Sony Cyber-shot HX1

Só gostaría de ser esclarecido quanto a essas lentes Sony G.
A série G era a série de lentes "especiais" da Minolta, que a Sony herdou.

Uma questão: Este zoom todo não vai afectar a qualidade de imagem?
Sim, vai. É muito raro o zoom não trazer perdas de qualidade. Se tivesse que apostar numa marca para fazer um zoom destes sem grandes perdas, seria certamente a Panasonic, nunca a Sony. As lentes das Sony H sempre foram sofríveis, para não dizer más. Especialmente no que toca a aberrações cromáticas (nisso são uma desgraça).

O problema não é a lente. É a mesma lente da DSC-R1 que é considerada uma das melhores lentes do mundo.

Não é a mesma lente da R1, nem a lente da R1 é considerada uma das melhores lentes do mundo (está bem longe disso, apesar de ser uma boa lente).

A Sony 717 tem uma 9.7-48.5mm F2.0-2.4.
A Sony 828 tem uma 7.1-51mm F2.0-2.8.
A Sony R1 tem uma 14.3-71.5mm F2.8-4.8.
 
e outra coisa, os problemas de aberraçoes cromaticas nao tem nada haver com o sensor mas sim com a lente.
btw, se a lente da R1 fosse considerada uma das melhores do mundo decerteza que a maquina custaria uns varios milhares de euros e nao os 300/400€ que ela custa.

cumps =)
 
e outra coisa, os problemas de aberraçoes cromaticas nao tem nada haver com o sensor mas sim com a lente.
btw, se a lente da R1 fosse considerada uma das melhores do mundo decerteza que a maquina custaria uns varios milhares de euros e nao os 300/400€ que ela custa.

cumps =)

Eu não disse que as aberraçoes cromáticas tinham a haver com o sensor, apenas disse que o sensor desta sony não era por ser CMOS que era 'sensor de slr'..

E que a diferença de qualidade das slr para as superzoom tinha a haver precisamente com o sensor..
 
e outra coisa, os problemas de aberraçoes cromaticas nao tem nada haver com o sensor mas sim com a lente.
btw, se a lente da R1 fosse considerada uma das melhores do mundo decerteza que a maquina custaria uns varios milhares de euros e nao os 300/400€ que ela custa.

cumps =)

A R1 quando saiu custa tanto como uma SLR... ai por volta dos 1000 €.

Tenho pena que tenha sido descontinuado as R1 e afins... Mas por outro lado iria fazer concorrencia as dSLR...
 
A R1 quando saiu custa tanto como uma SLR... ai por volta dos 1000 €.

Tenho pena que tenha sido descontinuado as R1 e afins... Mas por outro lado iria fazer concorrencia as dSLR...
Exactamente... a partir do momento que a Sony passou a ter interesses no mercado SLR isso ardeu tudo.

Além disso essas máquinas geralmente não gozam de vantagem de preço e sem isso é muito dificíl fazerem sentido face a uma SLR mesmo que só tenha a lente do kit (ou um corpo + 1 lente apenas à escolha)
 
A grande vantagem da R1 para a 828 é o CMOS que de facto permite ir mais longe em qualidade que a 828. A lente da R1 é também melhor que a da 828, um zoom menor mas mais qualidade. No entanto a capacidade da 828 se "dobrar" dava muito jeito e funcionava melhor que o lcd movel da R1.
Ainda hoje prefiro a R1 à grande maioria das slr que por ai andam. É preciso ter em conta que a R1 quando saiu se tornou rapidamente num modelo quase mitico, o absoluto topo de gama da sony da altura e o apogeu da qualidade em termos de "não dslr" de consumo. Quando virem uma à mão agarrem-na e sintam-na e perceberão melhor o que estou a dizer.

PS: tirei muitas centenas de fotografias quer com a 828, quer com a R1 que è a minha máquina actual, por isso conheço ambas razoavelmente.
PS2:ainda se lembram da 717? e da 505????

btw a info sobre a HX1 já está no site da Sony Portugal e parece-me que os pontos principais são a gravação de filmes em HD 1080p, Zeiss G, zoom 20x.

A visão 3D é muito curiosa
http://www.sony.pt/product/dsc-h-series/dsc-hx1/tab/technicalspecs/type/3d
 
Última edição pelo moderador:
A grande vantagem da R1 para a 828 é o CMOS que de facto permite ir mais longe em qualidade que a 828. A lente da R1 é também melhor que a da 828, um zoom menor mas mais qualidade. No entanto a capacidade da 828 se "dobrar" dava muito jeito e funcionava melhor que o lcd movel da R1.
Ainda hoje prefiro a R1 à grande maioria das slr que por ai andam. É preciso ter em conta que a R1 quando saiu se tornou rapidamente num modelo quase mitico, o absoluto topo de gama da sony da altura e o apogeu da qualidade em termos de "não dslr" de consumo. Quando virem uma à mão agarrem-na e sintam-na e perceberão melhor o que estou a dizer.

PS: tirei muitas centenas de fotografias quer com a 828, quer com a R1 que è a minha máquina actual, por isso conheço ambas razoavelmente.
PS2:ainda se lembram da 717? e da 505????

Eu lembrome da 505.. Tenho uma.. :D..
Custou os olhos da cara, mas na altura as digitais nao eram muitas, a maioria manhosas e as boas/aceitaveis faziam pagarse caro..

Quanto ao cmos da r1, nao é bem o facto d ser cmos que o torna bom, é sim o facto de ser um sensor do tamanho das slr...
;)
 
Já esta a venda na ***** http://www.*****.com/pt/pt/2487762/art/sony/cyber-shot-dsc-hx1.html 532€.

Achei engraçado/estranho a Sony não por muitos MPx, mas ainda bem :)
 
sony_dschx1.gif


Review do DPReview: http://www.dpreview.com/reviews/sonydschx1/ (Recommended)
 
A minha analise sobre ela saiu hoje no bits & bytes desta semana. No fundo é uma bridge engraçada, mas esperava menos ruido, e realmente notei que ela é lente a ligar e desligar, lenta a fazer zoom, lenta a focar em algumas situações, mas essencialmente é fracota a nivel do tempo de espera quando fazemos uma captação continua (ignorando o preço), mas tambem tem muita coisa boa.

Se custasse menos 150 a 200 euros, seria um "best buy"... mas nao com este preço.
 
A minha analise sobre ela saiu hoje no bits & bytes desta semana. No fundo é uma bridge engraçada, mas esperava menos ruido, e realmente notei que ela é lente a ligar e desligar, lenta a fazer zoom, lenta a focar em algumas situações, mas essencialmente é fracota a nivel do tempo de espera quando fazemos uma captação continua (ignorando o preço), mas tambem tem muita coisa boa.

Se custasse menos 150 a 200 euros, seria um "best buy"... mas nao com este preço.

Por acaso não li esta análise, já que por norma leio sempre o bits & bytes, mas queria ver se dava uma vista de olhos ainda.
 
Back
Topo