Sony com prejuízos recorde

Que a divisão de jogos da Sony apresentasse um cash flow negativo no ano fiscal que terminou no fim de Março, já era de esperar... Afinal a empresa avançou com a típica estratégia de vender a máquina a um preço que não cobre o custo de produção por unidade nos primeiros tempos. Esta estratégia normalmente funciona porque: a) estabelece uma user base que convence as produtoras 3rd party a dessenvolverem jogos para a consola e b) devido às rápidas descidas do preço de produção, a consola pode passar a dar lucro sem ser necessário aumentar o preço da mesma.

Acontece que como nós sabemos, isto não funcionou lá muito bem porque a consola continua cara demais para o gamer comum, com maus jogos no lançamento e com uma concorrente de peço que chegou mais cedo e mais barata... Daí que essas perdas tenham sido maiores do que o esperado.

Agora, não vamos dramatizar e dizer que a Sony se vai afundar ou que vai fechar as portas da divisão de videojogos... A Sony continua a ter lucro enquanto empresa. Claro que se a situação não se recuperar em tempo útil, terão que ser tomadas medidas mais drásticas, mas estamos a falar de algum tempo ainda, provavelmente anos, e até lá a PS3 tem muitas hipóteses de se redimir.

AwakE, esse prejuízo da Microsoft Home Entertainment é da mesma natureza, a Xbox 360 está a ser vendida 100 dólares abaixo do seu custo de produção por unidade. Essa estratégia agressiva resulta melhor para eles porque chegaram primeiro ao mercado da 7ª geração e agora andam a arrecadar produtoras para minar as bases à SCE. E não nos esqueçamos que a MHE tem o livro de cheques do Bill Gates a apoiá-la, têm mais do que manobra para este tipo de brincadeiras.
 
AwakE, esse prejuízo da Microsoft Home Entertainment é da mesma natureza, a Xbox 360 está a ser vendida 100 dólares abaixo do seu custo de produção por unidade.

Pelo que já li por aqui em links que colocaram, a X360 já está a dar lucro neste momento e não 100 dólares de prejuízo por cada unidade como referes...
 
Pelo que já li por aqui em links que colocaram, a X360 já está a dar lucro neste momento e não 100 dólares de prejuízo por cada unidade como referes...

Esses 100 dólares de prejuízo foram no lançamento (tens razão, no meu post dei a entender que ainda é). Agora, pelo que sei (e posso muito bem estar desactualizado), a Microsoft consegui uma redução de aproximadamente 40% de custos de produção, o que faz com que cada unidade dê um lucro marginal... 70 e tal dólares, se não me engano.

A questão é que a grande fatia dos lucros "da Xbox 360" não vem da consola em si, mas do software e das royalties (muitas empresas que fabricam acessórios para a 360 e pagam percentagens à Microsoft).

A PS3 peca por não ter grande apoio das produtoras, logo não entra dinheiro pelo software...
 
A questão é que a grande fatia dos lucros "da Xbox 360" não vem da consola em si, mas do software e das royalties (muitas empresas que fabricam acessórios para a 360 e pagam percentagens à Microsoft).
Já para não falar que grande parte dos jogos são dos Microsoft Game Studio (dos meus são 2 terços).
 
O que eu sei é que acabei de ver a ultima semana de vendas no Japão:

Wii 133,850
X360 6,864
PS3 6,523

A PS3 abaixo das 10,000 unidades vendidas e inclusive abaixo da X360? Tirem as vossas conclusões, nunca na história do japão uma consola da Sony teve vendas tão más e baixas (e ainda por cima menos que uma consola da Microsoft, isto no japão é quase pecado)!
A Sony precisa urgentemente de fazer mesmo alguma coisa sobre a PS3. Pensem o que quiserem mas cada vez mais vejo um padrão com a Dreamcast...
 
O que eu sei é que acabei de ver a ultima semana de vendas no Japão:

Wii 133,850
X360 6,864
PS3 6,523

A PS3 abaixo das 10,000 unidades vendidas e inclusive abaixo da X360? Tirem as vossas conclusões, nunca na história do japão uma consola da Sony teve vendas tão más e baixas (e ainda por cima menos que uma consola da Microsoft, isto no japão é quase pecado)!
A Sony precisa urgentemente de fazer mesmo alguma coisa sobre a PS3. Pensem o que quiserem mas cada vez mais vejo um padrão com a Dreamcast...

