Sony Alpha Nex6 ou Fujifilm x-e1

Sim, o ser bonita de facto é a coisa mais importante numa máquina fotográfica!

Sinceramente, para acompanhar para todo o lado, ainda por cima de dia no exterior, porque queres uma mirrorless? Não faz sentido nenhum, é bem melhor uma compacta travel zoom tipo a SX220: cabe no bolso, tem zoom que chegue (as 18-55 das mirrorless não têm zoom suficiente para uso geral) e em caso de acidente a perda é bem menor. Em cenas bem iluminadas as fotos são essencialmente iguais. De facto, as fotos até serão melhores porque terás menos medo de arriscar perder a máquina.
 
Sim, o ser bonita de facto é a coisa mais importante numa máquina fotográfica!

Sinceramente, para acompanhar para todo o lado, ainda por cima de dia no exterior, porque queres uma mirrorless? Não faz sentido nenhum, é bem melhor uma compacta travel zoom tipo a SX220: cabe no bolso, tem zoom que chegue (as 18-55 das mirrorless não têm zoom suficiente para uso geral) e em caso de acidente a perda é bem menor. Em cenas bem iluminadas as fotos são essencialmente iguais. De facto, as fotos até serão melhores porque terás menos medo de arriscar perder a máquina.

Sim, já tinha pensado nisso. Mas compacta não me chega... eu sou um entusiasta e já passeia fase das compactas e das bridges... Já li o livro do sr Joel e sinto-me preparado para começar a tirar fotos com uma qualidade superior, usar tripé, filtros etc...

A ideia de usar uma compacta de boa qualidade (Sony RX100 ou Fuji X20) também me ocorreu, mas como disse acho que não me ia sentir tão "preenchido" com elas.

Normalmente ando sempre com a bolsa atrás com telemovel e tablet, por isso um pouco mais de volume não ia ser grave, não pode é ser uma DSLR por ser demasiado volumosa. Em hiking também pode ser incomodativo.

As escolhas andam entre a sony NEX e a Fuji x-e1, mas também pensei em incluir a pentax K01 a panasonic GX1. Mas como o facto de ter viewfinder (não me chateio muito de ser digital) é essencial, sobram 2.
 
Última edição:
A questão do volume não é tanto a máquina mas sim as lentes. A 18-55 é demasiado curta para walkaround, pelo que na Fuji tem de se levar duas ou mais primes, e ainda não tem teles longas. Na Sony há a 18-200 que é caríssima, mas existe. Primes não sei como é na Sony. Mas a 18-200 é bem grande... A Sony tem mais lentes, mas um bocado aleatórias, enquanto que as da Fuji são todas boas e úteis. E a 18-55 da Fuji é f2.8-4, para retratos e uso criativo é bem melhor que f4-5.6.

Eu acho que deve-se começar sempre pelas lentes e só depois escolher um corpo que lhes encaixe. Vê o que queres fazer, que lentes há e a que preços, e depois a escolha da máquina torna-se não só secundária como óbvia.
 
A questão do volume não é tanto a máquina mas sim as lentes. A 18-55 é demasiado curta para walkaround, pelo que na Fuji tem de se levar duas ou mais primes, e ainda não tem teles longas. Na Sony há a 18-200 que é caríssima, mas existe. Primes não sei como é na Sony. Mas a 18-200 é bem grande... A Sony tem mais lentes, mas um bocado aleatórias, enquanto que as da Fuji são todas boas e úteis. E a 18-55 da Fuji é f2.8-4, para retratos e uso criativo é bem melhor que f4-5.6.

Eu acho que deve-se começar sempre pelas lentes e só depois escolher um corpo que lhes encaixe. Vê o que queres fazer, que lentes há e a que preços, e depois a escolha da máquina torna-se não só secundária como óbvia.

Analisar ao contrario, dando prioridade a gama disponivel de lentes em primeiro, só depois o corpo, não me tinha ocorrido.

Obrigado pela perspectiva...

Vou dar uma vista de olhos ao que está disponivel para uma e para outra para depois escolher com bom senso.

Abraço
 
Back
Topo