para me provares que tens razão, não basta eu saber que tu sabes mais de fotografia que eu algum dia saberei e, se não for pedir muito, sem sugestões à forma como a nossa Língua é leccionada - que é o comentário típico e não fica lá muito bem.

Acho que esta discussão é chão que já deu uvas. Vou ler a tua resposta com todo o respeito e atenção, mas se for mais do mesmo não vou estar aqui a contribuir com a minha quota parte de repetições. A menos que resolvas insultar-me mais concretamente, o que não acredito, não vou responder.
 
Elijah, coisas como "é a política da Sony para todas as SLRs" és tu que estás a dizer, não eu. Vê se percebes que a partir do momento em que eles tomam essa postura com uma SLR, deixa de ser estranho que de futuro a tomem com outras, especialmente da mesma gama. E a aposta em design é precisamente uma das coisas que a Sony faz nas compactas. Portanto não seria de admirar que estejam a apostar em design, mesmo que isso implique deixar outras coisas para segundo plano, neste caso ergonomia. Até porque já se sabe pelo exemplo das Canon xxxD que a ergonomia não é a coisa mais relevante para o cliente final.
Mas mais uma vez ninguém diz que o fizeram... O que digo é que para mim não seria de admirar se fizessem sacríficios, tal como fizeram na performance da A350, para ter algo mais vendável a quem vem das compactas (e não só, mas principalmente).

De qualquer forma isto é realmente repetitivo e sim, aquele meu comentário foi desprovido de ironia. Se não percebes o que estou a tentar explicar, então não sei mesmo como te explicar melhor.
 
Antes de mais, criticar (ou não) o meu trabalho por causa das opiniões pessoais que eu aqui dou é no mínimo ridiculo.

Uma coisa não tem nada a haver com outra. Eu aqui participo de forma totalmente voluntária e digo o que penso, quero e me apetece. Nos artigos nas revistas e no site, digo "o mesmo", mas de uma forma mais "politicamente correcta" e moderada, mas sempre só depois de testar o material, portanto, o que eu disse é uma opinião, não uma constatação.

E se me pedirem para voltar atrás, não volto, até me provarem o contrário.
Tal como disse anteriormente, o desenho do punho nas Alpha A100 até à 900 eram para mim perfeitos, metiam num canto qualquer Canon EOS300/350/400/450/500D e 1000D, mas a Sony para mim voltou atrás ao optar por um desenho híbrido, ou seja, criar uma SLR que parece tentar entrar no mundo das compactas, ao possuir um peso inferior ao habitual, e um desenho que as tornam mais compactas. Para mim, pelas diversas fotos que recebi no Press Release da máquina, o punho faz-me lembrar em muito as dimensões do punho da Olympus E-420, que é para mim uma "autêntica cagada", daí o meu contário sobre estes punhos.

Já pedi no entanto uma A380 para testar, portanto é uma questão de ela chegar e logo confirmo esse ponto, mas fiquei muito desiludido com esta nova ergonomia... perder aquele aspecto de "SLR pura e dura!"
 
Última edição:
Acho piada à 30mm macro, é uma lente perfeita para passeio urbano com a vantagem de ter macro, numa 30mm ou 35mm o macro não tem como objectivo o 1:1(apesar do fazer) mas sim poder tirar uma fotografia com mais pormenor, quer seja a objectos ou flores, não são bem pensadas em macro de bichezas, pelo menos esse é o meu entendimento...

As macro de 30/35mm têm a vantagem de dar um aspecto mais 3d a uma flor...
 
Raptor, pela parte que me toca não critiquei o teu trabalho porque não o conheço. O que disse é que fiquei sem vontade de o conhecer pela forma como manifestaste a tua opinião.

Se te lembrares, logo na primeira página disseste o que te pareceu o punho e ninguém levantou ondas. A questão é que o teu segundo comentário, como disseram, soa a ideia pré-concebida, parece definitivo. É comparar o 1º com o 2º e ver as diferenças, não me parece que sejam bem a mesma coisa.

Se tu, que tens as responsabilidades que tens, podes dissociar-te do teu trabalho para participar aqui (e acho bem que o possas fazer), então eu que não tenho responsabilidades nenhumas a este nível também posso ter uma opinião sobre esta situação. Se a queres considerar ridícula só porque vai contra a tua, é-me completamente aleatório.
 
Nao tenho nada, nem nunca tive, contra a tua opinião ou de quem quer que seja.

Para mim, a titulo pessoal, o desenho do punho parece-me uma cagada.
Tenho uma EOS 450D, e sou o primeiro a dizer que o punho é, para mim, mau.

Conheço a E-420 e não gostei nada daquele punho, daí achar, pelo que vi de toda as fotos, que o destas alphas é demasiado mau, especialmente comparando com a excelente ergonomia que possuíam nos modelos anteriores, que para mim eram exemplares, e ainda o são.
 
Quando digo que não me parece aceitável alguém que se prepara para fazer uma análise a uma câmara dizer aquilo, não quero dizer que essa pessoa deva partir para essa análise completamente a zeros porque isso é impossível. Naturalmente que podes ter a tua opinião só pelas imagens que viste e que as podes divulgar a título individual (ou a outro até, a responsabilidade seria sempre tua).

Só que esta opinião

Recebi agora o press da Sony.

Que cagada de ergonomia... aquele punho... meu deus...

Parece-me definitiva, desculpa. Posso estar a interpretar mal, mas isto parece-me de alguém que já sabe ao que vai. Mas também pode ser como o Warlord disse, se pela tua experiência já raramente um punho te "engana" entre as fotos e pegares nele, quem sou eu para duvidar?
 
Ainda em relação ao punho destes novos modelos, sim, parecem maus.Se foi por exigência de design, peso ou outra, não sei.Mas parece-me perfeitamente aceitável que, olhando para as várias fotos que dela existem, poder-se antecipar a fraca ergonomia dos corpos.É que há coisas da fisica que são factuais e a falta de massa naquela zona aponta claramente para um agarrar complicado.
Agora concerteza que a Sony fez os seus estudos e se achará certa de as ter feito assim.Nem digo que tenha feito mal, já que hoje em dia as razões de escolha são diversas.Posso é supôr que para mim não devem dar...
 
Back
Topo