Mas que padrão? A Dreamcast saiu-se extremamente bem no seu lançamento, aliás, nunca uma consola da SEGA tinha vendido tanto, vendendo cerca de 500 mil unidades em duas semanas... O que estragou a situação foi a PS2 que conquistou os importantes mercados norte-americano e japonês por causa de a) má fama do nome SEGA depois do desastre 32X/Saturn e b) grande sucesso da Playstation original.

Para além disso, outro grande factor que levou à vitória da PS2 foi a possibilidade de ler DVDs out-of-the-box...

Que semelhança é que vês entre PS3 e Dreamcast?

PS3 - Apoiada pelo grande sucesso da PS2 ; Dreamcast - Prejudicada pelo falhanço da Saturn
PS3 - Suporte para tudo e mais alguma coisa ; Dreamcast - Pobres capacidades multimédia
PS3 - Fracas vendas no período de lançamento ; Dreamcast - Vendas record no lançamento

Os backgrounds são totalmente diferentes. O que se passa agora é que os hardwares são muito semelhantes e o que decide é o software... E a PS3 falhou nisso, pelo menos por enquanto. Há que se lhe dar tempo antes de a crucificar, tão pouco tempo decorrido desde o lançamento.
 
Os números da Famitsu são semelhantes:

DS Lite - 160,009
Wii - 55,724
PSP - 33,438
PS2 - 11,854
PS3 - 8,962
360 - 2,369


A excepção é que a Wii leva com menos 11 000 do que no VGChartz. Normalmente o VGChartz coincide em talvez 90% dos números.

EDIT: o que eu acho é as vendas de jogos da PS3 serem sempre tão baixas, dá ideia que quem compra uma PS3 só tem um ou dois jogos.
 
Última edição:
Belo site esse do neogaf ;)

Tas a ver ali o aviso em cima ?

Post VG chart numbers? Get banned
Alright, we've had it with ioi's entirely made up fantasy-land numbers. You post em, you get an automatic fortnight holiday in Banheim.

Second offense - perm.

If you're posting numbers from another site, ensure the source data is reliable and not from ioi.

;) ...
 
Hehe ;)

Já aconteceu várias vezes os números do VGChartz divergirem da realidade em 10/15% mas no geral batem certo, grosso modo, é o preço a pagar por serem os primeiros a colocarem-nos online :D - é preciso ter em conta o contexto, quando se fala da DS no Japão, que diferença faz terem sido 180 000 ou 170 000?

Normalmente a maior parte das pessoas quando olha paras vendas nem as tenta interpretar e assume imediatamente que são verdadeiras mas antes disso é preciso ter algum bom senso.

EDIT: Acho que o verdadeiro apocalipse da Sony vai chegar quando em Portugal a PS3 e a PSP perderem o "nome" e o desejo dos consumidores e deixar de se chamar PlayStation a uma consola de jogos, aí sim é que a SCE pode pôr a existência à mercê dos accionistas.
 
Última edição:
Bem para mim é simples:

No geral são numeros inventados se são numeros inventados são numeros de maravilha se são numeros de maravilha para que perder tempo descutir sobre eles ?

Principalmente quando pode-se esperar um bocado e aparecem os numeros verdadeiros... e nem falo dos numeros semanais dos states que eu já vi por ai, aquilo é que deve ser pura invenção :-D
 
Espero que os números que dizem respeito a anos anteriores sejam verdadeiros...caso contrário aquelas tabelas de comparação de jogos e consolas no Japão que vão até 1990 perdem a credibilidade toda :-D


EDIT: as vendas de softwae no Japão também já estão disponíveis, avançadas pela MEDIA CREATE
Eu não as vou colocar aqui porque podem afectar negativamente a secção, mas podem consultá-las aqui, quem quiser que clique. E sim, são de confiança.
 
Última edição:
Bem para mim é simples:

No geral são numeros inventados se são numeros inventados são numeros de maravilha se são numeros de maravilha para que perder tempo descutir sobre eles ?

Principalmente quando pode-se esperar um bocado e aparecem os numeros verdadeiros... e nem falo dos numeros semanais dos states que eu já vi por ai, aquilo é que deve ser pura invenção :-D

Acho piada é que quando os números não vos agradam é logo: são números inventados não valem de nada nem vamos falar sobre eles.
Mesmo que sejam números que como já foi dito errem no máximo por uns 15%


Vamos lá ver os números se levarem com os erros de 15%, na wii pra baixo e na ps3 pra cima.

Wii 56,658
PS3 10.202

Ei lá o manorama mudou completamente!
 
Última edição:
Back
Topo